faceboook

Como conseguir o primeiro emprego na área de TI?

O que fazer para conseguir o primeiro emprego na área de TI, quando não há, ainda, nenhuma experiência profissional? Fique tranquilo, pois essa não (...)

Autor: Lucas Gomes

Nos últimos anos, as notícias sobre a ascensão do mercado de tecnologia e do aumento das oportunidades de emprego na área aparecem a todo tempo, seja na imprensa, seja em sites especializados. Não há mais dúvidas: o que não falta é demanda por profissionais que possam trabalhar nos mais diversos setores e atividades.
Mas como fica a situação de quem acabou de entrar na faculdade? O que fazer para conseguir o primeiro emprego na área de TI, quando não há, ainda, nenhuma experiência profissional? Fique tranquilo, pois essa não é uma missão impossível: há espaço para pessoas nos mais diferentes níveis de carreira!
Neste post, separamos algumas dicas especiais para que você possa se preparar e, muito em breve, garantir a sua primeira vaga de emprego. Continue a leitura!

Saiba mais sobre a área desejada

O setor de TI conta com múltiplas opções de atuação. É preciso que, antes de procurar um emprego, você analise quais são as áreas que você tem mais afinidade e procure entender sobre as tarefas e rotinas de trabalho.
Dessa forma, além de chegar mais preparado para enfrentar uma nova oportunidade, você também reduz o risco de se frustrar completamente depois que, realmente, começar a trabalhar naquele setor que escolheu. Veja algumas possibilidades de carreira:

  • programação: a responsabilidade dos programadores é a de utilizar as diversas linguagens para criar programas, comandos e diversas funcionalidades;
  • suporte técnico: fornecem todo o auxílio necessário a usuários para que possam utilizar softwares ou hardwares com o mínimo de interferência ou problemas possível;
  • segurança da informação: em tempos cujos dados são considerados o novo petróleo do mundo, ter alguém que cuide da segurança de programas e equipamentos para que nada seja vazado é fundamental, principalmente em empresas.

Peça recomendações

É bem provável que você já tenha ouvido falar que as portas se abrem quando você tem um “quem indica”. Isso acontece porque as recomendações de bons profissionais costumam ser levadas muito a sério pelas empresas. Muitas vezes, os gestores preferem contratar alguém que seus funcionários já conhecem e recomendam a trazer uma pessoa completamente desconhecida.
Se você conhece alguém que já trabalha no segmento, aproveite para pedir uma indicação, pois suas chances de conseguir o primeiro emprego na área de TI podem aumentar bastante! Outra dica importante: sabe aquele professor na faculdade, que sempre reconhece a sua dedicação nos estudos? Ele também pode ser uma fonte preciosa de contatos e ajudar você nesse processo.

Invista em seu conhecimento

O profissional da área de tecnologia deve, a todo momento, se atualizar. Por isso, investir em educação é sempre uma excelente maneira de se destacar em meio às outras pessoas que também estão em busca de uma vaga.
O primeiro passo é tratar o seu curso de graduação como uma prioridade e se dedicar ao máximo! Mais do que tirar boas notas, é preciso que você esteja atento para aprender muito com os seus professores. Solucione as suas dúvidas e separe um tempo para colocar em prática aquilo que viu em sala de aula.
Mas alguns aprendizados também devem ser buscados para além do espaço da faculdade. Para alavancar a sua carreira, o ideal é que você também faça, por exemplo, alguns cursos de aperfeiçoamento, certificações e aulas de outros idiomas, principalmente o inglês, que é muito utilizado nas linguagens de programação.

Faça networking

Lembra sobre o que dissemos no tópico de recomendações? Para ampliar sua rede de relacionamentos profissionais e conseguir que pessoas da área de TI possam indicar você para vagas de emprego, é essencial que você não tenha medo de conhecer gente nova.
Virtualmente, o LinkedIn é um dos melhores espaços para isso. Por ser uma rede social focada em empresas e carreira, você consegue buscar por pessoas que fazem exatamente aquilo que você tanto deseja.
Para bater um papo pessoalmente, além dos eventos que a sua própria faculdade promove, você também pode ficar de olho em feiras, palestras e nos famosos MeetUps. Tratam-se de encontros de grupos de interesses, agendados por meio de uma plataforma digital — você pode filtrar por opções exclusivamente de tecnologia, caso prefira.

Crie um portfólio

Quando você tem experiência, é mais fácil ter projetos para apresentar aos recrutadores. Mas como montar um portfólio quando ainda está na graduação? É bem simples: escolha as melhores atividades que você desenvolveu em sala de aula, separe um tempo para desenvolver alguns projetos em casa e reúna tudo em um só lugar.
Um dos sites mais utilizados pelos profissionais de TI para hospedar seus trabalhos é o GitHub, uma plataforma para publicar códigos e cooperar em projetos OpenSource. Ela é reconhecida em todo o mundo, então, pode ser que você, até mesmo, fique conhecido internacionalmente.

Prepare-se para entrevistas

Os processos seletivos costumam ser completos de perguntas, seja sobre você mesmo, seja para testar o quanto você conhece a vaga que pretende ocupar e a empresa em que deseja trabalhar diariamente. Por isso, a preparação para esses momentos é extremamente importante — do contrário, você não conseguirá convencer os recrutadores de que as suas habilidades e conhecimento são suficientes para um emprego.
Para o processo de autoconhecimento, uma dica é preparar uma análise SWOT, também conhecida como FOFA. Basicamente, você deverá elaborar quatro quadrantes: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Assim, você consegue ter uma melhor visão de quais são os seus principais talentos e quais são os pontos que ainda precisa desenvolver.
Sobre a empresa e a vaga, é mais simples: basta entrar no site oficial ou em portais de notícias para entender mais sobre a missão, valores, desafios e próximos passos que a organização deseja dar. A mesma instrução vale caso você deseje trabalhar em startup.

Dar os primeiros passos na sua carreira pode parecer, a princípio, algo bastante preocupante. Mas seguindo as dicas que demos por aqui, você logo conseguirá o seu primeiro emprego na área de TI! Agora, basta confiar bastante e correr atrás do que você mais deseja profissionalmente.
Quer saber mais sobre como ingressar no mercado de tecnologia? Então veja nosso E-book para aspirantes na carreira de TI, lá você verá como está o mercado, quais as qualificações necessárias, competências e muito mais! Não deixe de conferir e garanta seu espaço no mercado.
Gostou do nosso artigo? Deixe nos comentários suas sugestões ou dúvidas.

2 Comentários

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!