faceboook

Como conquistar um trabalho temporário

A procura por um trabalho parece uma verdadeira saga, daquelas bem longas e cheias de capítulos, já que o trabalho anda se escondendo por aí, não é (...)

Autor: Jéssica Lima

Com a situação atual da economia é fácil constatar que o trabalho e emprego andam se escondendo por aí, não é mesmo? Às vezes, eles parecem fugir ou, até mesmo, escaparem pelas mãos.

A procura por um bom trabalho, aquela sonhada vaga de emprego, uma iniciação ou recolocação no mercado de trabalho parece uma verdadeira saga, daquelas bem longas e cheias de detalhes, com direito a muitos episódios cansativos, como o bater de pernas para entregar currículos, o envio exaustivo de e-mails para as empresas e as incontáveis buscas em sites especializados em vagas.
 
Outros exemplos são  os cadastros nos links “trabalhe conosco”, a busca incessante por novos sites de anúncio de vagas (Siiiim! Porque sempre aparecem novos sites), os incansáveis “Pessoal, estou procurando emprego, se souberem de algo na área…” no Whats para os amigos e familiares, os filtros salvos com as vagas desejadas e também os inúmeros “F5” no perfil do LinkedIn e… ufa!
Ainda assim, muitas vezes, sem sucesso…
Essa saga é acompanhada por um mix de emoções: o otimismo enviado junto ao currículo, o entusiasmo na torcida para ser chamado para a entrevista, o nervosismo na hora da  avaliação, a autocrítica após a seleção, a ansiedade aguardando para ser chamado para a próxima etapa e, nessa fase, qualquer toque no celular é recebido com o olhar apavorado de “ahhh, é agora!”, a comemoração pela contratação ou a total decepção pela não contratação.
 
Algumas vezes é possível sair dessas sagas vitoriosos e, outras vezes, nem tão vitoriosos assim. Mas o importante é não desistir!
 

Dica do dia

A dica de hoje é que, enquanto não  aparece o trabalho dos sonhos, é possível investir em uma outra estratégia: um trabalho temporário, que dará a condição para manter as contas em dia enquanto busca aquele que realmente irá chamar de ideal!
Além de ser uma excelente oportunidade para ganhar experiência e adquirir conhecimento, o trabalho temporário pode ser uma forma de “se encontrar” na profissão.
Se você está buscando uma oportunidade em um trabalho temporário, é importante se preparar para se dar bem na hora da entrevista! Veja dicas que irão te ajudar:
 

1 – Currículo

Um bom currículo não precisa ser extenso, basta informar seus dados, seus objetivos e as suas boas experiências profissionais, bem como os cursos e atividades que podem ser importantes para o desempenho daquela função específica.
Faça uma pesquisa sobre a empresa que você se candidatou, busque conhecer mais sobre a história, os objetivos e as atividades executadas por ela. Na hora da entrevista, mostre-se interessado em agregar mais conhecimento e um bom trabalho para a organização. O fato de conhecer um pouco mais sobre a empresa fará com que você se sinta mais seguro e com maiores condições para argumentar bem.

3 – Causando

Em uma entrevista de emprego vale aquele velho ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, capriche no visual, escolha uma ótima roupa, arrume os cabelos e faça as unhas. Homens mantenham barba bem aparada e mulheres uma maquiagem leve e sem exageros. É necessário ainda estar confortável e se sentindo bem com a aparência: isso impacta muito na autoestima!
Evite acessórios carregados, saltos muito altos, chapéus, bonés e peças inadequadas para o ambiente corporativo.
 

4- Confiança

Após toda a preparação para chegar à entrevista é importante manter a calma e a tranquilidade. Você precisa inspirar confiança, alto astral e autoestima para conseguir garantir a sua vaga! Por isso, busque cuidar da postura, da maneira como fala, evitando gírias e afins.
 

5- Na hora H

Ao procurar um emprego você precisa valorizar as suas melhores qualidades, mas sem se exaltar demais. Seja moderado e se mostre solícito. Lembre-se que o seu comportamento estará sendo avaliado desde o momento em que entra no local da seleção. Por isso trate todos com educação e muito bem, da recepcionista aos colegas. É uma forma de ser reconhecido: através da sua simpatia e educação.
 

 6 –  Pós-trabalho

Os empregos temporários, muitas vezes, são a porta de entrada para contratações efetivas, então, a dica é: fique atento às oportunidades, dedique-se e demonstre interesse em ser efetivado. Investir em bons relacionamentos também é fator fundamental e conta pontos, por isso se relacione bem com os colegas, evitando problemas, fofocas e atritos que possam prejudicar a sua atuação na empresa e a sua possível contratação efetiva.
É importante lembrar que a busca por um trabalho temporário ou efetivo demanda tempo e disposição. Muitas dificuldades  podem surgir ao longo do caminho,  então invista em você seguindo as nossas dicas e aplicando cada uma delas em suas próximas entrevistas.  Lembre-se: tudo o que se faz com garra, coragem e dedicação tem maiores chances de se obter sucesso!
 

3 Comentários

  1. janete disse:

    muito bom o seu artigo

  2. Gostei muito do site! parabens!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!