faceboook

Como aumentar a vida útil de suas baterias

As baterias de lítio tem a capacidade de durar anos, mas o cuidado impróprio diminui sua vida útil, deixando ela incapaz de se manter carregada mais (...)

Autor: Redação Impacta

A história se repete e, assim como a ideia das pilhas no congelador da geladeira, todo mundo já deve ter ouvido pelo menos umas cinco teorias diferentes de como carregar seus dispositivos móveis de modo a preservar a vida útil da bateria.
Há muita confusão nessa questão, principalmente devido à diferença entre as baterias de íons de lítio e as antigas, de níquel, conhecidas como “baterias viciadas”. De qualquer forma, uma máxima é verdadeira: carregar baterias incorretamente pode diminuir sua longevidade.
A maioria das baterias de lítio tem a capacidade de durar alguns anos, mas o cuidado impróprio diminui sua vida útil, fazendo com que ela fique incapaz de se manter carregada – ou manter tanta carga quanto poderia – mais rápido.
Seguem algumas dicas para alongar a saúde de sua bateria o máximo possível:

  • Faça descargas incompletas

Ao invés de descarregar completamente o tempo todo, as baterias de íons de lítio funcionam melhor quando você as descarrega um pouco e então carrega um pouco. Estudos e testes feitos pelo site Battery University mostram que descargas de 50% são melhores para conservação em longo prazo da bateria do que pequenas descargas de 10% ou descargas completas, uma vez que proporcionam uma média maior de “ciclos para uso”.
Exemplificando, se levar 5 horas para gastar 10% da bateria, 4700 ciclos (de descarga) lhe dão uma vida útil de mais ou menos 980 dias. Se levar 10 horas para gastar 25% da bateria, 2500 ciclos lhe dão uma longevidade de 1041 dias. Se levar 20 horas para gastar 50% da carga, 1500 ciclos lhe dão 1250 dias de conservação.
Agora a pior parte: se levar 36 horas para gastar 100% da bateria, 500 ciclos lhe garantiriam uma vida útil de apenas 750 dias. Ou seja, a melhor opção é deixar o aparelho carregando durante a noite e gastar 50% da bateria durante o dia.

  • Não carregue completamente

Similarmente, as baterias de íons de lítio não precisam ser carregadas 100%. Na verdade, é melhor não carregá-las completamente – portanto a regra de 40%-80% que falam por aí é uma boa medida. Sempre que possível, mantenha-a nessa faixa para prolongar sua vida ao máximo possível. E se carregá-la até 100%, não a deixe ligada na energia.
Isso é algo que a maioria de nós faz, e embora alguns aparelhos tenham dispositivos que permitem que a bateria descarregue um pouco quando carregada 100% para não sobrecarrega-la, mantê-las conectadas diminui sua capacidade máxima muito mais rápido.
Não é uma questão de peças ruins ou do circuito de carregamento – é uma reação química/física da bateria, que aumenta sua temperatura. A pior condição para se manter uma bateria carregada é em temperatura elevada, o que ocorre muito com baterias de notebooks, causando um estrago em suas vidas úteis.

  • Descarregue completamente uma vez por mês

Essa parece contraditória, mas mesmo que as baterias de íons de lítio não devam ser descarregadas regularmente, a maioria das baterias modernas são conhecidas como “baterias inteligentes” por conta de sua capacidade de dizer quanto tempo você tem até que ela descarregue completamente (Exemplo: 1 hora, 25 minutos restantes).
Esse atributo pode ficar descalibrado após várias descargas incompletas, então é recomendado que seja descarregada completamente uma vez por mês para se manter precisa.

  • Mantenha a bateria fria

Calma, não é para por a bateria no congelador como você fazia com pilhas velhas! Muitas pessoas não dão atenção para esse aspecto, mas o calor excessivo não é só ruim para o processador (e seu colo), mas para a bateria também.
Uma bateria quente estraga muito mais rápido do que uma fria. Por isso, é muito recomendado usar apoios quando usar notebooks e manter celulares fora de bolsos e lugares apertados. Quando utilizar um carregador veicular, não conecte o celular quando a temperatura dentro do veículo estiver alta. Aguarde o interior do veículo esfriar antes de plugar o aparelho.
Seguindo essas dicas, a bateria de seus dispositivos móveis irá durar muito mais. Dito isto, lembre-se que não é necessário ser super rigoroso com essas coisas. Não abra mão de praticidade só para manter sua bateria viva – se estiver em situações onde não tenha um carregador, tudo bem descarregar até 0%, ou carregar 100% ao pegar um voo longo.
Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se o conteúdo foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!