faceboook

Carreira na área de exatas: como somá-la sem subtrair o sucesso

Profissões ligadas à área de exatas são promissoras e abrangem um amplo mercado, com foco e atuação em diferentes segmentos. Com a evolução no (...)

Autor: Rogério Ramalho

Profissões ligadas à área de exatas são promissoras e abrangem um amplo mercado, com foco e atuação em diferentes segmentos. Com a evolução no mercado de trabalho, escolher uma carreira na área de exatas deixou de ser apenas optar, por exemplo, pelas engenharias.
Diferentemente de outras profissões consideradas ultrapassadas, o mercado de trabalho não está saturado para quem atua na área de exatas. Pelo contrário, há um caminho promissor.
Neste post faremos um panorama da carreira na área de exatas, mostrando as profissões mais reconhecidas, o perfil do estudante dessa área e caminhos dentro da profissão.
Tem interesse no tema? Siga conosco e fique por dentro do assunto!

Mercado promissor

A situação econômica do País é determinante para o sucesso de algumas profissões. Por isso, o mercado de trabalho para algumas áreas é mais promissor do que para outras.
Atualmente, a área de exatas é um exemplo. Há muitas profissões que vão além do curso de Matemática e que podem gerar boas oportunidades. As transformações da sociedade atual e as novidades no setor de tecnologia pedem profissões que correspondam a essas novas necessidades.
A capacidade e habilidade em fazer cálculos, aliadas ao gosto pelos números e interpretação de resultados abriu caminho para faculdades com vários cursos na área de exatas, cada um com características e objetivos próprios.
Para todos eles, no entanto, o mercado exige mão de obra qualificada na área, formação completa e amplo conhecimento.

Carência de profissionais

Segundo especialistas, faltam profissionais no mercado, uma vez que não há grande estímulo aos estudantes desde a educação básica para as áreas de exatas.
Pesquisa realizada pela Randstad, multinacional de recursos humanos, mostra que no Brasil os donos de empresas e responsáveis pelas ofertas de emprego apontam a carência de estudantes dedicados à formação na área de exatas. Segundo o estudo, 90% dos brasileiros entrevistados afirmaram que há insuficiência de pessoas com perfil para atuar nesse segmento. Um percentual superior ao mostrado no resto no mundo.
E isso ocorre mesmo havendo boa remuneração entre os profissionais com esse perfil de atuação. Com a exigência de formação cada vez mais completa na área, houve um aumento na média salarial da categoria, sendo um nicho com remuneração realmente mais alta.
Profissões ligadas aos cálculos e números aparecem no ranking de cargos em alta e com salários mais altos que a média. Profissões ligadas à tecnologia e finanças estão no ranking dos dez maiores salários.

Cursos promissores

Nesse cenário exigente, as profissões voltadas às áreas da tecnologia ganham destaque. Confira abaixo alguns ramos de atuação:

Sistemas de Informação

A Graduação de Sistemas de Informação prepara o aluno para atuar no mercado como um transformador, ensinando a criar soluções inovadoras dentro dos Sistemas de Informação.
Além de conceitos teóricos e atividades práticas, o estudante ficará por dentro das principais inovações tecnológicas do mercado, instigando sua capacidade de empreender.

Tecnologia da Informação

O objetivo é formar profissionais capazes de atuar na área de Tecnologia da Informação, ou seja, estabelecendo ações na área da tecnologia que possam entender o fluxo de informações, desenvolver software e gerenciar sistemas informatizados.
Da mesma forma, o curso de Tecnologia da Informação propõe um aprendizado na área de sistemas informatizados das empresas, tais como: softwares, hardwares, sistemas de informática e gerenciamento de banco de dados.
O desenvolvimento da tecnologia de forma mais avançada faz com que as empresas busquem cada vez mais esse tipo de profissional, fazendo com que a profissão seja cada vez mais valorizada.

Administração

O curso de Administração é voltado para as exigências do mercado de trabalho atual e aborda de forma ampla o universo corporativo. O aluno aprende a estabelecer estratégias para o bom funcionamento de uma empresa, gerando lucros, controlando gastos e se colocando à frente da concorrência.
Conduzir equipes, negociar com fornecedores, solucionar diferentes problemas, atingir resultados positivos, aumentar a produtividade e aplicar novas tecnologias nas organizações também são funções do administrador.

Cientista de dados

Quem se forma nessa área de exatas se dedica a encontrar soluções complexas que envolvem analisar e entender tendências em dados. O curso está em alta devido à consolidação da era digital e tecnológica. O profissional cientista de dados atua diretamente no negócio das empresas.

Ciência da Computação

O curso é voltado para o desenvolvimento de softwares e sistemas computacionais, já que ter conhecimento em matemática é importante para compreender, criar e desenvolver a linguagem dentro da computação.

Engenharias

A Engenharia usa a matemática e a Física em diferentes projetos, seja para construir máquinas e equipamentos, ou para criar novos produtos.
Algumas engenharias exigem maior conhecimento e aplicação em matemática do que outras. No entanto, essa é a uma disciplina exigida em todas elas.
No caso da graduação em Engenharia da Computação, o objetivo é permitir que o graduado possa trabalhar em processos de automação, gerenciando projetos de hardware e software.

Perfil dos estudantes

Além do apreço pela matemática, quem deseja desenvolver carreira na área de exatas precisa ter pensamento crítico: se o objetivo é o de se destacar no mercado, desenvolver o raciocínio científico e buscar conhecimentos a respeito dos principais pesquisadores na área de exatas é fundamental ter esse pensamento mais refinado.
A partir disso, o aluno deverá propor objetivos, estabelecer metodologias de investigação, executar experimentos e analisar estatisticamente resultados.
O mercado atual exige ainda que o estudante que se identifica com a área busque constantemente formação e conhecimentos sobre tecnologias, software, jogos digitais. É importante em alguns casos conseguir desenvolver programas de computador e se atualizar sobre as novas tendências do mercado de trabalho no quesito de segurança tecnológica para evitar fraudes cibernéticas, por exemplo.
A carreira na área de exatas é promissora e vem ganhando espaço no mercado de trabalho. Uma formação completa, conhecimentos tecnológicos e dedicação garantem ao interessado em ingressar nesse ramo sucesso profissional e boas remunerações, uma vez que o mercado está carente de profissionais com nível avançado de conhecimento e experiências práticas.
Agora que você conheceu mais detalhes sobre a carreira na área de exatas, siga o perfil da Faculdade Impacta no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube e fique por dentro dos melhores cursos de graduação, pós-graduação e MBA disponíveis no mercado.

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!