faceboook

Cada vez mais consolidado, mercado de TI garante estabilidade e carreiras a longo prazo

Cada vez mais consolidado, mercado de TI garante estabilidade e carreiras a longo prazo.

Autor: Redação Impacta

Mesmo para um mercado conhecido por seu dinamismo característico, são notáveis as mudanças no sentido da estabilização de carreiras e empregos, que têm ocorrido no Brasil nos últimos meses. Para quem trabalha diretamente na área de TI ou em contratações de profissionais para o setor, é perceptível que hoje em dia haja uma menor supervalorização de alguns profissionais, outrora com remunerações estratosféricas, assim como muito menos movimentações de funcionários trocando de emprego entre empresas do mercado de TI.

Segundo Alexandre Attauah, gerente da divisão de TI na Robert Half (consultoria de recrutamento e seleção) essas mudanças se devem à crescente estabilização do setor de TI. Já sendo percebido como uma área onde é possível construir e seguir uma carreira sólida, mais profissionais têm investido nela a longo prazo, ao mesmo tempo em que as empresas já não buscam qualquer profissional visando resultados imediatos, mas funcionários com foco no futuro. Attauah afirma que 2013 começou bem para quem buscava emprego no segmento de TI, e a tendência para o segundo semestre é que o bom momento do mercado se mantenha.

De acordo com pesquisa do IDC Brasil, mais de 270 mil vagas em TI foram abertas este ano no país, o que, pensando nas circunstâncias de menores movimentações de cadeiras entre os executivos da área, significa vagas novas, de verdadeira ampliação de quadro de funcionários das companhias.

Segundo estudo divulgado em janeiro pelo Instituto Gartner, as áreas que absorverão a maioria das vagas disponíveis relacionam-se a social media, mobilidade, explosão de dados, entre outras tendências do mundo da tecnologia como um todo.

Áreas já consolidadas também seguem demandando profissionais qualificados em 2013, sinalizando que este mercado, de uma maneira geral, permanecerá aquecido e em crescente estabilização por um bom tempo.

Em uma época em que o governo reduz a previsão de criação de empregos, o mercado de TI parece manter-se, independentemente, como uma área profissionalmente promissora.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!