faceboook

Black Friday: Dicas para comprar com segurança e aproveitar as ofertas!

Todo mundo gosta de aproveitar as ofertas da Black Friday, não é mesmo? Mas para que a compra seja segura algumas dicas são valiosas. Confira as nossas!(...)

Autor: Rodrigo Cipullo

Pra quem gosta de promoções e compras (quem é que não gosta, afinal?) novembro é o mês perfeito. Afinal, é o período em que ocorre a tão esperada Black Friday.
O evento acontece sempre na última sexta-feira do mês, mas muitas lojas estendes suas ofertas por períodos mais longos. Em algumas as promoções já entram no ar no primeiro dia do mês, outras fazem a semana inteira. O fato é que cada vez mais pessoas aproveitam a data para comprar os itens que desejam, pois a data faz parte do calendário anual das principais lojas de comercio eletrônico do Brasil e do mundo.
Tudo maravilhoso para fazer suas compras e ainda economizar, não é mesmo? Infelizmente não!
O aumento da procura gerada pelos consumidores no período e a quantidade imensa de promoções é o cenário perfeito para fraudes e crimes eletrônicos. Por isso, é importante tomar cuidado e se precaver para não cair em ciladas e o “barato não sair caro”.

Para te ajudar a evitar isso, separamos 5 dicas básicas para te ajudar nas suas compras de Black Friday com segurança:

Veja dicas para compras de Black Friday com segurança

  1. Cuidado com e-mails duvidosos e desconhecidos

Muito cuidado ao com e-mails! Muitos hackers enviam e-mails com supostas promoções e preços baixos para fazerem o usuário clicar em um link falso que ajuda a roubar suas informações como senhas, números de cartão, ente outras.
Assim, ao receber uma promoção por e-mail vá direto ao site da loja, lá você confere o preço e as informações do produto anunciado e descobre se trata-se de um golpe ou não. 
DESCONFIE> É comum esse tipo de “falso e-mail” ter muitos erros de português, remetentes desconhecidos ou não estarem no padrão que você costuma receber dessa loja. Fique atento!

  1. Atenção aos “descontos falsos”

Algumas lojas costumam aumentar o preço de certos produtos para quando chegar o período da promoção “voltar ao valor real” e passar a impressão de desconto. Essa situação é bem comum e chamada de maquiagem de preços. Pela legislação brasileira é considerada propaganda enganosa e a loja pode ser punida por isso.
Se você já está pesquisando o produto a bastante tempo já tem uma noção da média de preço nos últimos meses para um parâmetro. Já quem não tem essa média, a principal dica é pesquisar em sites e lojas diferentes para ter essa real estimativa antes de realizar a compra.

  1. Essa loja é realmente de confiança e tem uma boa reputação?

Muito cuidado com isso, existem diversos sites e lojas que parecem ser confiáveis, mas na verdade não são. Antes de comprar qualquer produto em uma loja que não conhece ou não realizou nenhuma outra compra é fundamental investigar e pesquisar a reputação da loja em outras plataformas ou canais.
Verifique as avaliações e comentários nas redes sociais e utilize sites como o Reclame Aqui para não ter problemas com essa situação.

  1. Sempre faça “buscas seguras”

Hackers também usam diversas técnicas para incluir links falsos nos principais sites de buscas, em diversas vezes chegam até a compram anúncios para aparecer em destaque e atrair mais usuários desprecavidos. Ao buscar por algum termo genérico, como “ofertas Black Friday” ou “Black Friday promoções”, sempre prefira os anúncios e sites de lojas que conheça, ou pesquise para saber se a loja que aparece realmente existe e é confiável.

  1. Atualize seu sistema de segurança

Hackers também podem aproveitar brechas de segurança, através de antivírus e sistemas desatualizados para tirar algum proveito. Por isso, antes de realizar suas compras, confira ou atualize sua aplicativos para navegar com segurança. As compras por dispositivos móveis estão crescendo e são cada vez mais comuns, esses aparelhos também não estão livres de riscos e invasões, ao utilizá-los para compras também é fundamental estar com os sistemas em alerta e atualizados.
Após conferir essa lista e tomar esses cuidados, aproveite e boas compras!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!