faceboook

Baidu lança bicicleta inteligente: a DuBike

O gigante de buscas chinês, Baidu, lançou em novembro um novo gadget: a DuBike, uma bicicleta inteligente com diversos recursos para monitorar sua saúde.(...)

Autor: Luana Isabelle Carvalho

O gigante de buscas chinês, Baidu, lançou em novembro um novo gadget: a DuBike, uma bicicleta inteligente com diversos recursos tecnológicos, como o carregamento e a integração com smartphones. A novidade chega para concorrer diretamente da Samsung Smart Bike, lançada em julho.

A novidade foi desenvolvida pelo IDL (Instituto de Aprendizagem Profunda) do Baidu em parceria com os estudantes da Universidade Tsingua University, uma das 50 melhores do mundo.

DuBike é a bicicleta da chinesa Baidu

A grande inovação na bicicleta da empresa chinesa é que ela será equipada com tecnologia elétrica regenerativa, ou seja, será alimentada pela energia gerada pelas próprias pedaladas, dispensando, assim, o uso de tomadas. A DuBike possui também sensores com a finalidade de monitorar a saúde de seus usuários, detectando a frequência cardíaca, velocidade, cadência (taxa de regularidade de pedalas do usuário), pressão do pedal e muito mais.

Os dados capitados pela bicicleta são transmitidos via bluetooth para um aplicativo de smartphone, permitindo que o usuário possa acompanhar seu desempenho, além de dar sugestões de exercícios para aprimorar as atividades físicas.

A bike possui guidão com GPS embutido e luzes integradas, que ao parear com o aparelho celular, permite traçar uma rota no Baidu Map. Para levar o usuário até o destino, a bicicleta passa instruções luminosas de direção, como virar à direita ou esquerda. O GPS também permite localizar a DuBike à distância, além de sugerir as melhores rotas para o ciclismo.

Veja o vídeo de divulgação da bicicleta inteligente:

Um dos pontos de crítica sobre a bicicleta do Baidu é referente ao possível peso, sendo que com tantas funções poderia ficar bastante pesado. Porém, esses apontamentos são apenas especulações, como ressalta o site Engadget, já que as especificações técnicas como peso e medidas não foram divulgados. A empresa chinesa também não informou possíveis preços e nem data de lançamento no mercado.

DuBike é mais uma inovação da Baidu fora da área de buscas

A Baidu, que muitas vezes é rotulada Google da China, almeja seguir os passos da gigante das buscas, atuando também pelo caminho de inovação. Nesse sentido, a chinesa lançou seus óculos Hashi, muito semelhante ao Google Glass, o Shadow Stick, um concorrente direto do Chromecast, e ainda está desenvolvendo um carro autônomo.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!