faceboook

A falta de profissionais de TI no mercado de trabalho

Cursos de Tecnologia da Informação são necessários para atender as novas demandas de um mercado onde faltam profissionais preparados. Veja!

Autor: Jéssica Lima

profissionais em tecnologia da informação

A busca por pessoas da área da Tecnologia da Informação cresceu muito nos últimos anos. A necessidade das empresas de contratar especialistas para atender ao mercado em constante transformação, devido ao avanço da tecnologia é crescente. E ainda garante vagas de emprego, contudo o número de profissionais qualificados não supre as oportunidades do mercado de trabalho.
De acordo com o estudo The Networking Skills in Latin America, irão faltar cerca de 449 mil profissionais de TI na região até 2019. Esse estudo foi encomendado pela Cisco à International Data Corporation (IDC). Foi realizado em dez países da América Latina para analisar a disponibilidade de mão-de-obra especializada em Tecnologias da Informação e Comunicação entre 2015 e 2019.
No caso do Brasil, em 2015 houve uma falta de 195 mil profissionais capacitados e empregados em tempo integral. A expectativa é que este número diminua para 161 mil até 2019.

Faltam profissionais de TI no Mercado de trabalho

Pouco afetada pela crise política e econômica que o Brasil atravessa, a área de TI se depara com o fato de que os profissionais não se atualizam com relação às novas exigências do mercado. Isso dificulta para qualquer organização contratar pessoas habilitadas para lidar com as mudanças da área, sejam elas em empresas do setor ou nas demais instituições.
Entre as qualificações que o mercado de TI sente falta, estão:

  • Habilidades em vídeo,
  • Habilidades em nuvem;
  • Habilidades em mobilidade;
  • Habilidades em data center e virtualização;
  • Big data;
  • Segurança cibernética;
  • Internet das coisas;
  • Desenvolvimento de software.

De acordo com matéria deste ano do portal Computer World, o segmento de Desenvolvimento de Aplicativos para Smartphones é um dos mais promissores para os próximos anos.
O conhecimento da língua inglesa, a capacidade de liderança, a boa comunicação e o empreendedorismo são considerados diferenciais para os recrutadores e importantes para ter destaque na profissão.

profissionais em tecnologia da informação

Entre os motivos responsáveis pela dificuldade de encontrar especialistas da TI, foram apontados pelo estudo:

  • O investimento em novas tecnologias emergentes no País;
  • O elevado potencial do mercado interno;
  • Operações das empresas de serviços de data center que vieram para o Brasil.

Todos estes aspectos reforçam a ausência de profissionais qualificados, por não se atualizarem além do contato com a graduação. Isso faz com que o mercado exceda em vagas.
Com o mercado de trabalho aquecido, os cursos de ensino superior na área da Tecnologia da Informação são escolhas certas àqueles que querem investir na carreira.
Para quem já é formado, fazer cursos de capacitação é uma boa opção para lidar com as novidades da área.

Estude sempre

A Faculdade Impacta Tecnologia é referência em cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e MBA nas áreas de TI, Gestão e Design. Os cursos são ministrados por mestres e doutores experientes que capacitam os alunos para as mudanças do mercado de trabalho.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!