faceboook

Afinal, como descobrir o seu perfil profissional?

Ingressar no mercado de trabalho é o que você deseja? Então, antes de tudo, é preciso saber exatamente qual é o seu perfil profissional, já que existem (...)

Autor: Rogério Ramalho

Ingressar no mercado de trabalho é o que você deseja? Então, antes de tudo, é preciso saber exatamente qual é o seu perfil profissional, já que existem vários segmentos nos quais você poderá atuar.
O bacana é que, com tanta diversidade, é possível construir uma carreira bem dinâmica e cheia de realizações que podem deixar você satisfeito com a escolha. Porém, ao mesmo tempo em que há bastante opção, a hora da escolha pode ser um tanto confusa.
O que acontece muitas vezes é que alguns jovens optam por algo que achavam que seria bom interessante e, no decorrer dos primeiros anos de profissão, descobrem que essa carreira não é a que eles realmente gostam e na qual se veem trabalhando no futuro.
Por isso, se você está decidindo qual caminho seguir, listamos algumas dicas para ajudá-lo a identificar o seu perfil profissional e, assim, começar a trilhar uma carreira de sucesso! Confira!

Faça uma autoanálise

Para começar na busca pelo seu perfil profissional, que tal fazer uma análise de si mesmo? Coloque em uma folha em branco todas as coisas que você mais gosta de fazer, sobre o que prefere ler, estudar, o que é mais interessante.
Separe essas observações por áreas parecidas, por exemplo: se gosta de ler sobre história, insira essa informação na área de humanas. Mas, se você gosta mais de números, soluções para problemas e cálculos em geral, coloque isso na área de exatas. Vá fazendo esse exercício até colocar tudo o que realmente é bacana para você. Depois, veja qual segmento tem mais observações e foque em detalhar ainda mais esses gostos.
Analise o que realmente faria você se sentir feliz trabalhando, o que imagina fazer daqui a alguns anos e até mesmo por toda a sua vida. Você sente muita vontade de começar logo? Está ansioso com a possibilidade de atuar naquela área? Quer aprender o máximo que puder para se destacar no mercado de trabalho? Respondendo a essas questões, você já dá o primeiro passo!

Converse com seus colegas e familiares

Se tem algo que ajuda bastante na hora de descobrir qual profissão você gostaria de seguir, é conversar com seus colegas e amigos. Muitas vezes, são as pessoas de fora que enxergam características suas que você nem imagina e podem dar uma grande força em um momento decisivo como esse.
Pergunte a eles com o que acham que você mais se daria bem. Além disso, é importante também trocar algumas ideias com seus colegas sobre o que eles fazem. Por exemplo: você tem um amigo que já trabalha com tecnologia. Veja o que ele tem achado da profissão, quais são seus maiores desafios, o que ele acredita que vale a pena etc. Faça isso com o máximo de pessoas que puder, para ter uma visão bem ampla do mercado.
Quem também pode ajudar você bastante nessa caminhada é a sua família! Eles têm um papel importantíssimo na sua formação e podem aconselhar você da melhor maneira. Lembre-se de que seus irmãos, pais, tios etc., são pessoas que convivem diariamente com você e poderão mostrar ou reforçar detalhes de alguns potenciais seus que você nem imagina.

Faça testes de comportamento

Os testes de comportamento são excelentes para quem está na fase de encontrar o seu perfil profissional. Com perguntas claras e objetivas, esses testes são capazes de identificar as áreas e profissões com as quais você mais se daria bem e quais são as suas melhores habilidades para isso. No mesmo sentido, existem as orientações vocacionais. Você já ouviu falar?
Geralmente, essas avaliações são feitas durante os últimos anos da escola e têm como objetivo principal ajudar os alunos a se decidirem pela profissão que mais se enquadra nas suas competências, habilidades, gostos e afinidades. Vale muito a pena realizar ao menos uma vez esse tipo de teste, viu?

Visite algumas empresas

Você sabia que várias empresas têm programas de visitas a estudantes do ensino médio? Esse tipo de atividade é perfeito para que você conheça de perto como funciona uma empresa, como ela é dividida por setores e como os colaboradores trabalham no dia a dia. Uma das partes mais interessantes disso é que você pode até mesmo conversar com os profissionais para saber mais.
A dica é fazer uma pesquisa e separar algumas empresas por áreas e tentar marcar um dia para ir até lá. Uma vez dentro da companhia, aproveite para conhecer tudo o que puder, fazer as perguntas que desejar e tentar sentir se aquele ambiente é exatamente o que você imagina para a sua carreira no futuro.
Um detalhe importante: ao conversar com os profissionais, verifique qual faculdade e profissão eles escolheram. Pergunte como foram os anos de faculdade, o que eles podem aconselhar a você, o que acreditam que o mercado de trabalho mais precisa nesse momento, entre outras dicas que podem ajudar na sua decisão.

Busque conhecer um pouco sobre tudo

Nada mais bacana do que ter uma ideia de como várias profissões funcionam, não é mesmo? E esse conhecimento vem a partir do momento em que você se mostra interessado e procura conhecer o mercado de trabalho. Existem profissões que estão ganhando força agora e muitas pessoas ainda nem sabem.
A área de tecnologia, por exemplo, é uma das que mais se desenvolvem e criam novas carreiras à medida que os anos passam. É possível encontrar várias opções nesse segmento, como a carreira de Jogos Digitais, Produção Multimídia, Engenharia da Computação e outras, que antes nem existiam e hoje são um dos cursos mais importantes para o mercado.
Ou seja, quanto mais informações sobre segmentos de trabalho você tiver em mãos, maiores as chances de encontrar seu perfil profissional e alcançar sucesso na sua carreira — o que é algo muito importante e que traz grande satisfação no decorrer da vida.
Depois de ler todas essas dicas, que tal começar a traçar o seu perfil profissional agora mesmo? Não se esqueça de que seu futuro no mercado de trabalho depende de você e, claro, de uma boa graduação em uma instituição com experiência!
Gostou do texto? Então, deixe seu comentário e, caso tenha alguma dica ou dúvida, compartilhe!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!