7 motivos para você fazer um MBA em Marketing Digital

Se você atua na área de comunicação e/ou marketing e está na duvida se faz ou não um MBA nessa área, esse artigo é diretamente a você!

Autor: Jéssica Lima

Se você atua na área de comunicação e/ou marketing e está na duvida se faz ou não um MBA nessa área, esse artigo é diretamente a você, aliás, espero que assim que você acabar de ler esse texto, que a sua dúvida seja sanada.
Veja agora 7 motivos para você fazer um MBA em Marketing Digital:

 
1) O mundo é digital. Não percebeu?
Usando uma referencia do grande Ricardo Longo em sua aula de mobile marketing “O Waze é digital ou offline?” Normalmente as pessoas dizem online, mas quando pensamos que ele é uma ferramenta que nos ajuda a nos locomover para locais físicos, exemplo, trabalho-casa, podemos até achar que é algo offline, entretanto, no mundo digitalizado apenas as empresas fazem distinção entre on e off, o consumidor, não faz. Há tempos!
 
2) Internet não é apenas post de Facebook
Muita gente acredita que a grande ideia passa pelo post de piadinha do Facebook que só patrocinar e pronto, os resultados aparecem. Lamento informar, mas não é só isso, até para um “simples” post no Facebook exige estratégia, entendimento de consumidor, análise de concorrência, planejamento, objetivo e mensuração de resultados. Isso é internet.
 
3) Marketing não é só mídia
Dentro do conceito de marketing, mídia é um pedaço da comunicação, que é um pedaço do marketing. Isso, JB Pinho em seu livro, Comunicação e Marketing, já dizia em 2001. E vale até hoje. Marketing vai além da campanha do Google, do post no Blog ou da foto bacana no Instagram. Se o site da marca está ruim, de nada vai adiantar. Se a marca não tem propósito, não tem um negócio, ela não tem nada.
 
 
4) Tecnologia e Marketing precisam ser melhores amigos (ou BFF se preferir)
Junho de 2015. Ana Maria Nubié, uma das fundadoras da Agência Click (Hoje, Isobar) diz: “Nos EUA tem 950 empresas de tecnologia que trabalham para agências de propaganda…” precisa dizer mais alguma coisa, realmente?
 
5) Marketing digital é negócio
Sem uma boa ideia, uma boa estratégia, um bom produto e uma boa logística, não se vai a lugar algum. Nubank, Uber, Banco Neon, Amazon, Google, Facebook, são negócios que surgiram com o advento do novo mundo digital. São negócios, empresas, novos modelos de negócios. Algum deles surgiu em virtude do post no Facebook? Abra os olhos, o mundo digital vai além da mídia de performance, inbound ou site bacana
 
6) Você é digital? Pois vivemos a era pós digital
Walter Longo já apresenta isso. O mundo não é mais digital, ele passou disso. O mundo é conectado. Pessoas se conectam o tempo todo a tudo: marcas, serviços, pessoas, máquinas, a tudo. Saímos sem a carteira, mas não sem o celular, frase batida, mas já é real. Pulseira da Visa que paga conta, RFID, certificado digital. O mundo não é digital, ele é pós digital.
 
7) Internet das coisas, Omnichannel, pretagerting, consumidor, mobile
São estratégias de negócio. Imagina você oferecer um produto ao seu cliente antes dele entrar no seu site e comprar. A Amazon não só imaginou, como está testando. Imagina um banco sem agência e que seja 100% online, o Banco Neon é o primeiro de muitos que estão vindo ao Brasil. Imagina passar na porta da loja física e receber uma mensagem no seu celular com uma promoção de um produto que você pesquisou 3 vezes nos últimos 10 dias para você entrar e pegar, pois o pagamento será feito apertando 1 botão no app antes mesmo de entrar na loja. Isso é uma realidade.
 
E onde você acredita que vai aprender tudo isso e muito mais desse novo mundo online? Lendo o post do Facebook? Lendo um Tweet? Lendo o 1o parágrafo de um artigo em um blog qualquer?
Você aprende isso e muito mais em sala de aula, com a experiência do professor e a troca de informações entre os alunos. Quer sair na frente do mercado? Se especialize, saiba o universo do marketing, ou, pode continuar fazendo post em Facebook o resto da vida!
 

Sobre o autor

Felipe Morais (@plannerfelipe) é professor e coordenador do MBA de Gestão Estratégica de Ecommerce.
Palestrante, autor de livros sobre planejamento digital e e-commerce, já atuou em empresas como Nova.com, Giuliana Flores, DellaVia Pneus, Moda em Atacado. Atualmente é gerente de marketing e e-commerce da Dezak.

1 Comentário

  1. Joao Victor disse:

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 😉

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