faceboook

7 Escritores Obrigatórios sobre Tecnologia

Quais Escritores são fundamentais para Aprender sobre Tecnologia? Confira nossa lista com 7 nomes que você deve conhecer!

Autor: Redação Impacta

Em 25 de julho é comemorado o Dia Nacional do Escritor aqui na terra de grandes gênios da literatura como Machado de Assis, Guimarães Rosa e tantos outros. Fundamentais para a cultura e entretenimento, os escritores também são ótimos parceiros no aprendizado e na carreira!

Na área de Tecnologia isso não é diferente. Afinal, os grandes autores da área são essenciais para guiar e complementar o conhecimento de estudantes e profissionais de TI.

Pensando nisso, separamos uma lista com alguns dos nomes mais importantes para quem atua ou deseja entrar para o setor. Vamos conferir?

7 Escritores sobre Tecnologia fundamentais para a carreira

Roger S. Pressman

1 – Roger S. Pressman 

Engenheiro de software, autor e consultor, o americano Roger S. Pressman é um dos escritores mais indicados para alunos da área de tecnologia. 

Com vários livros e artigos publicados, Pressman ficou conhecido pela obra Engenharia de Software – Uma Abordagem Profissional, que já está em sua 9ª edição, sendo líder de mercado e considerado um verdadeiro guia da área. 

Com uma linguagem simples e didática, atinge desde estudantes até gestores de Tecnologia da Informação, abordando assuntos que vão da produção de software, modelagem e arquitetura de projetos, a gestão de projetos e gestão de qualidade.

Viktor-Mayer-Schonberger

2 – Viktor Mayer-Schonberer

Professor de Governança e Regulamentação da Internet da Universidade de Oxford, Mayer-Schonberer é autor do livro Delete: The Virtue of Forgetting in the Digital Age, que foi premiado no Marshall McLuhan Award 2010 e no mesmo ano eleito como o melhor livro de Ciências e Tecnologia no Don K. Price Award.

Membro do Conselho Digital da Alemanha, Viktor também é co-autor do aclamado livro Big Data: como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana, que escreveu com o jornalista dos EUA Kenneth Cukier.

Seu livro mais recente é de 2018 e também já um sucesso internacional: Reinventing Capitalism in the Age of Big Data.

Kara_Swisher

3 – Kara Anne Swisher 

Jornalista especializada em negócios e tecnologia e co-fundadora do site de notícias em tech Recode, Kara Anne Swisher é uma das escritoras da área de TI e inovação de maior sucesso nas redes sociais, sendo seguidas por milhares de profissionais e estudantes.

Escrevendo ainda para o The Wall Street Journal, Kara tem 2 livros publicados: Aol.com: How Steve Case Beat Bill Gates, Nailed the Netheads, and Made Millions in the War for the Web, de 1998, e There Must Be a Pony in Here Somewhere: The AOL Time Warner Debacle and the Quest for a Digital Future, publicado em 2003.

isaacson

4 – Walter Isaacson

O jornalista norte-americano, que já foi presidente da CNN, já possui 7 livros publicados, sempre como foco em biografias como as de Albert Einstein, Benjamin Franklin, Leonardo da Vinci e Henry Kissinger.

O seu maior sucesso foi também como uma biografia autorizada, na obra Steve Jobs. O livro que conta a história do fundador da Apple é o único que conta com a colaboração do próprio Jobs e é recorrentemente indicado por grandes nomes do mercado de TI e professores da área.

Outro livro do autor que vale a pena para quem tem interesse por tecnologia é a sua publicação de 2014: Os Inovadores – Uma Biografia da Revolução Digital.

Clayton-Christensen-em-Harvard

5 – Clayton M. Christensen

Falecido em janeiro de 2020, Clay Christensen era um professor de administração na Harvard Business School especializado no estudo de inovação em grandes empresas.

Com diversos livros e mais de 100 artigos publicados, o escritor ficou mais conhecido pela obra O Dilema da Inovação, em que apresenta sua teoria de Inovação Disruptiva.

O livro recebeu o Global Business Book Award como o melhor livro de negócios de 1997 e foi eleito como um dos seis mais importantes da história no segmento pela The Economist.

pedro-domingos

6 – Pedro Domingos

Professor de ciências da computação na Universidade de Washington, o Ph.D. Pedro Domingos é especialista em aprendizagem de máquina e vencedor do Prêmio de Inovação SIGKDD – o maior na área de ciência de dados.

Com mais de 200 publicações científicas, o português é autor do livro O Algoritmo Mestre: Como a Busca Pelo Algoritmo de Machine Learning Definitivo Recriará Nosso Mundo, que é indicado por professores, e por ninguém menos que Bill Gates, como uma obra indispensável para entender a inteligência artificial.

Com linguagem bastante didática, o autor apresenta os princípios, tipos e exemplos sobre machine learning.

Renata-Rampim

7 – Renata Rampim de Freitas Dias

PhD em engenharia elétrica, a brasileira Renata Rampim possui diversas publicações na área de identificação por radiofrequência (RFID).

No livro Internet das Coisas Sem Mistérios: Uma nova inteligência para os negócios, a autora conta a evolução do IoT a partir do final da década de 1990, chegando até a atualidade e apresentando ainda perspectivas de futuro na área.

A obra é indicada para alunos e profissionais de TI que pretendem entender os conceitos da Internet das Coisas.

E aí, o que achou da nossa lista? Tem mais algum escritor obrigatório sobre tecnologia para indicar? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!