Aplicativos: 7 deles para programadores e desenvolvedores

Desenvolvedores não são lineares, sua flexibilidade monitora os ambientes virtuais de seus sites, faze alterações e corrigi erros.

Autor: Redação Impacta

A jornada de trabalho de um desenvolvedor não tem muita linearidade, contando com sua flexibilidade para sempre monitorar os ambientes virtuais de seus sites, fazer alterações e corrigir erros, bem como implementar soluções de usabilidade e experiência do usuário quando a necessidade surge.
Devido a essa liberdade, esse profissional está sujeito à emergências em qualquer horário do dia. É por isso também que ele deve estar sempre ligado às novidades do mercado de tecnologia e programação.
Embora os browsers para tablets ainda sejam um tanto quanto desajeitados, programadores, conteudistas e editores às vezes tem a necessidade de fazer publicações ou alterações no meio da noite, no trânsito ou outro lugar/momento onde utilizar um PC não seja a melhor opção.
Pensando nisso, muitos aplicativos e softwares são desenvolvidos para facilitar a vida desses profissionais, como:

  • Dropbox

Já bastante conhecido, mas ainda pouco utilizado, o Dropbox é uma solução muito eficiente de transferência de arquivos, substituindo o FTP. Esse software permite o armazenamento de quaisquer arquivos através de um servidor remoto, que realiza a transferência e download dos arquivos em todos os terminais que o usuário definir. Uma vez armazenado, os arquivos podem ser compartilhados com terceiros através de links para download.

  • Webmaster’s HTML Editor Lite

Com esse aplicativo flexível você pode editar não somente HTML, mas também PHP, JavaScript e CSS, com bastante fluidez. Muito seguro, possui sistema de desfazer e refazer para evitar erros por conta de mau uso do touchscreen do mobile, além de manter os atalhos a fim de permitir o uso de teclado externo conectado via Bluetooth.

  • AndFTP

Uma mescla dos dois softwares anteriores, esse aplicativo gratuito permite ao usuário acessar seus arquivos, fazer upload e atualizações através de um tablet. Além de ter uma interface bastante intuitiva, o AndFTP possui guias detalhados para auxiliar usuários menos experientes e facilitar a resolução de problemas confusos. Uma alternativa é o aplicativo GitHub, que faz versionamento de arquivos, atualizações em tempo real e permite um trabalho colaborativo com outros desenvolvedores através da internet.

  • View Web Source

Se a sua urgência inclui alteração de código fonte, esse aplicativo torna tudo mais fácil com um mobile. Com ele é possível navegar pelos textos, apresentados de forma bem legível, copiar em bloco de notas e colar em outro lugar, quer você queira apenas armazená-lo, quer você queira enviá-lo para seu e-mail com lembretes para alterar posteriormente.

  • Hacker’s Keyboard

Os teclados dos dispositivos móveis são péssimos para codificação, mas esse aplicativo reverte completamente a situação. Com um layout de teclado completo na tela, contando com cinco fileiras de teclas, variação de layout e opções de linguagem, esse aplicativo é essencial para programadores que têm que trabalhar com qualquer tipo de digitação.

  • WordPress

Graças à sua flexibilidade, WordPress é o motor de funcionamento de milhares de sites e blogs ao redor do mundo. E sua versão para mobile não lhe deve nada. O aplicativo é open source e permite que o usuário usufrua de suas funções mais básicas como postagem, edição, visualização de estatísticas, entre outras, além de também trabalhar com notificações, informando em tempo real das interações no site e possibilitando atualizações precisas.

  • Google Analytics

Por fim, conforme falado anteriormente aqui, é importante entender as métricas de seu site para entender o que as pessoas estão fazendo nele ou não. O Google Analytics é uma ferramenta completa e sem custos que mostra visitas, taxas de conversão, tráfego e cria gráficos com todas as informações que você desejar, com uma interface leve e amigável para mobile, facilitando o acesso em todos os lugares.
Assim como desenvolver um site para plataformas mobile não deve ser um problema, o contrário deve ser igualmente simples. Para ter uma rotina de programação ainda mais flexível, é aconselhável dar uma chance a esses aplicativos.
Você conhece outros aplicativos que possam facilitar a vida de programadores? Compartilhe conosco nos comentários!
 
Colaborou nesse artigo: Wilson Divino.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!