faceboook

5 dificuldades que podem impedir o sucesso da sua carreira em TI

Alguns obstáculos podem impedir o sucesso da sua carreira em TI. Para te ajudar, listamos as 5 maiores dificuldades para você combatê-las!

Autor: Rodrigo Cipullo

Cada vez mais necessários nas empresas de todos os portes e setores, os profissionais da área de tecnologia da informação possuem um cenário de carreira muito próspero e sólido. De acordo com as recentes pesquisas, milhares de vagas se abrem nesse mercado, seja como prestador de serviço ou como funcionário no regime CLT.

No entanto, a qualificação profissional é cada vez mais necessária para gerar resultados em curto prazo nas organizações, gerando lucro e diminuindo despesas. O tempo em que era necessário dominar apenas uma linguagem de programação para conseguir uma ótima oportunidade ou contrato ficou no passado e alguns fatores e obstáculos podem prejudicar uma carreira promissora.

Veja os principais obstáculos que podem impedir o sucesso da sua carreira em TI:

Obstáculos  podem impedir o sucesso da sua carreira em TI. Veja como evitá-los

1. Falta de preparo para assumir cargos de gestão

As muitas oportunidades para programadores, analistas e técnicos tornam-se mais concorridas quando a disputa é por cargos executivos e de gestão. Nesse ponto da carreira, apenas o conhecimento técnico não faz diferença, é preciso ter conhecimento e estar preparado para gerir pessoas e projetos e, assim, entregar os melhores resultados. Os profissionais que se prepararem, desde já, para esse tipo de situação vão largar na frente e ter mais chance de alcançar uma carreira de sucesso.

2. Domínio da língua inglesa

Com as soluções e tecnologias cada vez mais globalizadas, o domínio da língua inglesa já é um fator fundamental para uma carreira de destaque. Na prática, a maioria dos profissionais conhecem apenas o “inglês técnico” e não possuem um boa desenvoltura para uma conversa ou atendimento personalizado. Com o domínio completo do idioma você irá, sem dúvidas, se tornar um profissional diferenciado.

3. Dificuldade de comunicação

Esse é um dos principais obstáculos desde a primeira entrevista para uma vaga. O profissional de TI tem que ser mais analítico e ter na comunicação um dos principais fatores do seu perfil. O profissional que quer ter uma carreira de destaque tem que saber se comunicar com clareza e precisão, pois vai precisar se reportar para sua equipe e demais diretores para defender seus projetos e implementações.

4. Atualização constante e rápida

A rapidez é uma característica fundamental da área de tecnologia. Novas linguagens, softwares e tecnologias surgem a cada dia, tornando o leque e opções cada vez mais amplos. O profissional que deseja ter uma carreira de sucesso tem que sempre estar atento a essas mudanças e tendências, sendo um eterno aprendiz.

5. Visão do negócio

A visão de negócio pressupõe uma atuação voltada para as necessidades do cliente, seja ele interno ou externo. É fundamental saber e entender do negócio para propor a melhor solução e alavancar os resultados da empresa. Estar alheio a essa visão impede diversos profissionais de deslanchar na sua carreira.

Participe da Palestra gratuita e saiba como alcançar o sucesso no mercado de TI

Quer saber como alcançar o sucesso no mercado de TI, Gestão e Design?

Confira a agenda de eventos da Impacta e participe da Palestra Carreira 360º para adquirir mais conhecimento sobre o envolvente mercado de TI e receber dicas de empregabilidade e tendências. Inscreva-se gratuitamente aqui e compareça para saber como como chegar ao sucesso!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!