faceboook

5 dicas práticas para conseguir um bom estágio durante a faculdade

Agora que você já percebeu que fazer uma graduação é uma excelente forma de aumentar suas possibilidades no mercado de trabalho, além de ser ótimo (...)

Autor: Rogério Ramalho

Agora que você já percebeu que fazer uma graduação é uma excelente forma de aumentar suas possibilidades no mercado de trabalho, além de ser ótimo para o seu crescimento pessoal, chegou o momento de pensar em como colocar todo esse aprendizado em prática. Mas como? A melhor forma é conseguir um estágio e, aos poucos, se desenvolver na sua carreira.
Sabe o que é mais interessante? Não importa a profissão que você está seguindo, todas elas precisam de treinamento antes de você se tornar realmente um profissional. Ainda mais se você optou pelas áreas de gestão e TI, que exigem tanto dos estudantes e recém-formados, e é praticamente obrigatório ter experiências com estágios, sabia?
Ainda está meio perdido(a) em como se inserir nesse processo de conseguir estágio? Pensando em ajudar você, separamos algumas dicas práticas para alcançar seu objetivo. Confira!

1. Faça uma relação das empresas que gostaria de estagiar

Para começar, a melhor dica é fazer uma boa pesquisa de todas as possíveis empresas que você poderá atuar. Faça um mapeamento das companhias que possuem programas de estágio, se informe mais sobre como funcionam os processos de ingresso na empresa, além do que é necessário para se tornar um potencial candidato à vaga.
Vale lembrar que muitas vezes as vagas em aberto já exigem algum nível de conhecimento na área, por exemplo, que você já tenha passado de alguns meses de estudo, ou até mesmo semestres. Algumas até pedem domínios específicos que são ministrados durante a faculdade, mas também têm muitas empresas abertas às primeiras experiências dos estagiários.
Fique atento para não perder tempo tentando conseguir estágio em locais que são mais restritos ou demandam mais experiência do que você tem!

2. Elabore um currículo atrativo

Agora que você fez uma lista com as empresas que tem interesse em conseguir estágio, é o momento certo de pensar em como elaborar um currículo atrativo. Lembre-se de que esse será o seu primeiro contato com quem está procurando por candidatos e as informações contidas ali podem fazer toda a diferença na hora de chamarem você.
É bom começar colocando informações diretas e claras do que você pretende fazer. Por exemplo: estagiar nas áreas de gestão ou TI. Depois, se já tiver alguma experiência na profissão, é importante colocar o nome da empresa, o tempo que você ficou e todas as competências que tinha durante o estágio.
Outro ponto super importante é colocar os cursos que já fez, se tem um segundo idioma e todas as habilidades que você tem. Dessa forma, o recrutador vai enxergar claramente o potencial da sua candidatura de um jeito rápido e, assim, você terá mais chances de ser chamado.

3. Conheça bem suas qualidades

Além de tudo o que você colocou no seu currículo, é bom que saiba exatamente quais são as suas qualidades. Como assim? Na hora da entrevista você vai notar que a empresa quer saber quais são os pontos positivos que a sua presença vai trazer para o dia a dia do trabalho. E nada melhor do que mostrar quais são as qualidades que você carrega consigo!
Por isso, conhecer bem a si próprio é um dos principais caminhos para conseguir estágio e futuramente até ser contratado de forma efetiva. É importante que você saiba se valorizar, destacar o que pode fazer de melhor e, ainda, deixar claro que as qualidades que tem como profissional são ótimas e realmente são diferenciais em relação aos demais candidatos.
Não sabe como fazer isso? Experimente fazer uma autoanálise durante um certo período da semana ou do mês, refletindo bastante sobre todas as principais habilidades que você tem, como se comporta em situações de pressão e em que precisa resolver rapidamente um problema, além do tipo de relacionamento que costuma ter com colegas de trabalho.
Feito isso, será bem mais fácil entender quais são as suas qualidades e usar essas informações a seu favor em uma oportunidade de estágio!

4. Estude sobre a empresa antes da entrevista

Conseguiu uma entrevista? Ótimo! Agora é hora de se preparar bem para não perder pontos importantes com o recrutador e, sem querer, perder a tão sonhada vaga na empresa dos seus sonhos. Então, o que fazer? Uma dica incrível é fazer uma grande pesquisa sobre a empresa em questão, estudando a fundo o que ela faz, quanto tempo está no mercado etc.
Com informações como essas em mãos, vai ser mais fácil e tranquilo que você responda a possíveis perguntas do recrutador. Sem contar que isso também demonstra o quanto você se esforçou para saber mais sobre a companhia e quer realmente fazer parte do time.
No mais, não deixe de conversar com a pessoa da entrevista, reforçando que o que a empresa faz está claramente de acordo com o que você tem domínio, está aprendendo ou quer desenvolver melhor na sua carreira. Ou seja, estudar sobre a companhia é realmente uma ótima opção!

5. Faça conexões com professores e colegas de classe

Você já notou que dentro da própria sala de aula existe uma imensa rede de contatos diretamente ligada à sua área? Pois é, a começar pelos seus professores que, antes de tudo, são profissionais atuantes no mercado e podem conhecer muitas pessoas importantes dentro das principais empresas de seu interesse.
Faça contato com eles logo nos primeiros meses de curso, mostre seu interesse e sempre pergunte se sabem de alguma oportunidade ou se podem até mesmo dar dicas e orientações de como conseguir uma entrevista. Muitas vezes os alunos são indicados pelos próprios professores, sabia?
Com seus colegas de classe é a mesma coisa, troque informações com eles sobre oportunidades e veja quem já está no mercado de trabalho, peça indicações e pergunte como é o dia a dia da empresa e como fazer para ingressar lá. Vale a pena!
Preparado para conseguir estágio seguindo essas dicas? Não se esqueça de que, em primeiro lugar, o mais importante é que você se esforce ao máximo durante a faculdade para aprender tudo o que pode! A hora da prática é só mais um passo na sua carreira e que deve ser potencializado com toda a habilidade que você adquirir! Invista em você!
Gostou das dicas? Então nos siga no Facebook, InstagramLinkedin, TwitterYoutube e acompanhe sempre conteúdos importantes como este para o seu futuro profissional!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!