faceboook

5 dicas para construir um site mais leve

O tempo de carregamento pode levar o usuário a desistir de uma página na internet. Por isso, ter um site mais leve é fundamental. Confira 5 dicas!

Autor: Redação Impacta

Você sabia que o tempo de carregamento de um site pode levar o usuário a desistir de acessar um determinado conteúdo? Isso significa a perda de um cliente em potencial. E se você ou seu cliente é dono de um e-commerce, isso pode significar a perda imediata de uma venda.

Se você acha que isto é apenas uma informação sem embasamento, a Exceda realizou uma pesquisa que confirmou isto. Segundo o estudo, 47% dos usuários desistem de navegar em um site se ele demorar mais que 2 segundos para carregar. E, além de ajudar você a prender a atenção da audiência, um site mais rápido melhora o ranqueamento da página no algoritmo do Google.

Desenvolver uma página rápida é mais do que um detalhe, é, na verdade, um ótimo negócio.

Confira como deixar seu site mais leve e sua página carregar mais rápido

Deixar o seu site mais leve é ideal para o tempo de carregamento

1) Otimize o tamanho das imagens

Primeiro, evite usar muitas imagens no seu site. Quanto mais você usar, mais vai demorar para carregar. E segundo, use imagens leves!

O ideal é elas terem até 70Kb cada. Além das fotos em excesso atrapalharem o carregamento do site, elas também podem poluir sua identidade visual e afastar o visitante. Nesse caso, menos é sempre mais, nunca se esqueça disso.

2) Use CSS Sprite em suas imagens

Existe uma técnica na qual você agrupa várias imagens em uma só e, depois, usa o código CSS para posicionar e manipular o arquivo.

Para isso, basta você editar o código onde mostra o posicionamento da imagem. Este tipo de técnica deixa o site mais leve, pois, ao invés de carregar várias imagens, ele carrega apenas uma.

3) Reduza o tamanho do seu código

Este item é relacionado com programação. Se você for programar seu próprio site, então você já deve saber do que estou falando. Mas se você não entende, peça para quem estiver desenvolvendo seu site para usar um código leve, sem espaços em branco entre um código e outro.

Se você preferir, você pode reduzir estes espaços com alguns programas específicos como CleanCSS e o YUI Compressor.

4) Evite subir vídeos direto no seu site

Se você não tiver um serviço de hospedagem muito (mas muito) bom, prefira hospedar seu material audiovisual no YouTube e apenas incluir o frame do vídeo no seu site. Isso vai agilizar o carregamento da página e, mais importante, do próprio vídeo.

5) Leve seu site para o mobile

3,6 bilhões de pessoas no mundo acessam a internet via celular, segundo pesquisa da agência We Are Social, e a tendência deste número é aumentar em 50% até 2016. Diante desta realidade é preciso pensar na rapidez de carregamento do seu site não só para o computador ou tablets, mas também no acesso via mobile.

Para isso, invista em um site responsivo que se ajuste de acordo com a tela que ele está sendo acessado. Um site construído para ser visualizado apenas em um computador, muito dificilmente vai carregar com rapidez em um celular.

E então, ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

Decodificando o Desenvolvedor WEB. Baixe já o seu!

Faça já o download de seu ebook gratuito: Decodificando o desenvolvedor web

O livro digital, além de explicar as principais funções desse profissional, ainda abordará o processo de desenvolver, explicando como é o dia a dia. O e-book gratuito ainda te mostrará  quais ferramentas e quais as principais habilidades que um desenvolvedor web precisa ter para construir uma carreira de sucesso.

Serão abordados ainda pontos como as possibilidades de atuação, carreira e oportunidades em um mercado cada vez mais aberto e crescente na tecnologia.

E aí, quer saber mais a vida e profissão de um desenvolvedor? Então, faça já o download de seu e-book gratuito!

3 Comentários

  1. Valdeci disse:

    Recentemente paguei para um freelance construir esse site e ele usou um tal de laravel acho que esse site é muito pesado eu poderia melhorar o carregamento desse site?

  2. criarsitepro.com.br disse:

    Obrigado por um artigo incrível, exatamente o que eu precisava. Fácil de entender e interessante.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!