25 anos do Photoshop: a ferramenta que revolucionou a edição de imagens

No dia 19 de fevereiro de 2015 comemoraram-se os 25 anos do Photoshop, o programa pioneiro em manipulação de imagens da Adobe, que revolucionou o mercado.(...)

Autor: Luana Isabelle Carvalho

Na última quinta-feira, dia 19 de fevereiro, comemoraram-se os 25 anos do Photoshop, o programa pioneiro em manipulação de imagens. O software mais famoso da Adobe é o resultado de um programa que começou a ser desenvolvido em 1987 pelos irmãos John e Thomas Knoll, mas que só foi lançado no mercado em 19 de fevereiro de 1990, em um pequeno pacote baseado em edições por meio de pixels  junto a um scanner.

Desde seu lançamento na era pré-digital até a atual era digital, o Photoshop se popularizou muito, revolucionando a forma de tratar imagens por profissionais e se tornando essencial para todos os que utilizam da edição de imagens, seja para retocar retratos, fazer montagens gráficas ou até mesmo brincar com fotos no computador.

Como o Photoshop se tornou um sucesso

Apesar de não ser o primeiro software criado pela Adobe, o programa foi o que mudou e inovou a manipulação de imagens. São vários os fatores que explicam o sucesso da ferramenta, um dos primeiros foi o preço. Quando foi lançado, o Photoshop custava apenas US$ 1.000, se tornando acessível ao bolso do consumidor.

Para explicar esse sucesso e a evolução do Photoshop, o gerente de projetos da Abobe, Stephen Nielson, afirmou em entrevista ao site The Next Web, que, apesar das várias melhorias, o software se tornou um programa histórico graças a sua identificação. No início, não possibilitava a utilização de texto, variedade de cores e formas vetoriais, porém, algumas ferramentas permanecem desde a primeira build, como a Varinha Mágica (“Magic Wand”) e o Carimbo (“Clone Stamp Tool”).

A evolução nos 25 anos do Photoshop

Ao longo desses 25 anos, o editor passou por 18 versões, apresentando diversas melhorias até chegar ao atual CC 2014, versão no qual integra o pacote de softwares de edição da Adobe Collection.

Diretamente ligado ao processo criativo, o programa era utilizado inicialmente para criar “imagens de beleza deslumbrante e criatividade realista”. Porém, com o passar do tempo e as versões de aperfeiçoamento, o Photoshop foi possibilitando a utilização na editoração eletrônica, produção de vídeos e filmes, design de websites, e agora também a impressão 3D.

Ações de comemoração

Com o intuito de procurar artistas visionários e aproveita a marca de comemoração, a Adobe seleciona 25 jovens de até 25 anos para apresentarem seus projetos no editor. Para isso, bastava fazer um post no Behance, acessar sua conta através do ID da Adobe e adicionar um projeto pessoal com a tag “Ps25Under25”.

Ainda para celebrar os 25 anos do Photoshop, foi produzido um vídeo inteiramente pelo programa de edição, criado pela Goodby, Silvestein & Partners, e chamado de “25 Years of Photoshop – Dream On”. O filme tem 60 segundos ao som da banda Aerosmith e já possui mais de 1.310 mil visualizações no YouTube. O vídeo também foi exibido durante a transmissão do Oscar.

E aí, você também é usuário do Photoshop? Deixe seu comentário sobre essa incrível ferramenta e sua história.

1 Comentário

  1. Michael disse:

    Sem dúvidas é um grande programa.
    ótima matéria. Parabéns!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!