faceboook

Tecnoera: O novo mercado dos consumidores conectados

O termo Tecnoera está ligado à importância da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, formando um novo mercado de chamados consumidores conectados.(...)

Autor: Alexandre Campos

A Tecnoera está ligada à dominante presença da tecnologia na vida das pessoas e das empresas, que muda e influencia o mercado, a economia, os consumidores, os hábitos e atitudes. Para as empresas, geram-se dois fenômenos simultâneos:

  • Por um lado, as atividades são racionalizadas e há aumento da produtividade e da qualificação das pessoas, devido ao uso crescente da tecnologia e da informação.
  • Já por outro, gera-se um processo de desemprego estrutural no setor industrial, fenômeno que vem ocorrendo há alguns anos nas economias mais desenvolvidas e expande-se progressivamente para as emergentes.

A consequência para o varejo é o acirramento da competitividade para empresas e profissionais, que passam a focar permanentemente o aumento de produtividade e eficiência como armas para manter participação de mercado e empregabilidade.

Para as pessoas, por sua vez, a Tecnoera transforma profundamente a sociedade, criando o “consumidor CNN“, que, a exemplo da emissora da TV norte-americana, está “plugado” e “antenado” ininterruptamente, absorvendo informações sobre o mundo e vivendo em tempo real. Há oferta de um volume de informações sem precedentes, atestado pelas quase 7 milhões de novas páginas por dia na Internet.

Essa realidade cria uma dependência conhecida como “síndrome da informação”: por mais que as pessoas leiam, se informem, acompanhem e conheçam, temem não estar a par do que deveriam saber.

Tecnoera: Informação na ponta dos dedos

shutterstock_334560170

A Tecnoera faz emergir um consumidor que é muito mais bem informado e atualizado, tornando-se, por consequência, mais seletivo e discriminante. Pessoas e empresas passam a acessar informações sobre o que gravita em torno delas e o que acontece no mundo.

O cidadão da Tecnoera possui mais conhecimento e analisa melhoro que tem à sua disposição para tomar a decisão mais acertada sobre o que comprar, como comprar e onde comprar, até mesmo sem precisar ir às lojas.

Cabeça no mundo global e sentimentos locais é a melhor definição para o conceito de “consumidor global”, já incorporado às estratégias de marketing das empresas nos mercados de consumo e varejo.

Tudo ao Mesmo Tempo e Agora

Um fenômeno ligado à Tecnoera é a vida em tempo real. Por conta da quantidade cada vez maior de informação, da competitividade, do desafio profissional das mudanças que ocorrem no ambiente e da necessidade de atualização pessoal e profissional, e até mesmo familiar, há uma percepção ampliada da velocidade da próprias mudanças, que são incorporadas ao comportamento das pessoas.

Todos estão ligados naquilo que acontece no mundo todo, sob dois vetores. Um permite que se informem melhor, que saibam o que está acontecendo, portanto tenham mais discernimento na hora de escolher o produto e local d compra. O outro envolve cautela e até mesmo uma certa preocupação, entendendo que essa velocidade toda não necessariamente faz sentido no campo pessoal.

Saiba mais para se preparar para a Tecnoera:

Esse artigo é uma colaboração de Alexandre Campos, editor do Primeiro Negócio.

1 Comentário

  1. Ana Carolina disse:

    “mensagem motivacional”
    Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por omitir. (Augusto Cury)

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!