faceboook

Tendências 2016 – Tipo assim…

A tipografia está cada vez mais importante para a comunicação. Portanto, criar tipografias exclusivas é ainda uma das tendências de 2016.

Autor: Maurício Maruo

A terceira postagem da série de artigos sobre as tendências de 2016 na arte, design e marketing, fala sobre um assunto que não é tão novo, mas esta cada vez mais em evidência. A tipografia!

A arte de criar estilos de escrita nunca esteve tão evidente (a não ser na idade média, claro). O processo de criação de novos tipos vem ganhando cada vez mais adeptos. Mas, antes de prosseguirmos com o post, devemos entender que qualquer pessoa pode criar uma família de tipos, não necessariamente deve ser um designer ou artista. É claro que saber princípios de ilustração manual e conceitos técnicos, tais como espaçamento e entrelinhamento, ajuda muito. Porém, isso vai depender muito do tipo de fonte que deseja criar.

A tipografia exclusiva ganhou muito mercado nos últimos anos devido a exigência do setor de comunicação que busca sempre algo diferente e que atenda cada vez mais ao público-alvo dos seus produtos. Como 99% dos seres humanos são condicionados a ler, uma tipografia diferenciada chama muita atenção em uma peça de comunicação bem elaborada. Veja no vídeo abaixo as fontes estilizadas de algumas marcas famosas:

Na década de 90 com a criação de softwares editores de texto tivemos um excesso de fontes circulando pelo mundo dos designers, porém, com o avanço da internet e a troca de informações em níveis monstruosos, o mercado exigiu mudanças, e a tipografia também teve que se adequar a isso.

Hoje podemos criar fontes com muito mais facilidade e de forma bem rápida, graças a infinidade de recursos espalhados pela rede.

Vamos falar um pouco desses recursos

Normalmente começamos com um esboço feito a mão. Depois de definir o estilo da tipografia vamos aos recursos:

O software mais popular para criação de fontes é o FONTLAB, porém existem outros recurso tão bons quanto ele e mais em conta. Como é o caso do GLYPHS que atende todas as necessidades para criação de fontes.
Mas para quem não quer gastar muito podemos ainda utilizar ótimos recursos online tais como:

FONTSTRUCT

Trabalha com formatos simétricos, com formas estruturais para criar cantos e arestas já que não trabalha com recurso vetorial.

FONTARK

É o melhor recurso online que teste para criação de fontes, pois ele trabalha com formas vetoriais e ainda recurso de grids para alinhamentos.

Apesar dos diversos recursos para criação de fontes não devemos esquecer que a maior ferramenta para criação de tipos é, sem dúvida, o conhecimento e a criatividade. Veja também a lista das 100 melhores fontes em 2015 para você se inspirar.

E aí, o que achou? Deixe seu comentário. Conheça também os cursos de Art e Design da Impacta!
Texto publicado originalmente no blog mauriciomaruo.wordpress.com

Seja um especialista em criatividade e design

Conheça os cursos e treinamentos de Art e Design da Impacta e domine as melhores ferramentas do mercado de criação e produção, com a qualidade certificada de parceiros oficiais como Adobe e AutoDesk.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!