faceboook

5 dicas para aumentar a velocidade do computador

Nada é mais irritante do que um PC ou notebook lento, não é mesmo? Para evitar esses problemas, separamos 5 dicas para aumentar a velocidade do computador.(...)

Autor: Redação Impacta

Quando compramos um computador novo é tudo muito bom, espaço de sobra para armazenar arquivos, o sistema operacional inicia rapidamente, assim como os programas instalados… Porém, com o passar do tempo, depois de várias instalações, você começa a perceber que está tudo mais lento e, além disso, o computador chega a travar algumas vezes.

Para que você não sofra mais com isso, separamos 5 dicas importantes para aumentar a velocidade do computador.

Obs: As dicas de hoje são especificamente para usuários de Windows.

1) Opte por aplicativos online em vez de instalar programas

Depois de um fenômeno chamado web 2.0, é possível encontrar praticamente quase todo tipo de aplicação para rodar pela internet. Pagos ou gratuitos, a vantagem de executar aplicativos online é muito grande quando falamos de desempenho, pois tudo que se precisa é conexão com internet e um navegador.

O fato de não precisar instalar o programa oferece benefícios, como mais espaço em disco e principalmente desempenho da máquina. Um grande exemplo de um aplicativo online que pode ser uma opção aos programas de escritório é o Google Drive, totalmente gratuito, no qual você pode criar e editar documentos assim como compartilhá-los pela internet.

Fotolia_40573990_Subscription_XXL-min

2) Desfragmente e otimize o seu disco rígido

Uma maneira bem eficaz de melhorar o desempenho do computador é utilizar a funcionalidade de desfragmentação do disco. É recomendado que o faça pelo menos uma vez por mês. Para fazer isso basta seguir os passos:

#1. Clique com o botão direito sobre a unidade “C” do seu computador, e em seguida acesse as suas propriedades.

#2. Em seguida clique sobre a aba Ferramentas e clique em Otimizar. Uma outra janela se abrirá, nela selecione a Unidade C e clique em Otimizar.

A desfragmentação de disco vai iniciar logo em seguida, esse procedimento pode levar alguns minutos, mas é fundamental para melhorar o desempenho do computador.

3) Remova programas que não estão sendo usados

É muito comum no decorrer do uso do computador utilizarmos alguns programas de forma ocasional. Como foi dito na dica 1, podemos em diversos casos utilizar de aplicativos web e evitar a instalação de programas, mas nem sempre isso é possível, e volta e meia precisamos instalar alguns programas.

Por isso, é importante conferir com frequência os programas instalados, pois a quantidade de programas influencia muito no desempenho da máquina.

Você pode conferir no Painel de Controle > Adicionar ou remover programas. Lá serão listados todos os programas instalados, você pode até mesmo filtrar por frequência de uso, dessa forma será mais fácil descobrir os programas que você não está mais utilizando e removê-los.

4) Instale um antivírus e mantenha-o atualizado

É extremamente recomendável a utilização de antivírus. Por mais cauteloso que seja o usuário, ninguém está seguro. Seja pela internet ou por pendrives, os vírus podem ser extremamente prejudiciais, causando problemas como exclusão de arquivos, roubo de informações pessoais e comprometimento do desempenho do computador.

Existem três opções gratuitas bem populares que são: o Avast, o AVG e o Avira. Todos eles atualizam suas definições de vírus com frequência.

5) Execute Verificação de Erros nos discos

Essa dica é bem simples de executar, mas que contribui bastante para melhorar o desempenho da máquina. Para executá-la, basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do disco selecionar Propriedades > Ferramentas > Verificação de Erros > Verificar Agora.

Com isso, o Windows fará uma varredura completa no disco buscando por arquivos danificados, esses arquivos comprometem o desempenho do computador. Esse procedimento pode demorar alguns minutos.

Gostou dessas dicas? Conhece alguma outra técnica para aumentar a velocidade do computador? Deixe seu comentário abaixo!

Fotolia_72249175_Subscription_XXL-minAprenda de verdade a solucionar problemas em computadores, tablets e smartphones

Se nada disso der certo, é possível que o problemas seja um pouco mais sério e para resolvê-los você precisa de conhecimento!

E ninguém melhor para te tornar um especialista em manutenção e suporte do que a Impacta, que tem mais de 25 anos de atuação e reconhecimento no mercado. Confira aqui as diversas opções de cursos em Hardware!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!