faceboook

Conheça o Atomic: o Google Docs dos designers

Já pensou em criar layout, interações e testar funções de uma aplicação para web diretamente do navegador? É isso que a ferramenta Atomic permite. (...)

Autor: Bruno Saes

Ainda hoje alguns projetos e aplicações para web são feitos em etapas separadas. Geralmente o designer cria o wireframe, e os layouts são feitos em ferramentas estáticas, como no Photoshop, para só aí o projeto partir para a fase de programação em sua linguagem final.

Muitas vezes esse trabalho acaba prejudicado pela falta de interação entre design e programação, gerando problemas principalmente no sentido de UX e UI. Afinal, já imaginou passar meses codificando um projeto para só depois descobrir que há erros no design?

A importância da prototipação no desenvolvimento de aplicações

É aí que entra a prototipagem ou prototipação. Uma solução eficaz para evitar conflitos entre as etapas, já que permite testar, além do visual, o funcionamento de uma aplicação. O problema é que poucas ferramentas permitem fazer isso de maneira fácil e interativa entre os envolvidos no projeto.

É nesse cenário que uma ferramenta começa a se destacar entre designers: o Atomic. Criado pela dupla da Nova Zelândia, Darryl Gray, CEO, e Grant Robinson, CPO, que são co-criadores também do app de contabilidade Xero.

Atomic: o Google Docs para designers

O Atomic é muito intuitivo e fácil de trabalhar, permitindo criar apps diretamente no navegador ou ainda puxar seus projetos do Photoshop ou Sketch. Você pode fazer transições animadas entre diferentes telas, já testando as funcionalidades e o design da aplicação dentro de um tablet, smartphone ou até mesmo smartwatch, além de definir quais elementos serão interativos e quais suas funções.

Mas o que realmente chama a atenção na nova ferramenta é que ela permite e facilita ações em equipe, de maneira colaborativa. Basta que você convide sua equipe para trabalhar no projeto ao mesmo tempo, contando com uma linha de tempo que mostra todas as alterações e oferecendo a possibilidade de divisão do projeto a partir de um ponto específico.

A ferramenta ainda oferece a possibilidade de você compartilhar seu protótipo em qualquer fase do projeto, permitindo comentários de usuários, o que oferece um feedback em tempo real. Isso tudo com a facilidade descrita pelos criadores como “tão simples quanto enviar um link”.

 

Estudantes podem utilizar a ferramenta de graça

O Atomic é gratuito para testes e o preço varia de $15 a $35 dólares por mês, de acordo com o número de projetos que você criar. Estudantes, professores e acadêmicos podem utilizar a ferramenta sem pagar nada.

E aí, vai testar a ferramenta Atomic? Conhece alguma semelhante? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente essas novidades.

Quer completar seus conhecimentos para criar seus projetos em web?

Antes de utilizar a plataforma do Atomic, que tal ter toda a base para criar e trabalhar com projetos para web? Então, conheça o curso de Tecnologia e Projeto Web da Impacta, que apresenta as melhores ferramentas, estratégias e tendências do mercado.

Confira ainda as diversas opções de treinamento e certificações em design e desenvolvimento que a Impacta oferece. Sempre com a qualidade reconhecida no mercado.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!