faceboook

10 dicas para tornar seus dados mais seguros

Hoje em dia, usamos a internet para tudo e as nossas informações podem estar ameaçadas. Por isso, separamos dicas para tornar seus dados mais seguros.(...)

Autor: Redação Impacta

Hoje em dia, usamos o computador para tudo, sejam conversas, compras, transações bancárias, guardar arquivos e dados importantes, etc. Com o crescimento da atividade dos crackers, muitas das nossas informações podem estar bastante ameaçadas se não tomarmos os devidos cuidados.

Alguns destes malfeitores podem tanto ter o objetivo de furtar seus dados para algum tipo de crime, como saques da sua conta-corrente, chantagens e outros crimes, ou simplesmente utilizar o seu computador como via para ataque a outras pessoas. Pensando nisso, a seguir, daremos uma ajuda para evitar este incômodo.

   10 dicas para tornar seus dados mais seguros

  1. Faça backups dos seus dados em pequenos intervalos, e procure o fazer em mídias que possibilitam que você os guarde em um local separado do seu computador.
  2. Mantenha sempre atualizados o seu sistema operacional e os seus navegadores mais utilizados. Isso evita que vírus novos invadam o seu computador.
  3. Mantenha o firewall ativado, e caso não o possua em seu sistema operacional, instale um. O firewall impede que vírus, spywares, adwares e trojans se instalem com facilidade. O firewall lhe auxilia também em caso de navegação em sites sem os devidos certificados e funções de segurança. Saiba mais sobre segurança na internet neste link, e sobre soluções aqui. Existe também uma questão muito atual sobre a questão da navegação nas redes sociais, e como se trata de um ambiente público, muitos inconvenientes podem vir a acontecer como apropriação de dados, e até inconvenientes na chamada “vida real”. Saiba mais aqui, e mantenha-se longe de problemas.
  4. Fique atento para as definições de segurança do seu computador e, se possível, as mantenha no nível mais elevado. O Active-X e o JavaScript são portas de entrada para invasões maliciosas, por isso todo cuidado é pouco. Não deixe os cookies sem serem apagados, uma vez que eles podem ser utilizados por criminosos para fazer o rastreamento do seu perfil, apesar de parecerem inofensivos a princípio.
  5. Não deixe o seu computador desprotegido, tenha sempre instalado um antivírus. Além disso, é necessário deixa-lo programado para que receba atualizações automáticas, de modo que os vírus mais recentes não sejam uma ameaça.
  6. De maneira alguma baixe anexos de e-mails desconhecidos. Mesmo que o assunto pareça inofensivo, estes arquivos podem lhe proporcionar uma grande dor de cabeça.  Além disso, cuidado redobrado com os botões de sites, principalmente os que têm em seu conteúdo ofertas tentadoras. Sempre desconfie de gentilezas em excesso. Outra questão a se salientar é que jamais digite suas informações em sites que você não tenha a plena certeza de que trabalham com honestidade. Pesquise nos websites de reclamações se existe algum registro a respeito.
  7. Nunca execute em seu computador programas desconhecidos ou algum que você não saiba para que serve, tampouco encaminhe para os seus colegas. Programas que vêm junto com algum conteúdo baixado na internet costumam estar cheios de vírus.
  8. Não use a opção de utilizar arquivos e pastas de modo oculto. Isso pode impedir que você identifique pastas estranhas em meio aos seus documentos.
  9. Procure retirar o seu computador da tomada quando não o estiver utilizando. Se sua máquina estiver desligada, fica muito mais difícil que algum cracker tenha acesso aos seus dados pessoais.
  10. Sempre tenha guardado um disco de boot, ou o disco ou pendrive de seu sistema operacional. Faça isso o quanto antes, pois em caso de infecção de seu computador, ele será necessário para os devidos reparos.

Ainda tem dúvidas sobre como deixar seus dados protegidos? Deixe seus questionamentos e experiências nos comentários!

 

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!