faceboook

Qual a origem dos nomes das principais redes sociais, sites e apps?

Saiba quais as origens dos nomes de algumas das redes sociais, aplicativos e grandes sites que estão mais presentes em nossas vidas.

Autor: Bruno Saes

Algumas redes sociais, aplicativos e grandes sites estão tão presentes em nossas vidas, que acabamos incorporando expressões e criando novas palavras, como quando vamos “tuitar” alguma mensagem ou “dar um google” em determinado assunto.

Mas você sabe quais as origens dos nomes escolhidos? Conheça:

Bing

A ferramenta de buscas da Microsoft teve seu nome definido com base em pesquisas. A intenção era escolher uma nomenclatura curta e fácil de guardar, chegando a Bing que ainda tem a vantagem de lembrar a palavra “Bingo!”.

Facebook

O nome da rede social mais famosa do mundo é na verdade apenas a tradução de como são chamados os livros de fotos das turmas de escolas e faculdades, que são muito comuns nos Estados Unidos. Como o Facebook foi criado nesse cenário, o nome caiu como uma luva.

Flickr

O nome do site de fotos vem da palavra em inglês “Flicker” que significa tremular, o que é comum para os fotógrafos casuais. A ideia era manter esse mesmo nome, porém, como o registro já existia, os fundadores retiraram a letra e.

Google

O gigante das buscas foi criado com o objetivo de organizar todas as informações na web e disponibilizá-las aos usuários. Nada melhor para representar essa grande quantidade de resultados do que um nome inspirado em uma expressão matemática.

A inspiração veio do chamado “googol”, que significa um número 1 seguido de cem números 0.

 

Instagram

O nome da rede de compartilhamento de imagens e vídeos nada mais é do que uma junção de “Instant câmera” (câmera instantânea em inglês) e “telegram” (telegrama).

Pinterest

Outra rede que tem a origem de seu nome na junção de duas palavras é o Pinterest. “Pin”, em inglês, é alfinete, daqueles usados para fixar papéis e fotos em quadros. Já “interest”, em português quer dizer interesse.

Assim, o nome faz total ligação com a função do site, que permite selecionar suas imagens de interesse.

Twitter

A palavra Twitter pode ser traduzida para o português como “tagarelar”, servindo muito bem para a proposta da rede social. O detalhe é que o nome inicial seria “twitch” (estremeção, em inglês).

Whatsapp

A expressão “What’s up?” é bastante utilizada pelos norte-americanos e pode ser traduzida como “O que está rolando?”. O que a empresa fez, foi aproveitar a sonoridade parecida e trocar o “up” para “App” (aplicativo).

YouTube

O maior portal de vídeo do mundo também tem nome simples e baseado na união de duas palavras em inglês: “you” (você) e “tube” (tubo), que faz uma referência aos antigos televisores de tubo.

E aí, conhece alguma outra explicação de nomes das redes sociais? Deixe seu comentário!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!