faceboook

As 20 linguagens de programação mais populares

A Redmonk divulgou uma atualização do ranking das 20 linguagens de programação mais populares no mundo, com as primeiras posições para JavaScript (...)

Autor: Luana Isabelle Carvalho

A área de Tecnologia da Informação está entre as maiores geradoras de vagas de emprego no mercado de trabalho no Brasil e no mundo, criando empregos em diversos setores, entres eles o de programação. Aqui no blog, já publicamos as previsões de salário no ramo de TI para este ano.

Nesse cenário, um aspirante da área tecnológica, seja de sistemas, segurança da informação, ciências da computação, engenharia de hardware ou de software, tem que conhecer pelo menos uma das muitas linguagens de programação existentes no mercado.

Ranking aponta as 20 linguagens de programação mais usadas

As linguagens de programação são bibliotecas de códigos como instruções, funções, métodos e estruturas que permitem ao programador desenvolver sistemas, softwares, programas, aplicativos ou jogos para desktop, smartphones ou web. Existem muitas linguagens e, devido a essa multiplicidade e aos diversos ambientes onde são aplicadas, é comum que haja um questionamento sobre qual a melhor delas.

Levando em consideração essa discussão, a consultoria Redmonk divulgou uma atualização do seu ranking com as 20 linguagens de programação mais populares. Esse levantamento pode facilitar a escolha do profissional pelas linguagens que são mais promissoras e que provavelmente terão mais vagas no mercado de trabalho.

Em 1º lugar no ranking está o JavaScript, sendo seguido pelo Java – a linguagem de programação orientada a objetos, que foi criada em 1990 por um grupo de programadores da Sun Microsystem.

Outro ponto de destaque apresentado pelo levantamento é o crescimento da nova linguagem de programação da Apple, o chamado Swift, que no ranking passado estava na posição 68º, e agora pulou para a 22º mais popular entre os programadores.

Confira abaixo o ranking das 20 linguagens de programação mais populares:

JavaScript

Java

PHP

4º Python

C#

5º C++

5º Ruby

CSS

9º C

10º Objective-C

11º Perl

11º Shell

13º R

14º Scala

15º Haskell

16º Matlab

17º Go

18º Visual Basic

19º Clojure

20º Groovy

Baixe o e-book gratuito Decodificando o Desenvolvedor WEB!

Faça já o download de seu ebook gratuito: Decodificando o desenvolvedor web

Além de explicar as principais funções desse profissional, o e-Book ainda abordará o processo de desenvolver, explicando como é o dia a dia. O e-book gratuito ainda te mostrará  quais ferramentas e quais as principais habilidades que um desenvolvedor web precisa ter para construir uma carreira de sucesso.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!