faceboook

Novo circuito promete dobrar velocidade de conexões sem fio

Um novo circuito, simples e barato, promete o aperfeiçoamento da velocidade de comunicação e transmissão de dados em smartphones e dispositivos móveis.(...)

Autor: Luana Isabelle Carvalho

Um novo circuito, simples e barato, pode resultar no aperfeiçoamento da velocidade de comunicação em smartphones e dispositivos que utilizam da transmissão de dados por meio da comunicação sem fio. Batizado como “Circulator” (“circulador”), a criação vem sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade do Texas e, assim que o projeto for finalizado, será capaz de dobrar a velocidade do tráfego de informações.

O pequeno circuito possibilitaria algo chamado de “comunicação full duplex“, que agilizaria bastante o processo, permitindo a transmissão e recepção de sinais do mesmo canal ao mesmo tempo, diferente da forma que os sistemas de emissão de ondas de rádio funcionam hoje em dia, recebendo e enviando sinais em momentos diferentes para evitar congestionamento, interferências e falhas nas próprias transmissões. Um smartphone, por exemplo, quando conectado à internet, alterna o recebimento e o envio de dados.

O circulador atua como um filtro entre a antena do dispositivo e seus circuitos de rádio, isolando os sinais que entram daqueles que estão sendo enviados para fora. Essa tecnologia já é usada em sistemas de radar, porém depende de ímãs superpotentes e metais raros, o que a torna inadequada, inviável e desproporcional para a aplicação em desktops e smartphones. Diante disso, os pesquisadores depositam sua confiança em materiais comuns para os circuitos, eliminando assim o uso de ímãs, resultando em um material barato, compacto e leve, com apenas dois centímetros, e podendo ser fabricado em um tamanho ainda menor, ideal para a implantação em smartphones e de fácil manipulação para integração em outros dispositivos, necessitando apenas de pequenas mudanças de desenho, conforme afirma Andrea Alù, professor italiano que liderou os estudos.

O desempenho envolve design: são três direções em um caminho circular, responsáveis pela transmissão dos sinais, possibilitando viajar em qualquer um dos três fios condutores, tanto para fora quanto para dentro. O que realmente aprimora são os chamados “resonators” (“ressoadores”), que servem como espaçadores e forçam as ondas a transitarem somente no sentido horário. Assim, quando a antena de um dispositivo sem fio está ligada a um dos fios que conduzem sinais para dentro do círculo, ela isola os sinais que tenham sido recebidos dos que o dispositivo gerou apenas para transmissão interna.

O professor Philip Levis, de Stanford, elogiou os resultados da pesquisa, dizendo ser de bastante relevância no campo de desenvolvimento e um passo importante a ser dado.  “É uma maneira nova de olhar para um problema velho, com alguns bons resultados”, afirma o professor, ressaltando que ainda existem lacunas para preencher até que o trabalho saia da teoria e se torne algo mais prático. E aí está o maior dos desafios: diferenciar o sucesso em um laboratório e conseguir transformá-lo em algo prático e aplicável, que possa ser utilizado para as faixas de frequências cruciais na utilização das redes Wi-Fi, de celulares e outros meios de comunicação. Diante disso, Alù adianta que o circulador pode ser facilmente ajustado a uma ampla faixa de frequências e que está explorando opções para comercializar o design do circuito. A novidade poderia ajudar a simplificar e melhorar a tecnologia que já vem sendo testada por operadoras de telefones celulares europeias e estadunidenses, que também estão combinando software e hardware para permitir ligações de rádio full duplex.

Apesar de ainda se tratar de uma pesquisa, e ainda existir  muito caminho a ser percorrido para chegar até o ponto de ser aplicado em redes Wi-Fi, celular e outros meios de comunicação, é um grande avanço e um passo importante para a comunicação entre conexões sem fio, que assim que aplicada poderá facilitar e simplificar a utilização desses meios.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!