faceboook

Como instalar a ferramenta de backup do Windows Server 2012 R2

Quando sofreu sua remodelagem a partir do Windows Server 2008, a ferramenta de Backup do Windows passou a ter que ser instalada como um recurso adicional.(...)

Autor: Eduardo Popovici

Antigamente, no tempo do Windows Server 2003, utilizávamos a ferramenta NTBackup para ter um mínimo de segurança dos dados sem a necessidade de uma ferramenta de terceiro com um custo mais elevado (não estamos discutindo aqui recursos adicionais das ferramentas de terceiro). A ferramenta de Backup do Windows 2003 já vinha instalada e era bem simples de utilizar. Porém, quando sofreu sua remodelagem a partir do Windows Server 2008, passou a ter que ser instalada como um recurso adicional.

Ela funciona muito bem e está mais rápida e eficiente. Eu particularmente já recuperei certas catástrofes do sistema de forma mais fácil do que imaginei utilizando esta ferramenta. Fiquei surpreso com sua funcionalidade quando usei pela primeira vez. Recomendo o conhecimento desta ferramenta, não só para quem pretende prestar as provas do MCSA e MCSE, mas também para uma questão mais objetiva para o dia a dia.

Para acionar a ferramenta de backup do Windows Server 2012 R2, vá até o Gerenciador do Servidor, Ferramentas e Backup do Windows Server.

Em uma máquina virtual recém-instalada, acionamos a ferramenta de Backup do Windows e é apresentada a mensagem conforme a figura abaixo. Por padrão, a ferramenta de Backup do Windows Server 2012 R2 não vem instalada (na verdade isso já acontece desde o 2008). Este tutorial ensina em poucos passos como instalar a ferramenta de backup do Windows Server 2012 R2.

A ferramenta de backup está embarcada na forma de um recurso (role) do servidor Windows, então para fazermos a instalação vá até o gerenciador do Servidor e no canto direito superior da tela clique em Gerenciar e depois em Adicionar Funções e Recursos. A imagem abaixo vai ajudar com este passo.

Caso seu foco seja ler este tutorial para complementar os estudos para as provas do MCSA, lembre-se que o Backup do Windows Server é um recurso e não uma função. Porém, se o seu caso é implantar a ferramenta e fazer a configuração na prática, apenas siga os passos abaixo.

O assistente será iniciado com a famosa tela de “bem-vindo”, então pressione o avançar para iniciar a instalação do recurso de backup.

 

Nesta segunda janela marque a primeira opção (Instalação baseada em função ou recurso).

Escolha o servidor local ou remoto no qual você pretende fazer a instalação. É importante citar que o Windows Server 2012 R2 permite que você faça a instalação de funções e recursos tanto em servidores locais quanto em servidores remotos devidamente autorizados.

Nesta próxima tela não marque nada e pressione o OK. Antigamente a Microsoft separava as telas de instalação de funções e recursos, porém, agora a primeira tela de escolha de instalações é direcionada para funções e a segunda é para recursos. As telas foram unificadas e quando não quiser instalar nenhuma função apenas não marque nada e pressione o botão Próximo.

Na próxima tela, selecione Backup do Windows Server e pressione o botão Próximo.

Nesta tela você pode ver tudo o que será instalado em uma forma de resumo detalhado. Apenas pressione o Instalar. É muito importante lembrar que dependendo do que for instalado será necessário reiniciar o servidor, então não saia instalando funções e recursos em um servidor em produção sem antes agendar uma janela de manutenção.

Na próxima tela é demonstrado a instalação e o tempo de resposta.

Se você executar a ferramenta de backup do Windows, será possível iniciar o processo de configuração dos agendamentos. Pretendo fazer um post para explicar melhor o funcionamento dos agendamentos de backup, mas optei por não colocar tudo no mesmo lugar para não fica cansativo.

Se gostou, comente. Se funcionou, comente. Se não… comente também! Sua opinião ajuda a melhorar o blog e, logicamente, fornecer conteúdo de qualidade para quem está com problemas.

Esse conteúdo foi postado originalmente no blog da HTBRAZ Connect, em 31 de julho de 2014, e pode ser conferido aqui.

Que tal se especializar em ambientes de redes?

A busca por profissionais certificados em gestão de redes só vem crescendo e você não pode ficar para trás! O curso Windows Server 2012 MCSA da Impacta é perfeito para te transformar em um verdadeiro especialista. Veja o vídeo:
A Impacta possui os melhores os cursos e certificações em redes. Conheça as opções e torne-se um profissional ainda mais qualificado para o mercado de trabalho.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!