faceboook

Como corrigir o erro 407 e 408 no log do DNS

Autor: Eduardo Popovici

Em um belo dia você começa a revisar os logs de DNS e pega um erro como o da imagem abaixo. O estranho é que ninguém reclamou, nem comentou e tudo continua funcionando. Depois de bater um papo com o pessoal do suporte, é relatado que algumas máquinas não resolvem nome nem por decreto. Porém, somente durante um período intermitente e depois passam a funcionar.

Descrição: O servidor DNS não pôde abrir soquete para o endereço [Endereço_IP]. Verifique se este é um endereço IP válido nesta máquina. Se não é válido usar a caixa de diálogo Interfaces em Propriedades do servidor no Gerenciador DNS para removê-lo da lista de IP interfaces. Em seguida, pare e reinicie o servidor DNS. (Se essa era a única interface IP neste computador e o servidor DNS pode não ter sido inicializado como resultado desse erro. Nesse caso remova o valor DNSParametersListen Address na seção do registro e reiniciar serviços.) Se este for um endereço IP válido para esta máquina, certifique-se de que não há nenhum outro aplicativo (por exemplo, outro servidor DNS) sendo executado que tente usar a porta DNS.

Bom, aí vai a solução para os erros 407 408 que podem aparecer nos logs do seu servidor DNS.

01

Visualizador de Eventos

02Propriedades do Servidor

Clique com o botão direito do mouse no seu servidor de DNS e vá até propriedades. Depois acesse a Guia interfaces e valide quais são os IPs que estão setados. Desative os IPs que não são responsáveis pela transmissão do DNS. Proxy DNS e o serviço do servidor DNS não podem coexistir no mesmo host se o host estiver usando a mesma interface e o endereço do protocolo Internet (IP) com as configurações padrão.

Observação: quando um endereço IP é removido da lista interfaces no servidor DNS, o serviço do servidor DNS não responde à consultas DNS que são direcionadas para esse endereço IP. Consultas DNS que precisam ser resolvidas pelo servidor DNS devem ser direcionadas a outras interfaces que o servidor DNS está escutando.

Em caso de dúvidas, acesse o documento oficial da Microsoft sobre esse erro.

Esse conteúdo foi postado originalmente no blog da HTBRAZ Connect, em 22 de agosto de 2013, e pode ser conferido aqui.

Que tal se especializar em ambientes de redes?

A Impacta possui os melhores os cursos e certificações em redes. Conheça as opções e torne-se um profissional ainda mais qualificado para o mercado de trabalho.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!