faceboook

10 erros comuns de um fotógrafo iniciante

Quando se é um fotógrafo iniciante alguns erros cometidos são muito comuns. Você pode conhecer os principais deles aqui para evitá-los. Confira!

Autor: Redação Impacta

Quando uma pessoa compra sua primeira câmera fotográfica de qualidade e inicia sua jornada como fotógrafo iniciante alguns erros são comuns e podem soar até mesmo embaraçosos quando você se tornar um profissional da fotografia. Porém, errar é muito natural e é só  assim que você pode evoluir.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 erros que são normais aos amadores, para que você não se sinta envergonhado e continue aprendendo para se tornar um verdadeiro fotógrafo profissional.

Veja os erros mais comuns para um fotógrafo iniciante:

Web 1 – Nunca utilizar o flash

Muitas pessoas deixam de utilizar o flash em suas fotos, com a simples desculpa de que não gostam de utilizá-lo, pois causam efeitos ruins nas imagens.

Se você também pensa assim, saiba que é você que está usando o flash errado. Sabendo utilizar o tipo adequado de flash para determinado ambiente e ocasião, um mundo de oportunidades é aberto para fazer fotografias com luz.

Web 2 – Utilizar o modo de foco errado

Quando você vai fotografar algo que está acontecendo em sua frente o tempo é essencial. Porém, a única coisa que você não pode corrigir na pós-produção é o foco.

Se você estiver selecionado com o modo de foco errado ou estando no automático é a câmera que buscará sozinha achar o foco, podendo não acompanhar o movimento do que você realmente gostaria de focar.

Este problema pode causar verdadeiras frustrações em suas fotografias. Por isso, é muito importante que você saiba usar o foco de sua câmera e o melhor para isso é consultar o manual de seu equipamento.

Alguns erros como o ajuste de foco são comuns para um fotógrafo iniciante

 Web 3 – O ISO errado

Existem dois problemas que iniciantes no mundo da fotografia costumam cometer em relação ao uso do ISO.

O primeiro é que muitas pessoas costumam deixam sempre o ISO no valor mínimo de 100, que para lugares com bastante luminosidade evita distorções nas cores, porém, para ambientes mais escuros deixam as imagens mais “apagadas”.

O segundo problema é mudar o ISO para o mais alto valor, geralmente de 1600, e acabar esquecendo de trocá-lo ao fotografar em ambientes com luz solar.

O ideal e mais comum para evitar esses erros é sempre controlar o valor do ISO de acordo com o ambiente, sendo ele o último fator que controla a luz durante o clique.

Normalmente, quando se tem bastante luminosidade, baixa-se o iso, e vice versa. É claro, que há ainda a possibilidade de brincar com ISO mais alto, gerando efeitos estéticos diferentes.

 Web 4 – Sempre fotografar em JPG

A maioria dos fotógrafos iniciantes tiram fotos apenas em JPG, pois é mais fácil, já que a própria câmera toma as decisões sobre tratamento de cores, tom, ruído e nitidez. Essa decisão, porém, acaba deixando o trabalho de pós produção mais limitado.

Mudar o formato de fotografia para RAW pode ser mais difícil, pois deixa a imagem mais “crua” no momento do clique, permitindo que você ajuste com mais precisão as cores, nitidez e cores.

Talvez o mais recomendável seja ajustar a câmera para fotografar em RAW e JPG ao mesmo tempo, permitindo que você veja a verdadeira diferença entre os 2 disparos.

 Web 5 – Desconhecer e não utilizar o Bulb Mode

Muitos que gostam de fazer fotos noturnas acabam se frustrando, pois não conseguiam controlar a intensidade de luz, já que abertura do obturador não passava mais do que 30 segundos.

O que poucos sabem é que a função Bulb, muitas vezes identificada como “B”, é capaz de permitir que o fotógrafo defina o tempo de abertura do obturador, garantindo fotografias noturnas ainda mais incríveis.

 Web 6 – Não fazer Backup

Este talvez seja o erro mais embaraçoso, porém ainda é comum.

Muitas pessoas fazem suas fotografias e acabam esquecendo-se de fazer um backup e por um simples erro acabam perdendo todas as imagens.

Para que você não corra esse risco é importante fazer periodicamente um backup, passando suas fotografias preferidas para computadores, HDs, pen drives ou até fazendo upload em serviços de armazenamento em nuvem.

 Web 7 – Escolher a lente errada

A escolha da lente é extremamente importante, sendo necessário que leve em consideração sempre as suas necessidades e para o que pretende utilizar a câmera. Lentes zoom permitem que o fotógrafo aproxime do objeto que deseja fotografar sem ter que se mover.

Outra vantagem é a economia de espaço, já que a opção carrega diversas lentes em uma só. Porém, as lentes fixas, apesar de não permitirem que o fotógrafo se aproxime das cenas com o movimento da lente, são capazes de ter uma abertura de diafragma muito maior do que lentes zoom.

 Web 8 – Ficar sem bateria e/ou espaço na memória

Esses podem parecer erros básicos, mas mesmo assim não muito comuns a qualquer fotógrafo iniciante. Para evitar ao máximo essas surpresas desagradáveis, é essencial que você verifique se as baterias estão totalmente carregadas e sempre ter em mãos uma bateria reserva.

Já para não correr o risco de ficar sem espaço, é imprescindível que você tenha um cartão de memória sempre com a certeza de que o espaço vazio é mais do que o suficiente para armazenar a quantidade de fotos que você pretende fazer. Ter sempre um cartão reserva também é uma cautela muito importante.

 Web 9 – White Balance (Balanço de Branco) desligado

É comum aos iniciantes deixarem a câmera definida em AWB (Auto White Balance), a opção automática do balanço do branco. Esse erro pode causar fotografias realmente ruins, deixando um tom azulado, alaranjado ou esverdeado nas imagens.

Quando começar a utilizar o equilíbrio correto na função, você verá a enorme diferença na cor e na qualidade de suas fotos e não parecerá amador nunca mais.

 Web 10 – Software gratuito de edição

Muitas vezes o fotógrafo iniciante faz fotos boas e com qualidade, porém ao passar a um software livre de edição, acaba perdendo nitidez e qualidade, sem saber o que fazer depois com a imagem.

Para que você não sofra com isso, o ideal é que faça o backup das imagens e obtenha um programa de edição adequado, como o Photoshop.

E aí, pronto para evitar esses erros e fazer fotos cada vez mais incríveis? Deixe seu comentário!

Baixe agora o e-book gratuito - Como começar a carreira de fotógrafo profissional

Baixe agora o e-book gratuito e saiba como começar a carreira de fotógrafo profissional

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!