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Matriz BCG: como ela influencia nas decisões?

Com a matriz BCG você saberá quais produtos deverá priorizar para aumentar os lucros e os resultados do seu negócio. Entenda tudo e saiba como aplicá-la!(...)

Autor: Redação Impacta

planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para empresas de variados tamanhos e segmentos. Além de nortear sobre as estratégias mais adequadas para alcançar os objetivos do negócio, ele também é um importante indicador de resultados.
Outro aliado valoroso na avaliação de performance é a matriz BCG. Embora esse método tenha sido criado em 1970 pela empresa de consultoria Boston Consulting Group (por isso o nome BCG), ele ainda é bastante válido no contexto atual de negócios.
A matriz BCG considera o ciclo de vida dos produtos ou serviços: eles serão lançados no mercado, vão amadurecer, crescer e deixarão de existir em algum momento. Portanto, quanto antes a empresa tiver uma percepção clara sobre as soluções que precisam ser suspensas do mercado, por exemplo, maiores serão as chances de aumentar os seus resultados.

O que é matriz BCG

Apesar de simples, essa metodologia é poderosa para analisar o portfólio de produtos e serviços da organização. A matriz BCG ajuda a ter clareza sobre a direção para qual é preciso direcionar esforços com o objetivo de potencializar o retorno. Afinal, tem sempre aqueles produtos e serviços que exigem um investimento menor em marketing, mas que proporcionam uma receita muito mais satisfatória.
Na prática, é possível colocar na balança todas as soluções oferecidas pelo negócio e constatar qual delas é mais rentável e merece um investimento maior. Além disso, a empresa também consegue visualizar quais produtos têm exigido muitos esforços, mas não apresentam resultados.

Para que serve

A matriz BCG é muito útil para aumentar a lucratividade do negócio, pois com essa técnica é possível priorizar corretamente os produtos e serviços certos. É muito comum as empresas perderem oportunidades de aumentar o seu ROI (retorno sobre investimento) por negligenciar os produtos que realmente merecem destaque.

Para o negócio crescer exponencialmente, é necessário tomar as decisões certas sobre aplicações de recursos. Por isso a matriz BCG é tão valiosa, pois ela serve exatamente para conduzir a empresa nesse tipo de decisão — especialmente com a chegada do marketing digital, que exige alterações constantes nas estratégias de vendas.

Como aplicar a matriz BCG no planejamento da empresa

Na matriz BCG é preciso ponderar dois aspectos centrais: o percentual de crescimento do mercado e a taxa do crescimento em vendas. Na representação gráfica existem quatro quadrantes denominados como: estrela, ponto de interrogação, vaca leiteira e abacaxi.
Cada um deles representa um tipo de produto oferecido pela organização:

  • no quadrante Estrela estão os produtos que geram muito resultado para o negócio, mas que também exigem altos investimentos em vendas. Eles têm alto crescimento no mercado e alta rotatividade. Em resumo, esses produtos oferecem lucros altos, mas também exigem investimentos significativos;
  • o ponto de interrogação simboliza aquele produto que ainda não foi validado e, por isso, ainda é um enigma para o negócio. Na maior parte das vezes, são produtos inovadores que ainda não estão no mercado ou acabaram de ser lançados;
  • no espaço nomeado como vaca leiteira estão os produtos que todas as empresas almejam ter: aqueles que geram excelentes margens de lucro e não necessitam de altos investimentos. São produtos que praticamente “se vendem sozinhos” no mercado, pois já têm autoridade construída e alta receptividade do público;
  • no espaço caracterizado com abacaxi estão os produtos que não geram um retorno positivo e, por isso, necessitam de uma análise mais criteriosa para descobrir se vale a pena ou não que eles sejam mantidos no portfólio do negócio.

Para descobrir o valor de crescimento dos produtos, liste todos os produtos e serviços oferecidos. O próximo passo é levantar o volume de vendas de cada um. Outro ponto que precisa ser avaliado na aplicação é a taxa de crescimento do mercado, ou seja, os dados do negócio.
Sendo assim, se o mercado estiver em expansão, mas os produtos não vendem, eles podem ser considerados “abacaxis”. É válido ressaltar que a metodologia deve ser avaliada frequentemente, pois o mercado é muito dinâmico. Por esse motivo, inserir a matriz BCG no planejamento é um excelente ponto de partida. Ela deve ser avaliada periodicamente a fim de que se encontre as melhores estratégias para os produtos.

Quais são os benefícios de utilizar a matriz BCG

Qualquer empresa pode utilizar esse método

Tanto empresas grandes quanto pequenos negócios podem se beneficiar da aplicação dessa metodologia. Ou seja, se a organização já for consolidada no mercado e tiver vários produtos, será muito válido utilizar a matriz BCG para obter maior clareza sobre o seu portfólio. Contudo, empresas iniciantes com recursos limitados, que precisam decidir em que pontos focar o investimento, também precisam desse método para direcionar a tomada de decisão.

Aumento do ROI

Outra vantagem desse método é que, ao investir na constatação dos produtos mais rentáveis para a empresa, é possível aumentar consideravelmente a lucratividade do negócio. Afinal, após essa apuração, as soluções que demandam menor esforço e oferecem uma margem de lucro maior podem ser priorizadas.

Decisões acertadas

Ainda que seja uma estratégia simples e antiga, é inegável o poder que a BCG tem para auxiliar a empresa na tomada de decisões para o negócio. Ao aplicar essa técnica na análise do portfólio, a organização terá total clareza das atitudes que precisam ser adotadas para melhorar o desempenho da empresa.
Assim como alguns conceitos de marketing passaram por transformações para serem utilizados no contexto atual, o mesmo pode ser feito com as ferramentas utilizadas. O mercado está sempre mudando, cada vez mais surgem novas tendências e somente as empresas que se adaptam rapidamente conseguem sobreviver neste cenário.
Por essa razão, a avaliação contínua da estratégia de marketing, bem como dos produtos e serviços, é indispensável. A matriz BCG se encaixa perfeitamente nessa realidade, pois pode ser aplicada em várias empresas e propõe exatamente isso.
Certamente, as empresas que se destacam no segmento de atuação são aquelas que percebem as mudanças necessárias, mas, sobretudo, que tomam as atitudes corretas em relação a elas.
Sendo assim, perceber o que precisa ser feito com a matriz BCG é essencial, mas nenhuma mudança será efetiva se as medidas primordiais não forem de fato realizadas. Lembre-se que o poder de ação faz toda a diferença no sucesso do negócio!
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