faceboook

O que é Arduino e como utilizá-lo na programação de robôs?

Saiba o que é Arduino, a plataforma que está popularizando a programação e desenvolvimento de soluções em hardware e robótica.

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

O avanço da computação quântica e a criação de componentes eletrônicos cada vez menores estão levando a uma era onde pequenos chips podem carregar ferramentas poderosas.

Isso está levando a uma ascensão de projetos de robótica e automação que usam pequenos dispositivos chamados Arduino.

Para se inteirar melhor desse mundo de possibilidades é preciso aprender mais sobre o que é Arduino e o que ele é capaz de fazer.

Pensando nisso esse post falará mais sobre essa plataforma que é muito popular entre profissionais e amadores do ramo de robótica e automação que desejam construir dispositivos próprios para realizar múltiplas tarefas.

Vamos falar sobre o que é Arduino, suas vantagens, como programar nele e seu uso em robótica. Ficou interessado? Então boa leitura!

Saiba o que é Arduino

O Arduino é um dispositivo criado em 2005 com a ideia de trazer popularidade no desenvolvimento de soluções de hardware. Para isso, o dispositivo precisava ser barato, funcional e fácil de ser programado.

Dessa forma o Arduino se transformou na opção para estudantes, profissionais e amantes que querem implantar uma solução prática para pequenos problemas do dia a dia.

O Arduino se baseia no conceito de hardware livre ou open source. Isso quer dizer que seu projeto é disponibilizado publicamente e de forma gratuita.

Os resultados práticos dessa medida se traduz em várias empresas produzindo dispositivos Arduino em massa. Isso ajuda a popularizar a plataforma e a fomentar a comunidade que produz conteúdo para esses hardwares.

Os hardwares livres podem ser projetos de diferentes aparelhos eletrônicos. O

Arduino é uma controladora multiuso em uma placa única. Ela possui controlador, algumas linhas de entrada e saída, uma interface serial e outra USB.

A placa pode ser conectada a outros dispositivos. O mais comum é uma extensão de rede para fazer aplicações inteligentes que se conectem a outros dispositivos comumente usado na internet das coisas.

Vantagens do uso de Arduino

O Arduino não é uma plataforma popular atoa. Ele é amplamente usado por várias pessoas já que possui vantagens em relação aos hardwares proprietários.

A seguir listamos as principais vantagens dessa plataforma.

Custos reduzidos de produção do hardware

O grande objetivo dessas plataformas é a popularização e adoção em massa por parte dos usuários. Para isso, os projetos precisam ser montados levando em consideração o baixo custo de componentes e a facilidade de construção.

O Arduino consegue entregar um bom desempenho para uma série de tarefas a um preço acessível para a maioria das pessoas.

O fato de ser um projeto livre, faz com que várias fabricantes produzam Arduino em massa aumentando a competição e, consequentemente, abaixando ainda mais os preços.

Alta customização

O Arduino pode ser acoplado com diferentes tipos de placas e hardwares, incluindo outros Arduino. Ele suporta a instalação de sensores de diferentes tipos e a integração com processos mecânicos muito usados na robótica.

O resultado é uma infinidade de sistemas que são criados para os mais diferentes usos como videogames, automação residencial, relógios etc.

Documentação ampla e gratuita

A documentação oficial do projeto não é restrita para as empresas que fabricam os componentes. Os usuários que quiserem saber cada detalhe do Arduino podem consultar toda a documentação disponível.

Além disso, várias documentações extras são criadas por outros usuários do Arduino. Tutoriais, manuais, exemplos de uso, páginas web entre outras formas de conhecimento são disponibilizadas para o público geral.

Baixo custo de desenvolvimento

O custo de desenvolvimento pode ser bastante reduzido por causa de vários projetos prontos que são encontrados na internet.

O usuário economiza tempo projetando e foca somente na implementação de fato do sistema e dos componentes que ele requer.

Grande suporte da comunidade

Por ser um sistema baseado em liberdade, há o sentimento de colaboração entre os usuários e não de competição estratégica.

Por esse motivo a comunidade está empenhada em oferecer suporte e ajuda para usuários que estão desenvolvendo seus projetos usando Arduino.

A ajuda é posteriormente transformada em documentação que será consultada por outros usuários do futuro.

O Arduino pode ser usado para programação de robôs

Como o Arduino é usado para programação de robôs

O Arduino é uma porta de entrada para aqueles que desejam aprender robótica. Seu uso está sendo difundido no Brasil e no mundo por meio das salas de aula.

Os alunos estão aprendendo programação, eletrônica, mecânica e outras áreas afins construindo na prática projetos que usam o Arduino como dispositivo principal.

Isso por que o Arduino pode ser conectado a uma gama de periféricos. Sua placa possui conectores tanto analógicos quanto digitais. Os conectores analógicos são usados para instalar sensores usados em robôs como medidor de temperatura, giroscópio, sensor de luminosidade, umidade etc.

O resultado disso são projetos que integrem tanto a parte mecânica e eletrônica quanto a parte lógica de programação de sistemas.

comunidade do Arduino, disponibiliza uma lista com mais de 150 projetos de robótica que utilizam suas placas.

Todos os projetos são do tipo “faça você mesmo” e contam com a mais variada gama de peças, desde componentes que são achados prontos para comprar até outros que usam impressoras 3D.

Há projetos muito interessantes como braços mecânicos, carrinhos autônomos, impressoras, plotters e até drones.

Qual linguagem de programação é usada no Arduino?

Uma das grandes vantagens é que a programação usada na plataforma é o C/C++, uma das linguagens mais populares do mundo.

Tudo que o usuário precisa é baixar uma IDE de programação do próprio site do Arduino e instalar em um computador. A IDE é uma interface de desenvolvimento para escrever programas que serão instalados dentro da memória do Arduino.

Ela pode ser instalada em vários sistemas operacionais diferentes.

Programar para Arduino é muito mais simples que programas de computador e não exige que o usuário tenha profundos conhecimentos em linguagem de programação.

Aprender mais sobre Arduino certamente será um diferencial para as pessoas, ainda que não seja a sua profissão principal.

Pois programar controladores para fazer algumas tarefas do dia a dia apresentará um aumento de produtividade e redução de custos.

Gostou do nosso post sobre o que é Arduino? Então, compartilhe nas redes sociais o nosso conteúdo para que seus amigos também conheçam mais sobre essa tecnologia. Até a próxima.

2 Comentários

  1. Boa tarde.
    Gostaria de saber as datas de cursos para arduino.

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Marco Aurélio. Muito obrigado pelo interesse. No momento não estamos com turmas abertas para o Curso de Arduíno, mas assim que tivermos novidades você será o primeiro a saber! Abraços.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!