faceboook

Conheça a Linguagem Python e saiba como usá-la!

Com rápida curva de aprendizado, a Linguagem Python já caiu nas graças de programadores experientes e iniciantes. Saiba porque e conheça o Python aqui!(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Todo programador iniciante vive o dilema de qual linguagem de programação ele deve se especializar em sua carreira. As opções são muitas e se aprofundar em todas elas é uma tarefa quase impossível. Um estudo do Coding Dojo, entretanto, identificou que as três tecnologias de programação com mais demandas no mercado são: Java, Python e Javascript.
Porém, a linguagem Python foi a única das três que teve um aumento de demanda no ano de 2018.
Isso mostra que o Python está ganhando muita popularidade entre os programadores e, pensando nisso, criamos esse post para falar mais sobre essa linguagem e tentar entender a grande adesão de programadores.
Vamos falar sobre o que é, suas vantagens e as principais profissões que estão adotando o Python como linguagem principal. Ficou interessado? Então boa leitura!

O que é a linguagem Python?

Python não é uma linguagem nova. Foi criada em 1991, mas somente de uns anos pra cá é que sua popularidade explodiu. Um dos motivos é o aumento do desenvolvimento de aplicações web, pois Python possui um framework poderoso e robusto que permite um desenvolvimento rápido de websites.
O principal objetivo da linguagem Python é estimular produtividade e legibilidade de códigos. Ela é conhecida por sua velocidade e pelo seu estilo compacto de escrever. Com poucas linhas de código é possível criar muitas funcionalidades.

A linguagem faz uso de baixa quantidade de palavras reservadas no código, uso de indentação para marcar blocos de comandos e possui um coletor de lixo automático que gerencia a memória para os programadores. Todas as suas funcionalidades são desenvolvidas para facilitar a vida do desenvolvedor.

7 vantagens de usar Python

O Python possui muitas vantagens e isso pode ser confirmado ao olhar o número de pessoas e empresas que adotam essa linguagem. A alta demanda por profissionais de Python já pode ser considerado uma grande vantagem, mas vamos falar exclusivamente das suas diferenças entre as outras tecnologias de programação.

1. Fácil aprendizado

Com apenas algumas noções de pseudocódigo e lógica de programação, um programador iniciante já consegue fazer operações usando o Python. Isso porque a linguagem não exige que a pessoa saiba conceitos abstratos de programação como classes e objetos para escrever seu código.
Python é uma linguagem interpretada e pode ser facilmente executada em linha de comando. Existem cursos de aprendizado para programar em Python que ajudam a dar o pontapé inicial.

2. Simples de programar

A quantidade de código usada em uma função em Python pode ser entre 3 e 5 vezes menor do que os códigos feitos em Java. Esse número sobe para entre 5 e 10 vezes quando se trata de C++.
Ou seja, poupa-se muito tempo programando em Python e a quantidade menor de código também diminui as chances de ocorrerem erros.

3. Sintaxe intuitiva

A sintaxe de programação é muito intuitiva e causa menos confusão ao programador. Por exemplo, não é necessário ficar abrindo e fechando chave toda vez que uma nova função for definida. O Python possui regras simples que facilitam a vida de quem escreve o código.
Outro exemplo é a definição de que o comando sempre termina quando quebra a linha de código.

4. Documentação extensa

A linguagem Python possui uma comunidade muito ativa que produz e traduz muito conteúdo para outros usuários. Existem muitos livros, tutoriais e manuais de como usar a maioria das bibliotecas criadas para a linguagem.

5. Open source

A maioria das bibliotecas disponibilizadas são open source. Isso permite uma inserção maior dos programadores em uma área de aplicação específica como desenvolvimento web ou análise de dados, por exemplo.

6. Modularização

O Python possui uma grande capacidade de empacotamento que permite que módulos sejam reaproveitados e frameworks sejam construídos. Isso economiza tempo e o programador ganha qualidade de serviço ao usar módulos que já foram testados e validados por outros usuários.

7. Multiplataforma

A linguagem Python funciona em diferentes plataformas desde que seu interpretador esteja instalado. Em outras palavras, o Python tem a capacidade de funcionar com vários sistemas e processadores diferentes.
A linguagem também é multiparadigma. Ou seja, os programadores podem desenvolver códigos para vários tipos de ambientes diferentes como aplicações móveis, web, desktop etc.

Principais profissões que usam Python

A linguagem Python é usada para modelagens de problemas e desenvolvimento de aplicações complexas que envolvem conhecimento em outras áreas, além da programação como processamento de linguagem natural.
A seguir, mostraremos as principais profissões que usam o Python como linguagem principal de desenvolvimento.

Cientista de dados

cientista de dados lida com questões informacionais dentro da empresa, usando os dados para múltiplas finalidades. Seu principal objetivo é entender um fenômeno que os dados coletados representam. Para isso, ele precisa modelar e tratar os dados à disposição para encontrar uma resposta.
A linguagem Python oferece bibliotecas para lidar com modelos estatísticos, fazer regressões lineares, plotar gráficos na tela e usar expressões regulares facilmente para identificar padrões em textos.

Desenvolvedor web

Python é uma linguagem muito popular entre os desenvolvedores back-end. Isso porque possui um framework próprio para desenvolvimento web chamado Django que é muito popular entre os desenvolvedores.
Esse framework facilita muito a vida do programador, já que, com apenas alguns poucos cliques e algumas linhas de código, é possível colocar um site no ar. Depois, é só ir personalizando até chegar no produto final.

Engenheiro de inteligência artificial

A opção número um para desenvolvimento de IA e Machine Learning é o Python. Isso porque a linguagem está na vanguarda das técnicas para implementar soluções para essas áreas. As bibliotecas mais relevantes para a área são disponibilizadas primeiramente para o Python.
A tecnologia possui ótimas bibliotecas para implementação de várias aplicações dos engenheiros em inteligência artificial. O NumPY, PyBrain e o Scikit-learn são alguns exemplos que facilitam a vida dos programadores.
Enfim, podemos perceber que a linguagem Python possui todas as características que os programadores experientes e novatos desejam. Com a ajuda da comunidade, que aprimora os recursos dessa linguagem todos os dias, a tendência é que seja cada vez mais usada em diferentes projetos.
Aprender todos os recursos do Python certamente será uma vantagem competitiva para aqueles que querem se consolidar no mercado de trabalho.
Aprendeu mais sobre a linguagem Python e ficou interessado em nossos cursos que usam essa linguagem? Então, não deixe de entrar em contato conosco para saber mais. Até a próxima!

4 Comentários

  1. Elisaudo disse:

    Artigo muito esclarecedor. Parabéns!!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!