faceboook

Benefícios do EAD para sua empresa!

Treinar os seus colaboradores pode ser muito mais fácil e eficiente com os benefícios do EAD. Entenda quais são eles aqui!

Autor: Redação Impacta

ensino a distância nos permite estudar e trabalha sem prejudicar uma das coisas, pois com ele podemos criar horários de estudo que não atrapalhem o tempo de trabalho, além de podemos acompanhar as aulas com muita facilidade por meio da tela de um notebook. Desse modo, os benefícios do EAD podem ajudar a sua empresa a conquistar muito sucesso.  
Assim, neste post, vamos mostrar como a EAD beneficia as empresas. Confira conosco! 

1. Contribui para a valorização dos funcionários

Um dos benefícios mais importantes do ensino a distância é que ele contribui para a valorização dos funcionários. Com essa oportunidade os empregados vão se sentir mais capacitados e terão mais motivação para trabalharem na empresa.
Com a valorização dos funcionários a organização ganhará mais credibilidade no mercado, uma vez que os clientes terão serviços com mais qualidade, já que os colaboradores estão mais capacitado para oferecer o melhor. Além disso, a empresa será visada por outros trabalhadores que da mesma forma desejam ser reconhecidos.

2. Apresenta novos formatos de aprendizagem

O ensino a distância, além de contribuir para a valorização dos funcionários, também apresenta novos formatos de aprendizagem. Não é vantagem investir recursos em uma forma de ensino tradicional que venha apenas trazer certificado para as pessoas, sem capacitá-las realmente para se destacarem na competitividade do mercado.
Com o EAD temos uma plataforma cheia de recursos tecnológicos que visam lhe oferecer a melhor abordagem pedagógica para que o ensino-aprendizagem venha de fato trazer resultados. Por exemplo, a vídeoaula permite que o aluno veja o conteúdo que tem dúvidas quantas vezes for necessário, até que ele tenha aprendido a matéria.

Isso é fruto da inovação dos tempos modernos para beneficiar a sua empresa. Também podemos mencionar o fato de que por meio de um simples aparelho celular os funcionários podem acompanhar tanto conteúdos quanto diversas formas de exercícios para que a conciliação entre os estudos e o trabalho seja possível.

  principais benefícios do EAD para sua empresa

3. Reduz os custos da empresa

Outra vantagem do ensino a distância é que essa modalidade de ensino reduz significativamente os custos da empresa. No modo presencial, os gastos são mais elevados, uma vez que é preciso levar em consideração os custos com a aula do professor, o local para a ministração do curso, os gastos com transporte etc. 
Por outro lado, com o EAD a sua empresa terá mais economia e poderá investir na capacitação de muitos colaboradores. A mensalidade do curso é mínima comparada com a outra forma de ensino, o que torna possível o investimento mesmo com poucos recursos inicialmente. 

4. Permite mais acessibilidade e flexibilidade

O ensino a distância também permite mais acessibilidade e flexibilidade, o que é uma grande vantagem para a sua empresa. Os funcionários podem realizar os cursos de qualquer lugar com um dispositivo que tenha acesso à internet. Isso é positivo para a organização porque não precisa disponibilizar tempo durante o expediente para que o empregado se desloque até a escola.
Os funcionários podem acompanhar as aulas durante o tempo livre, sem comprometer as necessidades da empresa. Por exemplo, alguns podem se dedicar na hora do almoço, outros nos fins de semana e no período da noite. O importante é que todos os cursos estão disponíveis para acesso às 24 horas do dia.   
Dessa forma, a sua empresa terá funcionários mais bem preparados sem comprometer a execução do trabalho atual até a finalização dos estudos.   

5. Estimula a autoaprendizagem 

A empresa que tem o propósito de estimular a autoaprendizagem dos seus colaboradores com certeza será bem-sucedida no mercado, podendo oferecer serviços com mais qualidade para os seus clientes. Com isso, temos a EAD como uma ótima oportunidade para ajudar na realização desse objetivo. 
A educação a distância demanda a construção da autonomia do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Ele não terá um professor dizendo tudo o que ele precisa aprender o tempo todo. O estudante necessita buscar o conhecimento por meio de pesquisas e deve usar a criatividade para montar, por exemplo, grupos de estudos.
A empresa dará a oportunidade para que o empregado adquira novos conhecimentos, mas ele deve ir em busca de outros cursos para se aperfeiçoar e se aprofundar ao longo do tempo. Dessa forma, o funcionário vai aprender a ter autonomia para crescer dentro da empresa, profissionalmente.    

6. Contribui para a integração e engajamento de funcionários na empresa

Sabemos a importância de a empresa buscar realizar a integração para inserir os novos funcionários no ambiente de trabalho. No entanto, quando isso não é feito da melhor forma o resultado desse processo não será bom e trará prejuízos para a organização.
E nesse momento que podemos destacar novamente os benefícios do EAD para que a empresa tenha sucesso nessa tarefa. Com essa modalidade de ensino podemos usar uma plataforma online para disponibilizar informações sobre como funciona a logística da organização, como lidar com os clientes, como exercer cada função etc. 
Ademais, o EAD é vantajoso porque contribui para o engajamento de colaboradores. Como já mencionamos isso é uma forma de valorizar o trabalho do profissional, dando lhe oportunidade de crescer em sua área. Ele terá acesso à conteúdos personalizados e linguagem mais atrativa que certamente o fará mais motivado par atuar na empresa. 
Com isso, os riscos de perder o profissional para a concorrência será muito menor, uma vez que a sua organização oferece as melhores oportunidades para que ele tenha motivação e sinta prazer por contribuir com a sua atuação para a instituição.  

7. Aumenta a produtividade no trabalho

Por fim, outro benefício do EAD para a sua empresa é que ele aumenta a produtividade dos colaboradores no trabalho. Isso porque diante de todos os recursos tecnológicos que o ensino a distância disponibiliza para os seus alunos, é possível termos a padronização do conhecimento e maior retenção dos conteúdos. Assim, os funcionários vão estar capacitados para realizar o trabalho com mais eficiência.
Portanto, vimos neste post quais são os principais benefícios do EAD para a sua empresa. Aprendemos que essa modalidade de ensino permite mais acessibilidade e flexibilidade, assim como reduz os custos da empresa. É útil que você tente mostrar para organização a qual trabalha todas essas vantagens. 
Então, gostou do nosso texto? Agora assine a nossa newsletter e receba novos conteúdos em seu e-mail!   

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!