faceboook

Conheça agora 9 maneiras de ganhar PDU's

Para manter ou conquistar a certificação PMI é fundamental que o gestor de projetos saiba como ganhar PDU's. Separamos algumas dicas para te ajudar!(...)

Autor: Redação Impacta

No meio empresarial, é cada vez mais comum vermos gestores pensando em estratégias para ganhar PDU’s e, assim, manter ou conquistar a certificação PMI, que atesta que o profissional tem experiência e formação para gerenciar projetos.

Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse assunto e não têm plena certeza de como funcionam e do que são os PDU’s. Pensando nisso, desenvolvemos este post, que explicará o que são PDU’s e apresentará uma série de maneiras para conquistá-los. Então, se você quiser ficar bem informado sobre o assunto, basta seguir a leitura.

O que são PDU’s e quais são as suas classificações?

A sigla PDU significa Professional Development Units, que pode ser traduzida para a Língua Portuguesa como unidades de desenvolvimento profissional. Desse modo, os profissionais podem acumular esses itens e, assim, obter uma certificação PMI sem fazer a prova ou, então, manter o seu título, sem precisar renová-lo.

Para garantir a recertificação, a cada três anos de trabalho como gestor de projetos, devem ser acumulados 60 PDU’s. Para isso, é necessário que sejam realizadas atividades de complementação profissional, que demonstrem que o gestor segue se atualizando e capacitando-se para desenvolver projetos.

Existem seis categorias de PDU’s que podem ser obtidos:

  • categoria A: cursos oferecidos por provedores autorizados;
  • categoria B: educação continuada;
  • categoria C: estudo autodirigido;
  • categoria D: desenvolvimento de novos conhecimentos sobre gerenciamento de projetos;
  • categoria E: participação em trabalhos voluntários;
  • categoria F: tempo de trabalho como gerente de projetos.

Apesar de ser um pouco difícil e trabalhoso juntar PDU’s, essa atividade não deve ser vista como uma obrigação, mas como uma necessidade de se manter sempre atualizado no mercado e com as competências indicadas para o atual momento. Afinal, novidades surgem a todo instante no meio empresarial, e o gestor tem a obrigação de acompanhá-las.

Agora que você já sabe o que são PDU’s e quais são as suas classificações, deve estar se perguntando como ganhá-los, não é mesmo? Veja nos tópicos a seguir.

Saiba 9 maneiras de ganhar pdus

Quais são as maneiras de ganhar PDU’s?

As principais maneiras de ganhar PDU’s são as seguintes:

1. Contabilize seu horário de trabalho

Quem trabalha como gerente de projetos pode obter até 25% de seus PDU’s apenas registrando as suas atividades profissionais. A cada três anos, é possível registrar até 15 PDU’s. Essa é a maneira mais fácil de conquistar as unidades, pois basta estar empregado e realizar o seu trabalho.

Vale destacar, no entanto, que não é necessário estar empregado para conquistar PDU’s, pois essa é apenas uma das diversas formas de conquistar as unidades. Portanto, profissionais que estão desempregados ou estudantes que estão se preparando para obter sua certificação PMI podem acumular pontos de outras maneiras, que não a contabilização do horário de trabalho.

2. Responda questionários da PMI

A PMI disponibiliza uma série de questionários em seu site, que podem ser respondidos e convertidos em PDU’s. Assim, pagando US$ 15,00 e acertando 70% das perguntas de cada teste, é possível acumular até 2 PDU’s.

3. Ouça podcasts

O reprodutor de mídia PDU Podcast apresenta uma série de programas que abordam assuntos variados sobre gestão. Assim, ouvindo os materiais periodicamente, também é possível acumular PDU’s. Para isso, é necessário assinar o serviço. Vale ressaltar que não existe limite de PDU’s acumulados por esse meio.

Também existem podcasts gratuitos, mas esses apresentam um limite de 15 PDUs a cada 36 meses.

4. Assista a filmes

Pagando a quantia de US$ 500,00, membros da PMI podem participar do Projeto Filme: Uma Aplicação Prática do Guia PMBOK. Assim, basta assistir aos filmes selecionados e acumular até 15 PDU’s por cada reprodução exibida na plataforma.

5. Registre seus cursos acadêmicos

Cursos acadêmicos, como graduações, pós-graduações, mestrados e doutorados, desde que relacionados à gestão de projetos, também podem gerar PDU’s. Desse modo, apresentando diplomas ou comprovantes de matrícula, é possível acumular até 15 PDU’s por semestre cursado nas instituições de ensino.

6. Aposte em trabalhos voluntários

Quando você presta serviços voluntários de gestão em programas de finanças, marketing ou filiação da PMI, pode obter PDU’s como forma de reconhecimento e incentivo pela realização desse tipo de trabalho. Até 20 PDU’s podem ser obtidos por meio da prestação de serviços não remunerados, desde que eles estejam voltados à área de gestão.

7. Publique artigos

Você também pode acumular PDU’s por disseminar conhecimentos na área de gestão. Para isso, é possível ser autor ou coautor de artigos publicados em jornais ou revistas referenciados na área. Quando você é o autor principal, recebe 30 PDU’s e, se for coautor, 26 PDU’s.

8. Faça um estudo autodirigido

A aprendizagem autodirigida é realizada por meio de pesquisas, sessões de coaching, leitura de livros e jornais, acesso a conteúdos diversos sobre gestão etc. Tudo isso precisa ser registrado em artigos, livros ou vídeos, podendo gerar até 15 PDU’s a cada três anos.

9.  Invista em cursos

O Grupo Impacta Tecnologia oferece cursos que podem ser utilizados para ganhar PDU’s. Exemplos são os cursos “Scrum – Gestão e Desenvolvimento Ágil de Projetos” e “Cobit 5 – Foundation”.

O curso de Scrum é totalmente online e recomendado, principalmente, para quem deseja aprimorar o seu trabalho de gerenciamento de equipes, por meio da ferramenta Scrum. O ministrante do curso é o renomado profissional Eduardo Rodrigues Sucena.

Já o curso Cobit 5 é online e ao vivo, abordando questões sobre a governança empresarial e o gerenciamento de TI, analisando o suporte framework COBIT.

Agora você já sabe como ganhar PDU’s! Então, basta colocar em prática as nossas dicas e, assim, conquistar mais pontos para ganhar a sua certificação PMI sem precisar fazer provas ou, então, para mantê-la, descartando a necessidade de fazer uma prova de recertificação quando o período de validade do seu diploma atual estiver próximo do vencimento.

Se você gostou dos cursos de que comentamos e que são oferecidos no Grupo Impacta Tecnologia, não deixe de entrar em contato conosco. Temos a certeza de que você gostará dos nossos programas e acumulará não só PDU’s, mas muito conhecimento útil para o seu dia a dia de trabalho!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!