faceboook

Afinal, por que aprender a diagramar usando o Adobe InDesign?

Já pensou em criar sites, layouts, e-books e materiais gráficos? Pois então, o Adobe InDesign é uma ferramenta que você vai ter que conhecer. Confira!(...)

Autor: Redação Impacta

Se você está iniciando uma carreira ou pensando em mudar de área, talvez esteja na hora de começar a investir em cursos para melhorar o seu currículo ou para aprender uma habilidade nova.

Para quem tem criatividade e vontade de atuar na área de design, saiba que um curso de diagramação no Adobe InDesign pode ser a saída ideal para você. Esse software é utilizado para criar materiais gráficos de qualidade, que podem ser impressos ou digitais — eles são muito usados em empresas de marketing e editoras de livros, por exemplo.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post trazemos 7 razões para que você comece agora mesmo um curso de diagramação no InDesign para construir a tão sonhada carreira. Boa leitura!

Diversas aplicações

O InDesign foi lançado em 1999 pela Adobe e substituiu o Adobe PageMaker. A ferramenta tem diversas aplicações para criar documentos em formato PDF, PNG e HTML e é amplamente utilizada no mundo do design para criação de e-books, revistas, livros e jornais por agilizar o trabalho de formatação do texto e de adição de imagens.

Atualmente, os e-books são muito utilizados também pelo marketing e para a divulgação de conteúdo de uma empresa, pois é possível inserir hiperlinks interativos e até mesmo funções do Google Maps.

Por possibilitar esse tipo de interação, os e-books estão caindo no gosto das editoras de material didático, que podem incluir vídeos e sons explicativos dentro do arquivo, facilitando a compreensão do aluno.

Rapidez de aprendizado

O Adobe InDesign tem uma curva de aprendizado muito rápida, principalmente para quem já está habituado a utilizar outras ferramentas de design — como o Photoshop e o Illustrator. Apesar disso, é essencial especializar-se por meio de cursos específicos para conseguir uma diferenciação no mercado.

Cursos de diagramação no Adobe InDesign não ensinam somente como usar a ferramenta, eles também fornecem noções de design e estilo que tornam o seu trabalho algo único e valorizado. Assim, com alguma prática, já é possível criar templates para agilizar seus próximos trabalhos.

Por que aprender a diagramar usando Adobe InDesign?

Diferencial competitivo no mercado de trabalho

Por ser uma ferramenta da Adobe, ao acrescentar essa habilidade no currículo, ganha-se maior visibilidade no mercado de trabalho. Apesar de ser um programa de fácil aprendizado, são poucos os profissionais que têm esse conhecimento.

Afinal, nem todos os designers gráficos trabalham com diagramação. Muitos trabalham com marketing elaborando propagandas, por exemplo. Nesses casos, o conhecimento de diagramação pode não ser necessário. Contudo, um designer precisa conhecer ao menos o básico dessa atividade para ter mais oportunidades no mercado de trabalho.

Domínio das ferramentas

Ao fazer um curso de diagramação no InDesign você terá a oportunidade de conhecer cada uma das ferramentas que o software disponibiliza. Assim, você saberá como criar banners, cartazes e livros completos.

Para isso, você deverá conhecer a ferramenta de âncora de objetos. Ela é extremamente útil, uma vez que o texto associado à âncora se desloca juntamente a ela. Você pode, então, redimensionar o tamanho de uma coluna à vontade, pois se o texto todo não couber, ele é jogado automaticamente para a próxima página.

Dessa forma, se você precisa inserir uma imagem naquela página, pode somente diminuir o tamanho da coluna e adicionar a figura no espaço vazio.

Produções de qualidade

Você já deve ter se perguntado como é feito um folheto de propaganda de duas páginas, não é mesmo? Nesse tipo de produto, existe somente uma folha, no qual nas duas metades da frente recebem um certo conteúdo e, por fim, as duas metades do verso recebem outro.

Esse trabalho é facilitado pelo InDesign, pois você pode criar duas páginas com largura maior do que a altura e definir cada metade como uma nova página. Assim você consegue ter uma visualização de como ficará o trabalho final.

Além disso, no Adobe InDesign é muito simples definir margens, inserir hiperlinks para websites, numerar páginas e, por fim, definir estilos para páginas mestre para que todas as páginas tenham o mesmo padrão.

Possibilidade de trabalho criativo

Se você é uma pessoa que gosta de exercitar o seu lado criativo, aprender diagramação com o InDesign definitivamente possibilitará que você exponha sua criatividade. Nem todo trabalho precisa ser em piloto automático uma vez que, de fato, você precisará de criatividade para saber a melhor forma de mostrar um certo conteúdo para o leitor.

Assim, as noções de UX (User Experience) podem ser úteis para que você saiba se o leitor conseguirá, de forma intuitiva, seguir o fluxo de leitura do texto sem se perder.

Mercado de trabalho abrangente

Aqui falaremos da parte que você provavelmente está querendo saber: onde é possível trabalhar com essa habilidade? A resposta não poderia deixar de ser melhor: em qualquer lugar.

Ter habilidades de diagramação possibilita que você trabalhe em agências de marketing com criação de panfletos e pequenos livretos de propaganda.

Além disso, as editoras também possuem vagas para esses profissionais capazes de realizar toda a diagramação de um livro — para que posteriormente ele possa ser impresso corretamente. Além do conteúdo, as capas também podem ser criadas no mesmo programa.

Outra possibilidade de trabalho é na imprensa, com impressos como jornal ou revista. Você já deve ter notado a quantidade de texto e figuras em um jornal, certo? Além disso, as colunas têm sempre um tamanho predeterminado para que o texto inteiro caiba sem sobrar nem faltar espaço. Isso tudo pode ser feito com o InDesign.

Por fim, além dos trabalhos regulares citados acima, com a habilidade de diagramação você ainda pode facilmente encontrar trabalhos temporários. Alguns autores independentes podem procurar um profissional capacitado em InDesign para diagramar o conteúdo e fazer a capa de um livro, por exemplo.

Deu para notar que fazer um curso de diagramação com o Adobe InDesign traz muitas vantagens no âmbito profissional, concorda? Não é preciso ser um designer gráfico formado para aprender essa habilidade, pois um curso de diagramação ensinará tudo o que você precisa saber para trabalhar com revistas, e-books, jornais e livros.

E aí, gostou do post? Então entre em contato conosco para saber mais sobre os cursos de diagramação com o Adobe InDesign. Aproveite essa oportunidade!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!