faceboook

7 dicas para se qualificar profissionalmente e conquistar o primeiro estágio

Conquistar o primeiro estágio é uma das etapas mais importantes de uma carreira profissional. Algumas dicas podem facilitar esse momento, conheça!

Autor: Redação Impacta

Buscar o primeiro estágio nem sempre é uma tarefa fácil e exige proatividade para que tudo saia bem. Conhecer as pessoas certas, se preparar para entrevistas e ter um currículo legível, que de fato evidencie suas qualidades, são somente alguns dos preparativos para essa fase.

No entanto, vale lembrar que o passo mais importante nessa jornada vem antes mesmo de tudo isso: tenha em mente o que você quer para sua vida profissional e, a partir daí, se especialize.

No post de hoje, reunimos 7 dicas para quem quer se qualificar e conseguir o primeiro estágio sem dificuldades. Quer saber mais? Continue a leitura!

1. Conhecer a si mesmo

É comum que você se sinta bastante ansioso e queira encontrar logo o seu primeiro estágio. No entanto, primeiro você precisa pensar em si e tentar se conhecer de verdade. Isso por que o estágio tem muitas chances de se tornar um emprego permanente, portanto, se você não se identificar com o que faz e com a empresa, é provável que se sinta infeliz com o passar do tempo.

Reflita, então, sobre a sua formação profissional e tudo o que você fez durante a faculdade e tente descobrir o que mais gostou de fazer. Talvez aquela disciplina na qual você tenha tido facilidade seja uma pista sobre o que você deseja para sua vida.

Além disso, é importante analisar outros aspectos do seu dia a dia, então pense nas respostas para as seguintes perguntas:

  • quais horários você tem disponível para estagiar?
  • você tem como se locomover com facilidade da sua casa para o estágio?
  • o estágio pode atrapalhar seu rendimento acadêmico?

A partir dessas respostas, você poderá analisar melhor suas opções e ofertas de estágio.

2. Definir onde se deseja chegar

Nessa etapa, você deve pensar em como você se imagina em 10 ou 15 anos. Imagine que tipo de rotina de trabalho deixaria você satisfeito.

Se você gosta de liderança e até mesmo de lidar com burocracia, um cargo de gerente pode parecer atrativo. Assim, você pode buscar oportunidades de estágio que ofereçam boas possibilidades de crescimento nessa carreira.

Estabeleça objetivos sem medo de não conseguir cumpri-los. Eles são uma ótima forma de você se motivar e se manter no caminho traçado. Vale lembrar: tudo bem se você não conseguir cumpri-los — isso não significa um fracasso!

Pode ser que sua carreira mude completamente no meio do caminho e aqueles objetivos definidos anteriormente não sejam mais possíveis. Se, mesmo assim, você estiver satisfeito com o rumo que as coisas tomaram, trace novos objetivos de acordo com a sua situação atual.

Veja dicas para conquistar o primeiro estágio

3. Conhecer o futuro da carreira

A faculdade é uma ótima forma de conhecer pessoas que já estão há algum tempo na carreira — incluindo os professores, que muitas vezes lecionam, mas também têm uma carreira em outra organização. Não se acanhe em perguntar aos seus conhecidos sobre a profissão deles e o que eles fazem.

Dessa forma, você pode saber como de fato é a carreira e saber se é a melhor escolha para você. Você também pode procurar empresas que abrem as portas para pessoas de fora conhecerem a organização, pois isso pode te dar uma pista de onde você poderá gostar de trabalhar no futuro.

4. Participar de eventos gratuitos

Busque sempre informações sobre feiras de exposição de empresas e outros tipos de eventos no qual há grandes organizações presentes. Isso vai fortalecer e aumentar a sua rede de contatos. Você pode conhecer grandes empresários que podem também gostar de você e ajudá-lo no futuro.

Além disso, lembre-se de que essa é mais uma oportunidade de conhecer grandes nomes e profissionais que já atuam na área há muito tempo e, assim, saber como é o dia a dia de trabalho dessas pessoas.

5. Realizar cursos online

Não se apegue somente às disciplinas da faculdade, pois elas nem sempre oferecem uma visão aprofundada do assunto. Se você se interessou por algo, procure cursos online sobre o tema, que, de preferência, forneçam um certificado de conclusão.

Isso vai colocá-lo à frente de outras pessoas por dois motivos: você estudará mais enquanto os outros descansam e conhecerá mais opções para, cada vez mais, ter certeza daquilo que você quer para sua vida profissional.

Sendo assim, procure instituições de confiança e invista seu tempo livre na especialização em um assunto ou faça vários cursos diferentes para encontrar aquilo que de fato lhe agrade.

6. Falar outros idiomas

Existem algumas áreas na qual falar outros idiomas, principalmente Inglês, é obrigatório. Saiba que nunca é tarde para começar a aprender e entenda que, quanto antes você começar, mais cedo poderá acrescentar essa habilidade no seu currículo.

Alguns dos idiomas bastante requisitados pelas empresas são Inglês, Espanhol, Japonês e Alemão. Mas não queira fazer todos eles de uma só vez: escolha um idioma e estude-o bastante. Assista a filmes com legendas, leia livros com temas interessantes naquele idioma e tente conversar com pessoas nativas.

Além disso, se você tiver possibilidade de fazer um intercâmbio, mesmo que seja por pouco tempo, faça! Aprendemos muito mais rapidamente quando convivemos 24 horas por dia em um ambiente totalmente novo em que precisamos nos comunicar para fazer qualquer coisa. Não fique na zona de conforto: saia e encare essa aventura.

7. Investir em cursos de curto prazo

Procure também estudar algo que ajude em outras áreas de uma empresa, como tecnologia ou até mesmo contabilidade.

Nesse sentido, cursos de desenvolvimento pessoal podem ajudar a construir um bom perfil profissional para você e até mesmo melhorar a sua criatividade. Cursos de Excel e Word, por exemplo, são úteis para qualquer tipo de emprego e para a vida pessoal também.

Deu para notar que existem muitas opções para se qualificar para o primeiro estágio. Desse modo, as chances de se decepcionar são menores. No entanto, se isso acontecer, não se deixe abater e procure novos estágios na área em que você definitivamente tem interesse. Invista em você e no seu futuro para garantir um emprego estável e que proporcione satisfação.

Gostou do post e quer saber mais sobre o que fazer para escolher uma nova área para se atualizar? Entenda, então, o que você deve analisar na hora de escolher um curso novo!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!