Minha Conta
Recuperar Senha

Digite seu endereço de e-mail que foi cadastrado e enviaremos seus dados de acesso.

Minha Conta

A senha deve conter no mínimo 6 caracteres.

Ao se cadastrar, você concorda com a Política de Privacidade e Segurança

Mudar Data: Photoshop CS6 Módulo I
Preço
15/09 a 26/09 Manhã 4000,00
15/09 a 26/09 Manhã 4000,00
15/09 a 26/09 Manhã 4000,00
15/09 a 26/09 Manhã 4000,00
  Itens Preço
Carrinho de Compras
O carrinho está vazio.
INVESTIMENTO TOTAL:0,00

Esqueci minha senha

Foi enviado um e-mail para com os dados de acesso.

Como montar uma equipe de TI de sucesso? Aprenda aqui

Se você aspira uma posição de gerente de TI e está sempre em busca de se qualificar para se tornar um, saiba que a contratação de uma equipe de TI é um dos principais desafios do gerente. Ao montar uma equipe, você deve levar em consideração a necessidade do projeto e os recursos disponíveis para isso.

Neste post falamos sobre as vantagens de planejar uma equipe de TI, fazendo com que você adquira mais uma habilidade importante no processo de se tornar um gerente de TI. Boa leitura!

Tenha em mente os benefícios de uma equipe de TI planejada

A equipe de TI, como uma ferramenta que gera vantagem competitiva, tem um papel fundamental no sucesso de qualquer negócio moderno. Ao realizar um bom planejamento da equipe de TI, evita-se a rotatividade de funcionários, ganhando maior confiança do cliente e reduzindo custos com contratação.

Além disso, uma equipe planejada tem a capacidade de resolver os problemas mais eficientemente por ter sido escolhida pelas qualificações e habilidades de comunicação. É importante lembrar que a equipe ideal não é montada do dia para a noite, portanto, nessa etapa, a paciência é essencial.

Como montar uma equipe de ti de sucesso

Entenda os perfis necessários para o negócio

Aqui é necessário saber do que o negócio precisa, ou seja, qual tipo de profissional falta no seu time. Para isso, o gestor deve listar os pontos fortes e fracos do grupo para identificar onde está o buraco que deve ser preenchido.

Se a equipe precisa de alguém especialista em determinado sistema ou tecnologia, fica mais fácil saber o perfil que está sendo procurado. Contudo, por vezes, o perfil é mais subjetivo, por exemplo, se no time tem muitas pessoas introvertidas e é preciso de alguém que consiga lidar bem com o cliente, então uma pessoa extrovertida com boas habilidades de comunicação é o perfil que o gestor deve procurar.

Observe a capacidade de comunicação

A boa comunicação tanto entre a própria equipe quanto entre os clientes evita erros e retrabalho, além de contribuir para a autoestima dos colaboradores, já que promove um ambiente transparente e honesto.

Além disso, os profissionais que conseguem expor suas ideias de forma clara, sabem apresentar bons argumentos, portanto, devem ser valorizados. A habilidade de instruir o cliente traduzindo termos técnicos também é algo que o gestor deve procurar em um profissional, pois quando o cliente realmente entende a proposta, ele se sente mais seguro da decisão.

Incentive o trabalho em equipe

Não adianta ter os melhores profissionais no seu time se nenhum deles consegue trabalhar em equipe, pois nessa área é impossível trabalhar sozinho. O trabalho em equipe reforça uma relação saudável e produtiva entre os membros, mas é um dos desafios que o gestor precisa lidar.

A melhor dica é utilizar metas que estimule a cooperação entre os membros e manter os canais de comunicação abertos, tanto entre os funcionários, quanto da equipe com o líder.

Dê importância à qualificação

É importante saber que experiência não é a única coisa que se deve considerar ao procurar um membro para seu time. Saiba que boa qualificação é algo bastante valioso e que mesmo alguém com pouca experiência pode ter muita vontade de aprender, ter grandes ideias e contribuir de forma ativa para o crescimento do time.

Claro que experiência é importante, mas nem sempre uma pessoa experiente significa alguém engajado, comunicativo e com sede de saber. Além disso, o gestor deve fornecer a possibilidade de qualificação para os funcionários que já estão no time, possibilitando que evoluam também.

Tenha políticas claras

O que mantém uma equipe de TI funcionando são as regras que cada funcionário deve seguir. Portanto, diferenciar bem o papel de cada membro é uma maneira de garantir a estabilidade, funcionalidade da equipe e do ambiente de trabalho.

Vale implementar padronização de processos e práticas realizadas pelos técnicos, pois aumenta a velocidade com que os problemas são resolvidos, além de ampliar a confiança dos funcionários nos protocolos efetivos.

Incentive a inovação

A área de tecnologia da informação está em constantes mudanças e não sobrevive sem profissionais que saibam inovar e usar o máximo de potencial da TI. Apesar de sugerirmos uma padronização dos processos e dos papéis de cada membro, isso não quer dizer que não se deva dar espaço para novas ideias.

Um bom ambiente de trabalho consiste em dar abertura para que todos possam contribuir para o crescimento do setor.

Saiba onde divulgar

Agora que você já sabe o tipo de profissional que precisa na sua equipe e quais tipos de habilidades está procurando, está na hora de oferecer a vaga. Apesar de a oferta de mão de obra na área de TI ser muito grande, encontrar o profissional que preencha todos os requisitos que você precisa não é uma tarefa fácil.

Contudo, para facilitar esse processo, é importante divulgar em lugares corretos. Por exemplo, se você procura profissionais de TI, pouco adianta divulgar sua vaga em uma faculdade de artes. As chances de o anúncio atingir a pessoa correta são mínimas.

Divulgar em grupos de Facebook voltados para o tipo de tecnologia que você procura é uma ótima ideia. Além disso, o LinkedIn também é um bom aliado para encontrar pessoas experientes, pois os perfis dessa rede estão recheados de informações como projetos trabalhados, depoimentos, descrição de habilidades e formação acadêmica.

Anuncie de forma objetiva

Não economize palavras nos seus anúncios de vagas, deixe bem claro o que é esperado do candidato, quais habilidades técnicas e pessoais, salário, horário de trabalho, tipo de contratação e benefícios. Isso vai reduzir muito a quantidade de candidatos inadequados para sua equipe. Além disso, é importante que no anúncio conste informações sobre a empresa, local de trabalho e faixa salarial.

Deu para notar que montar e gerenciar uma equipe de TI pode trazer muitas vantagens tanto para o negócio quanto para o setor. Essa não é uma tarefa simples, mas pode ser realizada sem muitos problemas desde que você adote algumas práticas importantes, como as citadas acima.

Gostou do post e quer saber mais sobre tipos de profissionais que sua equipe pode contar? Então leia nosso post sobre desenvolvedor front-end, back-end e full-stack!
[fbcomments url="" width="100%" count="off" num="3" countmsg="wonderful comments!"]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

Artigos Relacionados