faceboook

7 livros que todo profissional de TI de sucesso precisa ler

Um profissional de TI de sucesso deve estar sempre conhecendo novas técnicas e teorias e, para isso, nada melhor do que com bons livros. Veja nossa lista!(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

A área de Tecnologia da Informação é pioneira diante das rápidas transformações que ocorrem no mundo e no mercado de trabalho. As evoluções são constantes e os profissionais de TI, portanto, precisam estar sempre atualizados para acompanhar esse ritmo.

Seja você estudante, iniciante na área ou um gestor, se o seu objetivo é conquistar melhores posições e evoluir profissionalmente o caminho inclui investir em você por meio de cursos, aperfeiçoamento e todo tipo de estudo que puder contribuir para sua formação.

Nesse sentido, a leitura de livros para profissionais de TI é uma excelente opção para aprofundar seus conhecimentos e propiciar o aprendizado de habilidades importantes para o crescimento na área.

Para ajudar, listamos 7 livros indispensáveis para o profissional de sucesso em TI. Confira!

livros para profissionais de ti

1. “O poder dos quietos”

Profissionais de TI são comumente associados à timidez e introspecção, e é nesse sentido que o livro de Susan Cain pode ser uma excelente fonte de inspiração para que os introspectivos entendam sua força e a utilizem como combustível para tirar vantagens de sua personalidade.

Com sólidos argumentos e extensa pesquisa, Susan contesta os ideais de extroversão seguidos pelo mundo e pelo mercado de trabalho — que subvalorizam os tímidos e introvertidos —, apresentando histórias reais de pessoas com essas características que conquistaram o sucesso. Barack Obama, Albert Einstein, Steven Spielberg e Bill Gates são só alguns dos exemplos de grandes profissionais considerados pessoas quietas.

2. “Engenharia de Software: uma abordagem profissional”

O livro escrito por Roger S. Pressman é líder de mercado há muitos anos e considerado um abrangente guia sobre a área de Engenharia de Software. Apesar de seu subtítulo indicar abordagem profissional, sua linguagem é simples e didática e busca atingir também os estudante de Tecnologia da Informação, que ainda estão se ambientando com os processos da área.

Combinando aspectos teóricos com observação de aplicações práticas, o livro aborda assuntos como produção de software e modelagem e arquitetura de projetos, além de questões voltadas para os gestores, como gestão de projetos e gestão de qualidade.

3. “Big Data: como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana”

A obra aborda a força dessa grande tendência que é o Big Data — recente descoberta sobre o intenso volume de dados que são gerados a cada segundo — e de que forma isso pode impactar na ciência, economia e na sociedade como um todo.

Os autores e especialistas Viktor Mayer-Schonberger e Kenneth Kukier explicam o que é o Big Data e de que maneira isso vai alterar nossas vidas e nossa maneira de pensar, além de alertarem sobre as ameaças que geram, como o fim da privacidade, por exemplo, e o que podemos fazer para nos protegermos.

De maneira clara e surpreendente os exemplos e debates abordados vão inspirar você a querer entender ainda mais sobre a recente revolução de dados.

4. “Use a cabeça! Programação”

Essa obra de Paul Barry e David Griffiths apresenta os conceitos básicos da escrita de programas de computador, abordando variáveis, condicionais, laços, objetos e funções, por meio de conceitos, exemplos práticos e exercícios nas linguagens Phyton, versátil e dinâmica.

O livro é ideal para quem não tem experiência em programação e deseja iniciar seu contato com a área de forma didática e prática. Após a leitura você será capaz de aplicar os conceitos em qualquer linguagem ou projeto, para poder escrever programas de acordo com seu interesse.

5. “O verdadeiro valor de TI”

Escrito por Richard Hunter e George Westerman, o livro é baseado em uma pesquisa feita pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pela Gartner sobre práticas adotadas por executivos bem-sucedidos de gestão de TI, relatando de que forma eles conseguiram gerar valor para seus negócios na área.

Os autores mostram como os executivos estão agindo para transformar a percepção da diretoria em relação à TI. A ideia é fazer com que a área deixe de ser vista como um centro de custos e se torne centro de competitividade e valor, com a finalidade de contribuir para o negócio como um todo.

6. “Os 11 segredos de líderes de TI altamente influentes (The 11 secrets of highly influential IT leaders)”

Marc J. Schiller reúne nessa obra experiências e aprendizados de seus mais de 25 anos de carreira, trazendo importantes insights para operações do dia a dia e para a tomada de decisão estratégica.

A obra é considerada um mapa do sucesso para que profissionais da área de TI — de aspirantes a gestores — possam alcançar seus objetivos e ter uma carreira de sucesso, utilizando o poder que a influência tem no mundo corporativo. Exemplos reais sobre transformações individuais e de grupos servem como um guia prático e tangível para quem quer trilhar um caminho de sucesso na área.

7. “Implantando a governança de TI”

O livro de Aguinaldo Aragon Fernandes e Vladimir Ferraz de Abreu apresenta uma visão integrada sobre a área de Governança de TI, explicando de forma detalhada as etapas para sua implementação, desde o alinhamento estratégico da TI ao negócios, elaboração de Portfólio e modelos de relacionamento, até a gestão de desempenho e valor.

Os autores analisam mais de 30 modelos de práticas que podem ser aplicadas aos processos de TI, considerando suas características e benefícios. Outro ponto abordado é o impacto de novas tecnologias sobre a Governança de TI, com cases reais de pequenas e médias empresas.

A leitura destes livros para profissionais de TI é uma valiosa ferramenta para quem deseja entrar na área ou se capacitar para crescer profissionalmente e alcançar o sucesso. Os livros proporcionam um contato com conhecimentos enriquecedores e histórias que podem ser fonte de inspiração para sua jornada na carreira em TI.

Procure manter-se sempre informado sobre o que acontece de novo na sua área e invista em educação, seja por meio de livros, cursos ou certificações. Seu conhecimento será um importante diferencial competitivo e impulsionará sua carreira e sua realização profissional.

Gostou das dicas sobre livros para profissionais de TI? curta nossa página no Facebook e continue se informando sobre opções de atualização e desenvolvimento profissional na área de tecnologia da informação.

3 Comentários

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!