faceboook

Arte digital: o que é?

Na era da tecnologia e da informação uma nova forma de expressão artística surgiu. Trata-se da Arte Digital! Mas você o que é? Saiba tudo no artigo!(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Seguir uma carreira de artista sempre foi uma atividade carregada de preconceitos. “Ser artista não dá dinheiro” ou “você precisa de uma carreira mais estável” são as frases mais ouvidas por jovens que fazem essa escolha.

Você sempre escuta isso? Então não precisa se preocupar. A arte digital está mudando esse panorama ao aliar a criatividade de um artista com estratégias de design e de marketing para encantar e atrair clientes.

Veja tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de arte e como ela se encaixa no mercado:

O que é a arte digital

A arte, na sua essência, é a forma mais pura e livre de se expressar. Não existem regras ou restrições, apenas a vontade de passar uma mensagem de um lado e a mente aberta para recebê-la do outro.

Um fato interessante sobre a arte é que ela é sempre definida em técnicas e formatos pelo meio em que está inserida. No auge das construções de mármore, na Grécia e em Roma, as esculturas eram as obras mais valiosas, enquanto em um tempo de cores e iluminismo do Renascimento, os quadros pintados a óleo se tornaram onipresentes.

Então, não é de se espantar que a arte digital seja a principal forma de expressão para o mundo conectado em que vivemos.

Esse estilo artístico surgiu junto com os primeiros computadores, e a sua popularidade cresce no mesmo passo. Atualmente, a arte digital é feita com softwares avançados de ilustração, vídeo, áudio e 3D. Mas, em breve, tecnologias como a realidade virtual abrirão ainda mais portas para que um artista possa se expressar.

Os nomes para ficar de olho

Para entender um tipo de arte, a melhor forma é conhecer os artistas que estão ganhando renome. Veja alguns dos mais proeminentes pela sua técnica, pelo seu pioneirismo e pela relevância da sua mensagem:

James George

O americano James George é especializado em esculturas em 3D e vídeo, buscando sempre explorar o mundo por meio da tecnologia.

Entre os seus trabalhos mais instigantes estão as fotografias computacionais, uma estética criada por George que transforma dados em pixels.

James George é um dos nomes de sucesso da Arte digital

JODI

A dupla holandesa JODI é uma das pioneiras na arte digital mais recente. Os artistas ganharam renome ao subverter o uso da tecnologia para discutir a nossa relação com softwares, games e dispositivos eletrônicos — geralmente explorando a característica funcional do meio digital.

Manfred Mohr

O alemão Manfred Mohr é outro pioneiro. No seu caso, ele foi um dos primeiros artistas digitais a criar ilustrações por meio de algoritmos. Atualmente, as suas obras saíram das telas de computador para ganhar as galerias em Nova York.

Manfred Mohr ganhou uma exposição para mostrar sua arte digital

Os principais tipos de arte digital

Falar em arte digital é falar em qualquer forma de usar um computador para se expressar artisticamente.

No entanto, em meio a novas experimentações de algoritmos e dados convertidos em imagem, os principais tipos ainda são aqueles mais relacionados com estéticas e estilos tradicionais — principalmente por se alinharem ao mercado juntando expressão e funcionalidade:

Ilustração digital

Quando entramos no assunto, esse é de longe o meio mais comum pelo qual artistas se expressam e empresas buscam talentos.

Usando softwares como Photoshop e Illustrator, o artista dessa área pode produzir peças para identidades visuais, propaganda, apresentações e infográficos. Também é possível criar ilustrações para livros, quadrinhos e sites ricos — uma técnica mais conhecida como pintura digital, que se aproxima do clássico óleo e aquarela.

De todas as formas de arte digital, essa é a mais difundida e mais acessível para conseguir espaço no mercado.

Vídeo e áudio

Com o aumento das velocidades de internet no mundo todo, artistas de vídeo e áudio puderam florescer e apresentar o seu trabalho a um maior número de pessoas. Animações, interferências visuais, videodesign, arte sonora… Todas essas formas de expressão estão ganhando audiência e captando o interesse de empresas que buscam novos meios de atrair o público.

Arte 3D

Talvez o tipo de arte digital mais valorizada atualmente. O artista 3D usa programas como ZBrush e 3DS para esculpir as suas obras digitalmente e criar composições únicas. Com a popularização futura da realidade virtual, essas esculturas poderão ganhar ainda mais vida e serem visitadas e manipuladas pelo público.

O mercado para o artista digital

Vamos falar do que você mais deve ter dúvidas (e os seus pais também): como um artista digital pode ter uma carreira de sucesso?

A verdade é que cada vez mais esse tipo de “artista-profissional” passa a ser valorizado pelo mercado.

A internet transformou mais do que nunca a nossa comunicação em um processo voltado para o estímulo visual: emojis substituem palavras; redes sociais como o Instagram são voltadas para o compartilhamento de fotos; e o YouTube tomou a posição da TV como centralizador de conteúdo e propaganda.

A realidade virtual e a onipresença dos aparelhos mobile mostram que essa não é uma tendência, mas sim o suporte para a arte do nosso tempo.

Os games, por exemplo, estão se consolidando como nosso principal meio de entretenimento e são a indústria que mais absorve artistas digitais. Desde a arte conceitual que norteia um estilo de jogo, passando por modelagens e pela criação de texturas até o desenho da capa, há muito espaço para quem investe na carreira de artista digital.

Mas muitos outros setores do mercado também buscam profissionais capazes de se expressar artisticamente: corporativo, industrial, marketing, design, cinema. Você pode até fazer o próprio sucesso usando as diversas redes sociais que servem de plataforma para mostrar o seu trabalho.

A arte digital é a consolidação da nossa sociedade conectada e é o meio de expressão que vai marcar a humanidade no futuro. E não apenas pelo prazer de fazer parte da história, o artista digital tem um mercado inteiro à sua disposição para trabalhar com prazer, autenticidade e sendo muito valorizado.

E aí, curtiu saber mais sobre a arte digital? Quer descobrir como aprimorar e utilizar a sua criatividade para começar uma carreira de sucesso? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas atualizações!

2 Comentários

  1. IRENE KOMATU disse:

    LEGAL
    CURTNDO A PAGINA DA IMPACTA NO FACEBOOK

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!