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Como utilizar o Adwords para trabalhar em uma campanha para e-commerce?

Cada vez mais as pessoas estão dando preferência à praticidade de fazer compras no conforto do lar. Com essa tendência e a facilidade de começar um e-commerce, é possível encontrar milhares de lojas online que atendam a um mesmo segmento.

Para se destacar nessa multidão é preciso criar um planejamento sólido na hora de montar seu negócio. Pesquisas de mercado e uma boa apresentação visual são essenciais, mas não suficientes. Afinal de contas, como o cliente vai chegar até a sua loja?

Produtos de qualidade e um site incrível não se vendem sozinhos. É aqui que entra o marketing! Se você não trabalha corretamente a divulgação do seu e-commerce, é provável que suas vendas ainda não tenham atingido o potencial esperado.

Não há uma fórmula certa para impulsionar o comércio eletrônico, mas certamente existem alguns elementos que vão te ajudar bastante — como o Google AdWords, forma mensurável de investimento para lojas virtuais.

Como o próprio nome já diz, o Google Adwords é uma plataforma de publicidade do Google e a maior ferramenta de links patrocinados da internet. Essa é, com certeza, uma das peças principais para alcançar sucesso online para um e-commerce.

Entenda o Google AdWords

A plataforma é o principal serviço de publicidade do Google, o que não é pouca coisa. Os anunciantes pagam por determinadas palavras-chave para aparecer no buscador acima dos resultados orgânicos.

O ranqueamento, no entanto, não depende apenas de quanto dinheiro você investiu naquela palavra-chave — se o seu conteúdo foi identificado pelo Google como sendo de mais qualidade, ele pode aparecer até mesmo na frente de outros anúncios em que o investimento foi maior.

O AdWords funciona pelo sistema de custo por clique (CPC), o que significa que você só precisa pagar pelo anúncio quando alguém clicar nele. A ferramenta também registra quantas vezes o seu anúncio apareceu em uma pesquisa, o que torna o Google AdWords um grande aliado para medir o impacto de uma campanha — quantos usuários acessaram a página? Dentre eles, quantos clicaram no anúncio?

Os anúncios podem ser exibidos tanto na Rede de Pesquisa quanto na Rede de Display. As duas possibilidades têm suas vantagens, e cabe ao empreendedor analisar qual é a melhor para o seu contexto.

Rede de Pesquisa

É formada pelos resultados de busca do Google e parceiros (UOL, Terra), e exibe os anúncios em uma área de destaque, geralmente antes dos resultados orgânicos.

A grande vantagem dessa rede é a segmentação — os anúncios serão exibidos para pessoas interessadas, que estão pesquisando algo relacionado à palavra-chave comprada.

Exemplo de anúncio no Google Adwords

Rede de Display

É composta por diversos sites e aplicativos que exibem anúncios do AdWords e lucram com seu alcance, mas sem a mesma segmentação. O anunciante pode atingir uma variedade muito maior de clientes, com interesses distintos em momentos distintos, e fazer uso de publicidades em formatos mais variados, como imagens e vídeos.

As pesquisas ainda são relacionadas aos interesses do usuário, já que o Google recolhe informações sobre buscas realizadas anteriormente. A Rede de Display permite selecionar os assuntos dos sites em que os anúncios serão exibidos.

Entenda por que investir em anúncios

O Marketing de Conteúdo está em alta com a premissa de garantir conteúdo de qualidade para que o lead, ou possível cliente, fique interessado em executar uma compra na sua loja. Estratégias de marketing como essa são essenciais para um negócio moderno, além de uma garantia de crescimento.

E o melhor de tudo: não precisa escolher uma técnica só. O Google AdWords funciona de forma muito eficiente quando aliado a estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Vantagens do Google AdWords para o e-commerce

  • Mensuração: a ferramenta registra quantas vezes o seu anúncio apareceu em uma busca e quantos cliques recebeu, o que torna fácil medir os resultados alcançados por uma campanha.
  • Segmentação: o usuário recebe anúncios relacionados às suas buscas, o que significa que a publicidade vai alcançar a pessoa certa no momento certo, com um potencial de segmentação bastante preciso.
  • Potencial: o ranqueamento de pesquisas em um motor de buscas como o Google tem um potencial gigantesco, principalmente quando o usuário chega até o site já pensando em fazer uma busca específica, relacionada ao produto que você vende.
  • Controle de custos: em um anúncio cobrado por CPC, você pode estabelecer uma meta de cliques desejada para calcular o seu custo de campanha previamente. Nesse caso, o retorno sobre investimento (ROI) costuma ser maior, porque o anunciante só paga quando recebe o clique de usuários.

Aproveite o Google AdWords ao máximo

O Google AdWords também conta com diversas possibilidades para fazer com que o aplicativo da sua marca (se você não tiver um, vale a pena investir) chegue até as pessoas e possa ser baixado. O aplicativo é exibido nas mesmas redes que outros anúncios, e podem ser feitas campanhas específicas para instalação ou listagem na Google Play Store.

A ferramenta também pode funcionar com remarketing, que consiste em exibir um anúncio para um usuário que já entrou em contato com o seu site (ou aplicativo) enquanto ele navega na Rede de Display. Esse é um público que certamente já tem algum interesse nos produtos que você oferece e pode ser levado a uma segunda ou terceira compra com mais facilidade.

Assim como o remarketing guarda suas informações para mostrar um anúncio pelo qual você já tem algum interesse, o Google AdWords usa seus dados para criar um "perfil" de visitantes prováveis e, assim, também exibir os anúncios para outras pessoas que demonstrem ter interesses parecidos.

Melhore as vendas do seu e-commerce

O Google AdWords possibilita a uma loja virtual bem estruturada a visibilidade que ela precisa. Atrair um cliente interessado em um momento de necessidade pode ser muito mais interessante do que se dedicar apenas a anúncios e postagens patrocinadas no Facebook, Twitter ou Instagram.

Não podemos nos esquecer, no entanto, de que a presença em redes sociais é indispensável atualmente, e quando feita da maneira correta pode ser uma boa forma de captar usuários com interesse de compra.

É claro que, para que a publicidade dê certo, ela precisa levar a uma loja que ofereça uma experiência agradável para o internauta. O site deve ser atrativo e responsivo, ou seja, precisa funcionar perfeitamente bem em qualquer aparelho que o cliente queira acessar.

Além de atrair os consumidores, também é importante criar um vínculo de fidelidade. A grande dica é não se preocupar apenas em vender um produto; as pessoas querem comprar ideias. Manter clientes satisfeitos vai além de uma compra bem-feita, e necessita de um relacionamento atento que o faça voltar à sua loja.

Para manter o profissionalismo que vai garantir que cada vez mais clientes concretizem compras no seu e-commerce (e se mantenham como compradores), é preciso investir em capacitação.

Fazer cursos sobre e-commerce, marketing digitaldesign garantem uma visão mais ampla do seu negócio e são um grande diferencial para o seu sucesso além do Google Adwords.

Já vimos que a jornada do empreendedor não acaba aqui, não é mesmo?

Estar de olho nas tendências é essencial no mundo dos negócios, principalmente para quem quer crescer no comércio online. Para se manter informado sobre como montar um e-commerce de sucesso e aprender mais sobre design e tecnologia, assine nossa newsletter e não perca nossos conteúdos!

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