faceboook

Qualificação profissional: como se capacitar antes mesmo da faculdade?

Você não precisa esperar a faculdade para cuidar da sua carreira. Saiba como começar agora a sua qualificação profissional.

Autor: Redação Impacta

Você busca se manter sempre atualizado em relação aos seus conhecimentos e habilidades, não é mesmo? Afinal, você sabe da importância dessa ação para se tornar mais relevante e valioso no mercado de trabalho.

Então, se está pensando em fazer um curso ligado a uma área de interesse para se qualificar e conseguir a tão desejada vaga, é comum que surjam algumas dúvidas.

Qual é o momento certo de investir em qualificação profissional? Qual tipo de curso devo fazer? Devo esperar até entrar na faculdade para estudar e conseguir estágio ou é possível se qualificar antes mesmo de iniciar uma graduação?

Pensando em responder essas e outras perguntas, preparamos este artigo para ajudá-lo a descobrir a importância da qualificação profissional, e o que fazer para se capacitar antes da faculdade. Confira!

Qual é a hora certa de investir em qualificação profissional?

De fato, a qualificação profissional não deve acontecer apenas durante a jornada do trabalhador, e sim começar antes mesmo da entrada no mercado de trabalho.

Afinal, é preciso se destacar para conseguir a vaga almejada, além de estar sempre atualizado sobre as práticas mais modernas para se tornar um colaborador valioso e indispensável, mantendo a sua vaga segura.

Com os cortes nas despesas e o mercado de trabalho mais competitivo, a qualificação profissional é ainda mais necessária: as empresas procuram profissionais qualificados e prontos para o trabalho, pois se precisarem treinar o candidato, a contratação fica mais custosa e pode não valer a pena no atual cenário de contenção de gastos.

Como se qualificar antes de entrar na faculdade?

Você pode — e deve — investir em qualificação profissional antes mesmo de iniciar a graduação. Contudo, é preciso se atentar para poder fazer a escolha da área de atuação e do curso certo para você. Então, confira agora algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa:

Pesquise sobre a área de atuação desejada

O primeiro passo rumo à qualificação profissional é realizar uma pesquisa sobre a área em que você deseja atuar. Nesse momento, não se guie somente pelo retorno financeiro que um determinado ramo ou profissão pode trazer — leve em consideração seus interesses pessoais também.

Pesquise bastante em sites confiáveis para saber o que o mercado espera do profissional; entre em contato com pessoas que já estão trabalhando para saber como é o dia a dia da sua área de interesse, e descubra quais são as empresas líderes. Isso te ajudará a definir objetivos.

Defina seus objetivos

Qualificar-se profissionalmente demanda tempo e dinheiro, portanto, antes de tomar uma decisão e se inscrever em qualquer programa de aprimoramento, defina quais são seus objetivos.

Pergunte-se por que deseja se qualificar, e qual é o resultado que pretende atingir ao final da qualificação. Então, utilize as informações que você coletou durante a pesquisa para poder definir seus objetivos.

Por exemplo: você já gosta de marketing e descobriu as inúmeras profissões existentes no amplo e promissor mercado de marketing digital no Brasil. Com esses dados em mãos, poderá escolher em qual área do marketing digital você que de atuar, e qual vaga deseja conquistar.

Em suma, essa etapa é essencial. Ter um objetivo bem claro vai te ajudar a escolher o curso ideal para a sua qualificação profissional.

Escolha o curso ideal

Com seu objetivo definido, você poderá escolher o melhor curso para si mesmo.

Nessa fase, é essencial saber as diferenças de cada tipo de curso disponível, como as certificações e os cursos profissionalizantes, bem como descobrir quais são os cursos mais procurados no mercado em que você deseja atuar.

Antes mesmo da faculdade, a qualificação profissional já pode começar

Além disso, é importante considerar as seguintes questões antes de tomar uma decisão:

  • Quais oportunidades o curso proporcionará para a sua carreira?
  • O mercado está precisando ou precisará de profissionais com esse curso?
  • Quantas pessoas já formadas estão buscando oportunidades na área?
  • O curso é exigido como pré-requisito para a vaga desejada?
  • Qual é a grade curricular oferecida?
  • Qual é a duração do curso?
  • Quais são os requisitos para iniciar os estudos?
  • Qual é a modalidade oferecida: presencial ou EAD?
  • Os professores são qualificados?
  • A instituição de ensino tem uma boa reputação?
  • Qual é o valor necessário para investimento?

Enfim, após responder todas essas perguntas, você estará mais preparado e seguro para poder fazer um curso profissionalizante.

Faça um curso profissionalizante

Esse tipo de curso é uma ótima alternativa para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho, ou se qualificar antes de iniciar uma graduação. Isso porque oferece diversas vantagens: duração menor, acompanhamento da mesma dinâmica do mercado, boa remuneração e facilidade de conciliar o trabalho com o estudo.

Também é uma boa opção para quem não pode investir em uma faculdade. Os cursos profissionalizantes custam bem menos que um curso de nível superior, e dão um ótimo retorno financeiro devido à grande necessidade de técnicos especializados no mercado.

Quanto a isso, uma pesquisa recente, realizada pela Fundação Getúlio Vargas e pelo Instituto Votorantim, constatou que jovens que fazem cursos de qualificação profissional, cursos técnicos ou tecnólogos aumentam as suas chances de conseguir trabalho em 48%, em comparação a candidatos sem esses tipos de formação.

Então, invista em um curso profissionalizante para ingressar no mercado, ser bem remunerado, conhecer a área que deseja seguir carreira e ganhar bastante experiência antes de iniciar a faculdade!

Invista em certificações rápidas

Investir em cursos de certificação profissional também é uma excelente decisão, pois contribui para a preparação do profissional, focando na atualização e no aumento da qualidade do serviço prestado.

A certificação traz novos conteúdos, conhecimentos, teorias e práticas atuais do mercado de trabalho. Dessa forma, você estará sempre atualizado e por dentro das novidades. Além disso, o profissional certificado se destaca

As empresas valorizam colaboradores que tenham conhecimento prático das ferramentas usadas no cotidiano do trabalho. E esses profissionais costumam ser mais produtivos, devido à atualização de seus conhecimentos e, também, por se sentirem satisfeitos com a sua importante contribuição para o crescimento da empresa.

Assim como os cursos profissionalizantes, as certificações têm duração e custo reduzidos. Dependendo da área, você pode até encontrar certificações gratuitas, que são reconhecidas e exigidas por diversas empresas.

Portanto, pesquise quais são as mais importantes para a sua área, invista nelas e dedique-se aos estudos! Sem dúvida, o retorno será sempre positivo.

Pronto! Agora você já sabe como se qualificar antes mesmo da faculdade. Então, não se inscreva em um curso antes de colocar essas dicas em prática!

Programe-se e prepare-se bem para fazer uma qualificação profissional que trará bons resultados e que te ajudará a atingir seus objetivos.

Enfim, gostou deste artigo? Agora, que tal seguir nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro das novidades e adquirir conhecimentos para conseguir o primeiro estágio? Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!

8 Comentários

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!