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Conheça 7 dicas para otimizar sua estratégia de Inbound Marketing

Que a estratégia de inbound marketing é essencial para quem deseja conquistar e fidelizar clientes, você provavelmente já sabe. O que precisamos discutir agora é como o aperfeiçoamento desse trabalho pode ser significativo para obtenção de resultados melhores para o negócio.

Os detalhes fazem toda a diferença. Neste texto, você encontrará algumas dicas sobre as práticas mais indicadas para otimizar o trabalho de inbound marketing, aproveitando cada ponto do processo de trabalho para melhoria dos resultados.

Identifique os pontos mencionados aqui em sua estratégia e aproveite para começar a melhorar esse processo de trabalho agora mesmo!

1. Identifique as personas de maneira singular

É comum traçarmos uma ou duas personas no início dos trabalhos com inbound marketing, com base no conhecimento sobre o nosso negócio. Mas pode ser que, no meio do caminho, identifiquemos novos perfis. Isso não é um problema. Aliás, é uma ótima maneira para melhorar ainda mais os trabalhos por meio da segmentação.

Ao encontrar novos perfis de público, acrescente essas personas à sua estratégia e inclua conteúdo direcionado para elas. Considere-as de acordo com o grau de importância que representam para o seu negócio e mãos à obra para conquistar também esse público.

Algumas personas valem maior esforço, outras nem tanto. O que não se pode é menosprezar a diversidade do seu público oferecendo textos gerais para perfis diversos. Isso, inclusive, é uma forma de repelir as personas e afastá-las de seu negócio. Muito cuidado, portanto, com a segmentação e direcionamento dos textos.

Lembre-se: por mais detalhista e complexo que o inbound marketing possa parecer, é um trabalho recompensador, desde que bem estruturado, segmentado e executado.

Conheça 7 dicas para otimizar sua estratégia de Inbound Marketing

2. Extraia informações relevantes da jornada de compra do cliente

A jornada de compra do cliente, como você já deve saber, é importantíssima. Por meio dela você consegue identificar os principais gargalos e pontos positivos da estratégia traçada.

Por isso, se nessa jornada você identificou que algum canal não é atrativo para o seu público, por que gastar tempo, dinheiro e esforço nele? Por outro lado, se um canal ou estratégia se mostra altamente relevante, talvez seja hora de investir um pouco mais.

Prestar atenção a detalhes desse tipo e adaptar a estratégia à realidade do seu público, e do seu negócio, é que faz com que você se destaque.

No inbound marketing não há fórmula milagrosa. Existem práticas recomendadas, mas a adaptação e alteração da estratégia acontecem durante o processo e de acordo com a resposta do seu público. Use os dados a favor dos objetivos e aperfeiçoe esse método continuamente.

3. Considere a automação do inbound, mas apenas se necessário

Muito se fala em automação de inbound marketing, e muitas vezes ela é apresentada como a única solução possível para otimizar o processo e aumentar a produtividade. A dica aqui, nesse sentido, é: muita calma nessa hora.

A automação do inbound marketing pode ser uma estratégia vantajosa se o negócio em questão tiver fluxo suficiente e necessidade de utilização dessa técnica. Por exemplo: além do grande volume de leads, seu público apresenta dúvidas frequentes similares? O comportamento do público tem um padrão?

É importante analisar com cuidado e critério se a automação vai realmente ajudar, caso contrário ela poderá ser uma espécie de “tiro no pé”. Ninguém gosta de ser atendido por robôs, portanto essa estratégia só funciona se for cuidadosamente planejada e necessária.

Inbound marketing exige trabalho e dedicação. Usar recursos automáticos apenas para poupar um pouco do trabalho nem sempre é uma boa ideia.

4. Busque originalidade sempre

Por mais que a sua estratégia de inbound marketing esteja madura e já traga resultados, é importante não ceder à tentação de cair na mesmice. Planejar a rotina de trabalho é fundamental para quem deseja produzir conteúdos interessantes e diferenciados.

Acompanhe sempre as novidades do mercado, os assuntos em evidência e tente extrair desses insights conteúdos relevantes para o seu público. Estar em sintonia com o que acontece ao redor, e usar a criatividade para pautar seus conteúdos, mostra interesse.

O público perceberá sua busca por informações relevantes e se sentirá ainda mais atraído pelo conteúdo.

5. Não ignore os leads

Cada lead conta. Crie listas de segmentação para separar seus leads por interesse e por tipo de contato. Por mais que um grupo de leads não seja importante para a organização, neste momento, não é interessante descartá-lo.

Se seu conteúdo e objetivos não suprem às necessidades desse grupo, no momento, poderá suprir futuramente. Da mesma forma, algum dado interessante que será descoberto futuramente, ou alguma ideia inovadora, poderá ser aplicado a esse grupo em algum momento.

6. Nunca para de mensurar

A mensuração é uma parte fundamental do trabalho de inbound marketing. É por meio dos relatórios que você e sua equipe poderão extrair dados relevantes para melhorar continuamente o processo.

Os dados falam muito! Uma situação que, a princípio, parece negativa pode também apontar o erro em sua estratégia e, ao mesmo tempo, direcionar para outro caminho. Pontos positivos também podem mostrar as técnicas mais qualificadas e diferenciadas que se aplicam ao negócio.

Crie uma periodicidade para conferir os relatórios de inbound: semanal? Quinzenal? Mensal? Não espere passar muito tempo para conferir os dados. Selecione corretamente os KPI’s, analise-os com cuidado e extraia toda informação possível para complementar seu banco de dados com informações realmente relevantes para a o negócio em questão.

7. Faça cursos extras para aperfeiçoar seu trabalho

Pode até não parecer, mas uma simples planilha do Excel já ajuda a organizar as informações, visualizar os dados, criar gráficos e analisar o cenário para identificação de novas metodologias e oportunidade em seu inbound marketing.

Por isso, fazer cursos livres que agregam valor ao seu trabalho é, sem dúvida, um ótimo investimento. Pense nessa possibilidade, analise as oportunidades próximas a você e evolua! O sucesso profissional depende da quantidade de investimento que você dedica a si mesmo.

Como percebemos neste texto, a estratégia de inbound marketing precisa estar sempre em movimento. Esperamos que essas dicas tenham contribuído para sua rotina de trabalho e sugerimos a você que, caso tenha gostado, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, para ajudar outras pessoas que tenham dúvidas semelhantes às suas. Até o próximo artigo!

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