faceboook

Design para PowerPoint: saiba como fazer apresentações incríveis

Quer criar apresentações incríveis e que impactam o seu público? Então você precisa começar a pensar no Design para PowerPoint!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Quantas vezes você viu alguma apresentação que não era muito agradável? Sua performance em uma reunião com poucas pessoas ou diante de um grande público pode ser memorável. E poderá contribuir para isso um design para PowerPoint muito bom — ou muito ruim — e o bom desenvolvimento de seu conteúdo.

Trouxemos no post de hoje 7 dicas para você fazer uma apresentação verdadeiramente incrível, tanto em conteúdo quanto em aparência, sem ter dores de cabeça. Continue conosco!

1. Crie uma unidade visual para sua apresentação

Para que a apresentação tenha uma aparência mais profissional e um bom acabamento, defina uma unidade visual. Ou seja, delimite a paleta de cores, fontes e demais itens de arte e design.

2. Menos é mais em design para PowerPoint

Relacionado à unidade visual, existem alguns avisos em relação a exageros que são necessários:

  • Não exagere na quantidade de cores da apresentação (duas ou três no máximo).
  • Use no máximo duas fontes (de preferência sem serifa, que são mais fáceis de ler).
  • Coloque no texto da apresentação apenas palavras-chaves, no máximo tópicos e expressões curtas.
  • Use poucas imagens, para que não ocorra uma “poluição visual”.
  • Não use mais do que dois estilos de texto (como negrito e itálico, por exemplo) por slide (e só um em uma única palavra!).

Saiba como fazer apresentações incríveis no PowerPoint

3. A importância da linguagem não-verbal

Muitas pessoas entendem mais facilmente um processo ou uma informação quando estão em forma de desenho, infográfico ou outro meio mais visual (como na escola, quando era necessário fazer um trabalho sobre um livro e muitos alunos viam o filme porque não conseguiam entender a partir do livro).

Seja uma imagem, mapa mental, infográfico, vídeo ou qualquer outro meio não-verbal: eles chamarão mais a atenção, e o público assimilará melhor o que você pretende transmitir.  Mas atente-se para ser de acordo com o que é falado no slide.

4. Atenção em relação à fonte

Como citado, é importante que sejam escolhidas no máximo duas fontes para a sua apresentação, para que ela seja visualmente menos cansativa e mais organizada. Porém, o tamanho da fonte também é importante.

Por exemplo, em uma palestra, lembre-se que sua plateia verá a uma distância considerável. Por isso, use o tamanho de no mínimo 30 pt.

O design é fundamental para  fazer apresentações incríveis

5. Uma ideia por slide

Para que a mensagem seja transmitida à plateia de maneira eficiente, é necessário que ela seja apresentada de forma clara. Um ou dois slides por tópico é o bastante para apresentar o conteúdo sem que ele se desorganize ou fique muito extenso (o público pode se cansar e perder o interesse no meio de uma apresentação muito longa, por exemplo).

6. Surpreenda

Para conseguir manter verdadeiramente o interesse do público, fazer um PowerPoint diferente pode ser o melhor caminho. Que tal mudar o sistema de bullet points e títulos (que é o que todos esperam) por uma apresentação apenas com imagens?

Quando tiver realmente domínio sobre que será abordado — e de como falar — use o slide de forma criativa para manter o público cativado. Além disso, eles também servirão para ajudá-lo a lembrar dos tópicos.

7. Cuidado com templates prontos

Essa informação é importante. Se você não se dá muito bem com a montagem de slide, ainda é uma opção. Porém, as chances de você fazer uma apresentação mais comum (e que poderá ser menos interessante) são maiores. Sempre tente dar um toque diferente e personalizado a partir do que você planejou.

Agora você já sabe como ter um excelente design para PowerPoint e, com certeza, está pronto para fazer slides melhores e apresentações mais bonitas e eficientes!

Gostou de saber mais sobre design para PowerPoint? Compartilhe nas suas redes sociais e deixe mais pessoas saberem dessas dicas!

Aprendeu como fazer slide no Powerpoint? Quer outra dica?

Assista uma aula gratuita sobre PowerPoint

Já pensou em deixar suas apresentações ainda mais incríveis utilizando textos com efeitos de animação em vídeo? Assista aqui a vídeo-aula do Canal Consultor Office em parceria com a Impacta e aprenda!

 

5 Comentários

  1. Regina Rangel disse:

    Gostei muito das dicas! Fantásticas! Era exatamente o que eu precisava descobrir como fazer.

  2. Juliana Zonta disse:

    Desejo receber informações sobre o curdo de como elaborar apresentações no Power Point.

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Juliana! Que bom saber do seu interesse, aqui na Impacta temos o Curso Online Criando Apresentações com o PowerPoint 2016 e você pode checar todas as informações dele aqui! Mas de qualquer forma, um de nossos consultores educacionais entrará em contato para te ajudar com todas as dúvidas.

  3. Edi disse:

    Como faço pra fazer esse curso?

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!