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Conheça 7 personalidades do marketing mundial

Não importa em qual área de trabalho, sempre existiram pessoas que contribuíram de maneira intelectual para o mundo, revolucionando o mercado. No marketing digital, isso não é diferente.

Diversas personalidades do marketing mundial se destacaram na contribuição para a evolução dessa área profissional, transformando-o nesse incrível campo da comunicação de hoje. Vamos conhecê-los e descobrir quais foram as suas contribuições? Venha com a gente!

Chris Anderson

Além de ex-diretor da revista Wired, foi o responsável pela nova definição da importância dos mercados de nicho na economia em marketing. Foi ele, também, que cunhou o termo "cauda longa" (long tail), no ano de 2014, em seu artigo de mesmo nome — que tornou-se uma das mais importantes publicações do mundo do marketing.

O conceito de cauda longa baseia-se na ideia de vender produtos incomuns para uma grande variedade de consumidores, em vez de se concentrar apenas em produtos populares, que possuem um maior volume de vendas.

Philip Kotler

Philipe Kotler é uma das personalidades do Marketing mais influentes no mundo

Natural de Chicago (EUA), Kotler é PhD em economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts, o MIT. É impossível falar de marketing sem citar, a todo o momento, as teorias e os conceitos desenvolvidos por ele.

Kotler já prestou consultoria a grandes empresas, como a IBM e a Motorola. Ele foi o criador do conceito dos 4P’s do marketing (preço, praça, produto e promoção) que trouxe o marketing para o centro das atenções das vendas e da gestão de empresas.

Em suas obras, registrou as mudanças que ocorreram no mercado, levando em consideração o comportamento dos clientes, além das mudanças no perfil de compra — que ficaram conhecidas como marketing 1.0, 2.0 e, mais recentemente, o marketing 3.0. Esta última modalidade afirma que mais do que oferecer produtos e serviços, as empresas devem entregar valor aos seus consumidores.

Essas são apenas algumas contribuições de Philip Kotler ao marketing. A sua relação com esse campo de conhecimento é tão grande que ele recebe o título de “pai do marketing”.

Jay Baer

Jay Baer, especialista em marketing digital, fez sua grande contribuição ao mundo do marketing com sua obra “Youtility”, um best-seller do New York Times. No livro, ele desenvolve o conceito da utilização do marketing digital como uma forma de ajudar os consumidores, e não apenas como uma maneira de fazer canais destinados a gerar vendas.

Em seu trabalho como consultor, já atendeu a empresas como Nike, Walmart e BestBuy. Atualmente, é proprietário da Convince & Convert e publica em seu site materiais relacionados ao marketing digital, como podcasts e artigos.

Neil Patel

O guru do marketing digital do momento, Neil Patel (foto capa) é empreendedor e consultor de marketing digital. Ficou conhecido no mundo após a criação de uma campanha em que influenciadores digitais seguravam placas com a hashtag “quem é Neil Patel?”.

Aos 16 anos de idade, Patel criou seu primeiro site e, atualmente, presta consultoria estratégica de marketing digital às gigantes da internet, como o Google e a Amazon, atraindo mais clientes e gerando mais vendas.

Além de suas consultorias, Patel desenvolveu diversas ferramentas de marketing para auxiliar no controle e na mensuração de resultados de campanhas, como o KISSmetrics e o Quicksprout. Neil ainda mantém um blog com conteúdo educativo sobre os diversos campos do marketing, focado principalmente em pequenos e médios empresários.

Brian Carter

Considerado um dos maiores autores de marketing digital, Brian Carter é especialista em mídias sociais e vendas. Em suas obras “LinkedIn for business” e “Facebook Marketing“, ele aborda estratégias para aumentar o fluxo de seguidores e monetizar as redes sociais de sua empresa.

Em seu currículo, constam assessorias para grandes empresas como Universal Studios e Microsoft, para as quais já desenvolveu programas de marketing. Brian também é CEO do The Carter Group, sua empresa de marketing digital que desenvolve estratégias que resultam em ótimas métricas a seus clientes.

David Aaker

Vice-presidente da empresa de consultoria Prophet, professor emérito de Marketing Strategy na Haas School of Business e uma das maiores autoridades em branding da atualidade, Aaker é uma autoridade quando o assunto é estratégia de marca de negócios, contribuindo para o avanço da teoria e da prática da ciência de marketing.

Autor de mais de cem artigos e 14 livros, traduzidos para 18 idiomas, vendeu cerca de um milhão de cópias, tornando-se um dos mais citados autores sobre marketing.

Em seu livro “Relevância de marca”, David traz a ideia de que ter sucesso no mercado é vencer uma guerra pela relevância de sua marca. A marca, para ele, é a peça-chave para que a empresa se diferencie de seus concorrentes e chegue à liderança de seu segmento de mercado.

Apoiando-se em mais de 25 estudos, Aaker desconstrói o conceito de relevância de marca e demonstra como ela pode ser um fator de impulsionamento em mercados dinâmicos, por meio da geração de conceitos, avaliação, definição e criação de barreiras.

Rand Fishkin

Nascido em Nova Jersey e criado em Seattle, nos Estados unidos, Rand lançou em 2004 o seu software de SEO e consultoria web, o Moz. Conhecido como “Wizard of Moz” (Ou 'Mágico de Moz" em português), ele explica sobre pesquisas complexas e cenários de marketing em termos simples.

Seu maior case de sucesso foi que, através do SEO, ajudou uma sapataria de 81 anos a reavivar seus negócios. Rand desenvolveu uma loja online para eles de forma otimizada, o que gerou um retorno três vezes maior do que os resultados da loja física.

Em seus vídeos semanais, conhecidos como “Whiteboard Fridays”, ele traz conceitos complexos com um estilo claro e tranquilo de fala. Essa é a grande razão pela qual ele se tornou uma estrela no misterioso mundo da otimização de mecanismos de busca, segundo o autor Brier Dudley, em 2007 — quando Fishkin ganhou o título de “Melhor jovem empreendedor de tecnologia” na Businessweek daquele ano.

Como pudemos ver, todos esses grandes nomes do marketing trouxeram contribuições notáveis para o desenvolvimento contínuo da área e, sem seus apontamentos e teorias, não poderíamos obter os bons resultados que conhecemos em conversão de clientes e vendas.

Agora que você já conhece essas personalidades do marketing digital e offline, aproveite para compartilhar esta postagem com seu amigos e seguidores nas redes sociais e ajude-os a aprimorar seus conhecimentos!

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