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Como e por que usar o e-mail marketing em sua estratégia de marketing digital?

Poderíamos começar este artigo dizendo que o e-mail marketing é um famoso BBB no Marketing Digital! E não estamos falando de nenhum reality show. Trata-se do Bom, Bonito e Barato!

  • É Bom porque o e-mail marketing é responsável por 25% das vendas de um e-commerce, contra 19% em CPC, 18% em Orgânico e 2% em Social.  Os números são do relatório E-commerce Pulse by Custora 2016.
  • É Bonito porque você se relaciona com seu público usando um mix de texto e imagens que facilitam a sua comunicação e a compreensão.
  • É Barato porque o e-mail marketing, dentro da sua estratégia de marketing digital, tem o ROI classificado como “Bom” ou “Excelente” para 73% das empresas, superando todas as outras mídias, segundo relatório de 2016 do Email Marketing Industry Census
 

Ainda não está convencido do porquê usar o e-mail marketing em sua estratégia?

Outro dado muito interessante é que - de acordo com a Direct Marketing Association - o ROI médio de uma campanha de E-mail Marketing é de 3.800%, nos Estados Unidos.

E nós temos esperança que esta realidade chegue ao Brasil, pois as estratégias de e-mail marketing estão crescendo a passos largos, senda cada vez mais e melhor pelas empresas.

Claro que o Facebook ou o Twitter, por exemplo, não podem ficar de fora da  sua campanha, pois a questão aqui não é o que usar em suas estratégias, mas sim, o quanto usar de cada uma das ferramentas.

A McKinsey já comprovou em pesquisa que o e-mail, para trazer novos clientes ao seu site, é 40x mais efetivo que outras mídias, a exemplo do próprio Facebook e Twitter.

Agora que você já conhece esses dados - que mostram a importância do e-mail marketing dentro das suas estratégicas de marketing digital -  eu vou te falar como fazer isso de forma inteligente e criativa!

Veja como usar o e-mail marketing em sua estratégia digital

Como usar o e-mail marketing em sua estratégia

Para lhe mostrar como usar o e-mail marketing nas suas estratégias de marketing digital, eu separei dicas que nunca revelamos nem aos nossos melhores amigos.

Mas para começar, vamos elencar algumas boas práticas ao usar o e-mail marketing nos negócios. Veja:

Segmentação de bases Quanto mais se conhece o seu público, melhor se comunica com ele e melhores serão os resultados. Através de  formulários de inscrição para que o usuário dê opt-in em listas específicas ou utilizando formulários direcionados em áreas específicas do seu site, você pode segmentar seus usuários de acordo com as divisões de categorias de produtos, região, sexo, média de idade. Resumindo, quanto mais minuciosa sua segmentação, mais bem sucedida ela será.  (Veja aqui como gerenciar uma base).

Capriche nos subjects

O assunto do e-mail é a primeira coisa que o usuário vê ao receber um e-mail. É preciso ser atrativo, curto, criativo e evitando palavras que possam caracterizar seu e-mail como SPAM.

Algumas empresas apostam em frases que aguçam a curiosidade do leitor, mas a prática pode ser arriscada e acabar irritando alguns usuários.

Siga boas práticas ao construir a sua peça

Um bom e-mail deve ser atrativo, objetivo e interessante ao seu público. Portanto, ele deve conter um bom design que apresente sua marca, inclua links no texto, tenha imagens, vídeos ou mesmo gifs, conte com bons CTA’s, botões para redes sociais e tudo isso sem esquecer do mobile. 

O segredo do uso do e-mail marketing

Claro que tudo isso é verdade e muito importante, assim como analisar resultados, entre outros pontos. Porém, a principal chave do sucesso para suas estratégias de e-mail marketing é o Relacionamento.

É muito importante lembrar que no e-mail marketing, apesar de ser uma mídia digital, o relacionamento é real. Do outro lado do computador existem pessoas reais, com necessidades e interesses distintos umas das outras.

#ficaadica: é imprescindível entender o momento de compra dos seus clientes. O que eles querem comprar, porque e como eles fazem isso!

E-mail marketing não é simplesmente enviar e-mails para um monte de gente ao mesmo tempo, mas sim, se comunicar com o seu público de forma única e personalizada. Este público tem que se sentir importante e entender que existem pessoas se relacionando com ele, e não máquinas disparadoras de e-mails.

Antes de enviar um e-mail marketing vale (se) perguntar se você gostaria de receber este tipo de informação. É relevante para você? Então, certamente, também será para o seu público, claro, se ele estiver no mesmo momento de compra que você!

Sempre vale lembrar que uma boa peça de e-mail marketing precisa ser direta, atrativa e com muito conteúdo para ganhar o clique - e a compra! - daquele cliente especial.

Quer conhecer outras estratégias campeãs para fazer do e-mail marketing sua maior fonte de vendas? Leia este e-Book!

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