faceboook

6 maneiras de ser mais produtivo no trabalho

Não está conseguindo realizar todas as tarefas no seu horário? Então, veja as dicas que separamos para você ser ainda mais produtivo no trabalho!(...)

Autor: Gabriela Mendes

Além de qualificado e especializado, ser um profissional produtivo conta muito para a empresa. Você se torna uma peça essencial para o funcionamento do negócio quando você consegue entregar seus trabalhos com rapidez e qualidade.

Mas com tantas distrações – redes sociais, internet, colegas – o que você pode fazer para planejar o seu dia e tirar o máximo dele?

Separamos algumas dicas simples e com execução fácil para que você se torne um profissional ainda mais produtivo e eficaz:

1 – Priorize tarefas

Aquela ideia de querer abraçar o mundo e ajudar o máximo de pessoas, durante seu dia de trabalho, pode ser um tiro no próprio pé.

Aprender a falar “não” e montar uma escala de prioridades poderá mudar sua produtividade: primeiro faça as suas tarefas mais urgentes e só ofereça ajuda aos outros depois de concluir.
Dizer “não” te fará focar no que realmente importa.

2 – Não analise demais seus problemas

Quando analisamos muito um problema ou quando “pensamos demais” sobre uma situação, isso causa um estresse que muitas vezes é desnecessário e pode prejudicar, e muito, sua produtividade. Uma mente relaxada se foca melhor e consegue enxergar melhor as soluções de problemas.

Se você está enfrentando um desafio que parece – ou realmente é – muito grande, divida-o em pequenas tarefas, isso vai te ajudar a não “desesperar”.

3 – Aprenda a superar bloqueios mentais

Uma das piores coisas que pode acontecer quando você precisa de uma solução criativa e rápida para um problema é “ter um branco”.

Existem muitos truques e dicas para quem quer superar esses bloqueios, mas em primeiro lugar, não se desespere pois: isso só fará com que sua mente se feche ainda mais.

Você pode fazer uma pausa e fazer algo que te distraia (ouvir uma música ou ver um vídeo), pode anotar todas as ideias, por mais que pareçam bobas ou pode sair para uma breve caminhada para tentar relaxar a mente e seguir em busca da ideia perfeita.

 Manter o foco e priorizar tarefas ajudam a te tornar mais produtivo no trabalho

4 – Mantenha o foco

Falando a verdade, um ambiente calmo e silencioso não é a realidade para muitas empresas. Então, como se manter focado em lugares barulhentos e cheio de estímulos? A primeira coisa a fazer é organizar seu local de trabalho e deixar tudo no seu devido lugar.

Ter água por perto, um fone de ouvido com música suave para que seus colegas saibam que não está na hora de interrompê-lo, sair das redes sociais e ter consigo papéis para anotações são truques que podem te ajudar.

Mas se seu prazo está muito apertado, além de todas as dicas anteriores, desligue seu telefone e seu celular e avise seus colegas para que não o interrompam.

5 – Aprenda a delegar

Executar uma tarefa do começo ao fim pode ser ótimo para seu portfólio, mas também pode acabar com seu planejamento.

Quando você se cerca de uma equipe competente, pode delegar funções e executar as tarefas que você manteve com mais calma e zelo.

E para não perder o controle das datas, mantenha um registro do que você delegou, ok?

6 – Lembre-se que você tem uma vida fora do trabalho

Ser um profissional que veste a camisa da empresa é ótimo, mas você não precisa morar nela. Ter uma boa qualidade de vida fora do ambiente de trabalho é essencial para sua produtividade. Dormir bem, ter uma alimentação balanceada, viver momentos de diversão, praticar esportes, se dedicar aos hobbies: tudo isso influenciará em como seu dia renderá.

Não deixe que seu trabalho atrapalhe na sua vida pessoal.

E aí, acha que seguindo essas dicas conseguirá ser mais produtivo? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

2 Comentários

  1. Luciano Valença disse:

    Excelente, trabalho em uma empresa de gestão de energia com foco em energia fotovoltaica, e questão de solicitação, proposta e prazo de entrega sempre é nosso gargalo

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!