faceboook

Veja como fazer um plano de carreira

Planejamento é fundamental para garantir o crescimento profissional. Saiba como fazer um plano de carreira e prepare-se para chegar ao sucesso!

Autor: Maria Cecilia Antunes

Ter um plano de carreira é essencial para qualquer profissional que deseja construir uma carreira sólida e alcançar o sucesso. Afinal, o sucesso resulta de muita dedicação, foco e, é claro, planejamento.

O objetivo do plano de carreira é colocar o profissional no caminho certo para alcançar o sucesso. Dar um norte para aquele profissional que ainda não sabe bem por onde começar a trilhar o seu caminho rumo ao sucesso, dar a ele uma visão do futuro.

Continue a sua leitura e veja como fazer um plano de carreira para atingir o tão almejado sucesso na sua carreira e na sua vida!

1 – Faça uma avaliação de si mesmo

O primeiro passo para criar um plano de carreira é a autoavaliação. Esse é o momento de você refletir com bastante calma sobre o ponto onde você se encontra agora e onde você deseja chegar. Ignorar esse passo é um dos maiores erros ao construir um plano de carreira.

Analise com muita sinceridade os seus pontos fortes e os pontos em que você ainda precisa melhorar seus talentos, suas aptidões, suas habilidades, seus valores e como tudo isso pode contribuir para atingir seus objetivos.

2 – Defina seus objetivos

Depois de se avaliar, de colocar em prática o seu autoconhecimento, é hora de começar a traçar seus objetivos. É hora de decidir em que área você irá construir a sua carreira, que profissão deseja seguir, enfim, seus objetivos.

Fazer perguntas como: “onde eu desejo estar daqui a 5 anos, 10 anos, 20 anos?” são uma parte importante desse processo. Esse passo requer muita atenção, por isso dedique a ele o tempo que precisar, pois é com base nesse primeiro passo que você irá construir todo o seu plano.

Se você estiver com dificuldades para escolher uma profissão ou mesmo uma área do mercado, pense naquilo que é importante para você: trabalhar no que gosta, ganhar um bom salário, seguir uma carreira em algo que você seja nato? Nessa hora vale fazer uma série de pesquisa sobre profissões, descobrir o que está em alta e quais são as tendências em profissões. Para isso, leia revistas especializadas, use a internet e converse com profissionais das áreas que lhe interessam.

3 – Trace metas

Se seus objetivos são o patamar onde você deseja chegar, as metas são os tijolos que construirão a escada até lá. Afinal, não basta apenas sonhar, temos que definir estratégias específicas que nos coloquem mais próximos de nossos objetivos.

Por isso, trace suas metas. Pense no que você pode fazer hoje para ficar mais próximo do sucesso. Suas metas podem ser, por exemplo, desenvolver novas habilidades, investir em capacitação profissional, fazer novos cursos, conquistar uma promoção, aprender um novo idioma e expandir seus conhecimentos. E não se esqueça de estabelecer um prazo para as suas metas!

Veja como fazer um plano de carreira

4 – Inspire-se em casos de sucesso

Seu objetivo é ser um empreendedor de sucesso? Então busque cases de empreendedores que atingiram o sucesso, use seus relatos como inspiração e aprenda com eles. Procure saber sobre a trajetória dessas pessoas, como foi o decorrer de suas carreiras, qual foi o diferencial deles.

O que não falta por aí são exemplos de sucesso, de pessoas que ousaram, arriscaram, acreditaram em si mesmas e chegaram onde desejavam. Você pode encontrar biografias, blogs, palestras e muito material bom para usar como referência.

5 – Passe o seu plano de carreira do papel para a prática

Você já colocou seu plano de carreira no papel? Se não colocou ainda, coloque para não acabar deixando-o de lado com o tempo. Faça ajustes nele quando achar necessário e aperfeiçoe-o quando for possível. O plano de carreira no papel lhe ajudará a ter uma noção melhor do que já foi feito e o que você ainda tem pela frente.

Já colocou no papel? Agora coloque na prática e invista em sua carreira profissional! Siga seu plano, seja perseverante e tenha foco que pouco a pouco você estará mais próximo do seu sucesso até que, finalmente, o alcance.

E você, já começou a desenvolver o seu plano de carreira? Compartilhe as dicas em suas redes sociais para que seus amigos também aprendam como fazer um plano de carreira!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!