faceboook

Conheça 7 ferramentas essenciais para qualquer profissional

Além de boa formação e conhecimento de ferramentas e habilidades, para ser um profissional completo você precisa de algumas ferramentas essenciais. (...)

Autor: Redação Impacta

Profissionais devem se manter sempre antenados com o que acontece na sua área de atuação, essa é uma premissa básica para quem quer alcançar o sucesso. Mas para que isso aconteça, além da boa formação e dedicação aos estudos, é preciso contar com algumas ferramentas essenciais.

Não basta ter um smartphone de última geração, estar conectado a algumas redes e ser bem relacionado. Atualmente, para se destacar, o profissional precisa avançar, encontrar formas de estar conectado com qualidade, saber usar a tecnologia e o conhecimento a seu favor.

Fala-se tanto de que hoje a tecnologia e a informação estão disponíveis a todos, mas como transformá-las em ferramentas essenciais para você? E quais são elas? Como investir em você?

Listamos neste post as 7 ferramentas essenciais para qualquer profissional. Veja a lista!

Um notebook é considerado uma das ferramentas essenciais aos profissionais

1. Smartphone e plano de dados

Hoje, é praticamente impossível estar no mercado, em qualquer área de atuação, e não ter um smartphone. O aparelho já é uma constante na vida pessoal, imagine então na profissional. Então, por que listar esse gadget se ele é tão comum?

Porque o bom profissional precisa saber escolher seu smartphone e seu plano de dados. Não é necessário ter um top de linha, mas ele precisa ter configurações que se ajustem às suas necessidades.

Pesquise bem os aparelhos, converse com especialistas, leia blogs de tecnologia para encontrar o dispositivo que cabe no seu orçamento e atenda às suas demandas. Claro, pense também em um bom plano de dados, afinal, não dá para ficar dependendo de um Wi-Fi disponível.

2. Aplicativos de produtividade

Com um bom smartphone em mãos, é hora de começar a escolher os apps que farão parte da sua coleção. Além da seleção básica das redes sociais e de comunicação (Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, Messenger, Skype, Hangout), o profissional deve trabalhar com aplicativos de produtividade, ferramentas essenciais para a organização e planejamento da rotina de trabalho.

Você deve pensar em uma seleção que trabalhe para você, então pesquise até encontrar aquele que mais te agrada e que tem bom funcionamento.

  • O app básico para ajudar com a sua produtividade é aquele que lista as coisas a fazer. As lojas de aplicativos têm centenas deles, sendo que os mais cotados são Wunderlist, Remember The Milk, Any.do, Todoist. Esses são gratuitos e bem eficientes.
  • Você deve baixar também apps da criação de arquivos. O Google disponibiliza seus programas para abrir documentos, planilhas e apresentações, assim como a Microsoft tem sua suíte Office para mobile.
  • Um aplicativo essencial, que independe da sua profissão para ser útil, é o Evernote, um verdadeiro assistente pessoal. Ele tem bloco de notas, workchat, lembretes, listas, notas em áudio e armazenamento de arquivos em vários formatos.
  • Você trabalha com desenvolvimento de projetos? Baixe o Trello! Ele vai te ajudar a acompanhar todas as etapas dos projetos.
  • Se você trabalha em equipe, talvez valha a pena pensar no Slack, app de troca de mensagens privadas e coletivas, com compartilhamento de arquivos e integração a outros apps de produtividade numa única plataforma.

3. Nuvem

Hoje, o bom profissional não pode mais pensar em trabalhar usando mídias físicas para transportar arquivos e documentos, de qualquer extensão. Trabalhe com a nuvem, assim você resolve alguns problemas sem grande esforço.

O primeiro deles é o salvamento e transporte. Com tudo armazenado na nuvem, você não precisa ficar pedindo um pendrive para o colega ao lado para salvar um arquivo antes de ir a um cliente.

Segundo, com seus arquivos na nuvem o backup é automático. E o trabalho pode ser compartilhado facilmente. Só há vantagens.

Leve em conta também que alguns notebooks já estão eliminando os drives para CD/DVD e até as portas USB, caso do Macbook Air. Outros reduzem drasticamente o HD interno, como o Chromebook, para que tudo esteja na nuvem.

Existem vários serviços de armazenamento na nuvem disponíveis: Dropbox, Box, OneDrive, Drive(conectado à sua conta do Google), Cloud (para usuários Apple), Spideroak. Todos gratuitos no plano básico e sincronizados entre todos os aparelhos — tablets, smartphones e computadores.

4. Notebooks leves

Os dois aparelhos citados no item anterior devem ser considerados com carinho pelo bom profissional — o Macbook Air e Chromebook. Eles são leves e práticos, com telas de 11 e 13 polegadas, respectivamente, o que facilita o transporte.

Eles trabalham na nuvem, com HD reduzido ao máximo, apenas para ter processamento interno. Você pode usar todos os serviços de produção diretamente da web.

5. Livros

Se você perguntar para qualquer profissional bem-sucedido se os livros o ajudaram a crescer, a resposta será sim. É difícil encontrar alguém que se deu bem na carreira sem ter lido e montado uma boa biblioteca.

A leitura é uma atividade essencial para qualquer pessoa, seja de materiais relacionados à carreira ou não. Ler para aprimoramento pessoal ou para lazer é uma tarefa que o bom profissional deve incorporar à sua rotina.

Perca um tempinho semanal em uma boa livraria para encontrar bons livros. Veja quais são os títulos que podem fazer a diferença na sua carreira ou em um projeto específico. E leia por prazer também! Escolha um gênero e separe um tempo para você relaxar.

Em ambos os casos, seu repertório intelectual aumenta, sua capacidade de raciocínio melhora e você incorpora vocabulário e sofisticação à sua escrita. Se a sua área é tecnologia, confira a lista com 7 livros que você precisa conhecer!

6. TED

Você já deve ter ouvido falar desse ciclo de palestras feitas por pessoas famosas ou que sejam referência em algum assunto, de duração máxima de 18 minutos. São proferidas por quem têm boas histórias para contar, profissionais ou pessoais, inspiradoras e cheias de lições.

A melhor parte é que essas palestras estão disponíveis online. O canal do TED Talks no YouTube reúne todas elas, algumas legendadas — se preferir, vá à página do TED, que também disponibiliza os conteúdos.

7. Ferramentas essenciais para leitura

Há muita informação disponível por aí, já sabemos disso. A questão é, portanto, organizar e selecionar. O primeiro passo para isso é reunir material, assinando a newsletter dos portais de notícia e blogs relevantes.

Outra boa dica é usar o Pocket, ferramenta que salva os links dos artigos pelos quais você se interessou para ler depois. E não esqueça do Feedly, o melhor app substituto do Google Reader. Ele agrupa os feeds de blogs e sites e sinaliza quando há atualização.

Com essa dupla, você assina os canais que lhe interessam e recebe as atualizações no Feedly. Não quer ou não pode ler naquela hora? Salve no Pocket e volte depois.

O que achou da seleção de ferramentas essenciais para o sucesso de qualquer profissional? Compartilhe nas suas redes sociais!

Quer mais dicas para ser um bom profissional e ter sucesso no mercado?
Baixe agora o e-Book gratuito e veja como!

Baixe o e-Book e veja como entrar para o Mercado de Trabalho

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!