faceboook

As certificações em TI mais requisitadas!

Uma das melhores formas de ter conhecimento e mais oportunidades no mercado de trabalho é investindo em certificações em TI. Conheça as mais requisitadas!(...)

Autor: Redação Impacta

A tecnologia está cada vez mais integrada ao ambiente corporativo. Empresas investem em soluções de TI para tornar os seus processos mais eficazes, flexíveis e econômicos. E para garantir que tudo funcione da melhor forma possível, o especialista em TI é indispensável.

Nesse cenário em que a procura por profissionais qualificados é grande, profissionais devem se destacar para obter as melhores vagas do mercado. Além da formação curricular e experiência de trabalho, uma das melhores formas de conseguir conhecimento na área é investindo em certificações em TI. Quer saber mais sobre elas? Confira!

Qual a importância das certificações em TI?

Os últimos anos foram marcados por um grande crescimento do número de profissionais de TI. E em um mercado de trabalho com excesso de oferta, grandes empresas passaram a exigir mais antes de contratarem alguém.

Nesse cenário, as certificações tornaram-se uma estratégia popular entre quem deseja se destacar.

Um profissional que tem um certificado de conhecimento em TI tem vantagem sobre seus concorrentes durante um processo seletivo. Salários maiores podem ser obtidos com mais facilidade.

Além disso, o acesso às melhores vagas do mercado torna-se mais simples.

Mas como conseguir uma certificação?

Muitas certificações são obtidas por meio de testes escritos e em laboratório. Para se preparar, o profissional de TI pode buscar um centro de exames.

Dê preferência para aqueles que têm autorização oficial, uma vez que ele servirá para preparação, realização e mesmo a emissão do certificado.

Conheça as principais certificações em TI

Principais certificações em TI exigidas pelo mercado

A tecnologia é conhecida como uma área em que várias soluções são criadas para o ambiente corporativo. Nesse sentido, os profissionais de TI devem escolher uma certificação que se adapte ao seu perfil e permita a busca pelas melhores vagas do mercado.

Podemos destacar algumas entre as certificações em TI mais populares atualmente. Veja só:

ITIL

A biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um dos principais conjuntos de boas práticas de gestão corporativa do mercado. Criada na década de 1980, ela é voltada para empreendimentos que buscam tornar os seus serviços mais direcionados às necessidades do usuário.

Assim, o planejamento de atividades, processos e políticas de segurança terá uma capacidade maior de geração de receitas em médio e longo prazo.

O treinamento da certificação em ITIL é dividido em quatro níveis de especializações:

  • Fundação
  • Intermediário
  • Expert
  • Master

Ele tem como principal objetivo instruir o profissional de TI a identificar, planejar e entregar para o negócio um departamento de TI mais eficaz e capaz de auxiliar no desenvolvimento do negócio.

Diante disso, profissionais com essa certificação são reconhecidos como capazes de melhorar o funcionamento da infraestrutura de TI de uma empresa e direcionar os objetivos da área de acordo com as metas e estratégias de mercado. Nós já falamos aqui especificamente das vantagens de investir em uma certificação ITIL, confira.

CISSP

A CISSP (sigla para Certified Information Systems Security Professional) é uma certificação de segurança independente, criada pelo ISC (International Information System Security Certification Consortium).

Para obtê-la, profissionais de TI devem ter um conhecimento amplo sobre políticas de segurança digital e privacidade, entre os quais podemos destacar:

  • Políticas de controle de acesso;
  • Desenvolvimento seguro de aplicativos;
  • Plano de recuperação de desastres;
  • Plano de continuidade de negócio;
  • Criptografia de dados e conexões;
  • Práticas de gestão de segurança;
  • Legislação, ética e investigação;
  • Segurança operacional;
  • Segurança física da infraestrutura de TI;
  • Arquitetura e modelos de segurança digital;
  • Segurança de redes e em telecomunicações;
  • Testes de segurança.

Para ser obtida, profissionais de TI devem comprovar ao menos cinco anos de trabalho em tempo integral com segurança digital, focados em ao menos dois dos tópicos abordados nos testes de certificação.

Caso o profissional tenha um diploma de graduação ou pós-graduação na área de Segurança da Informação, além de certificados relacionados à área, é possível diminuir o tempo de experiência para quatro anos.

Se o candidato tentar obter a certificação sem os cinco anos de experiência, ele será certificado como associado ao ISC. Além disso, terá até seis anos para conquistar mais experiência na área e submeter-se a uma certificação CISSP.

Caso aprovado, o seu certificado como associado ao ISC será convertido em um certificado CISSP.

Também são realizadas verificações de antecedentes criminais e é exigida uma pontuação de pelo menos 700 pontos (em 1000) no exame de múltipla escolha do CISSP. Caso ache necessário, o profissional também pode obter certificações adicionais em áreas como engenharia de segurança digital e administração de políticas de segurança.

EMC

Ao contrário da CISSP, essa é uma certificação mais abrangente.

Ela é voltada para habilidades como a capacidade de planejamento, implementação e melhoria da infraestrutura de TI empresarial.

Para se preparar, o profissional de TI pode realizar um curso chamado EMC Proven Professional, que aborda conteúdos como cloud computing, data science e armazenagem de informações.

Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL

Bancos de dados Oracle fazem parte da infraestrutura de várias empresas. Diante desse cenário, a Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL foi criada para certificar profissionais que trabalham com desenvolvimento web de bancos de dados baseados em SQL.

Ela deve ser obtida junto com a Oracle PL/SQL Developer Certified Associate, por ser uma certificação voltada para profissionais com amplo conhecimento da área.

Microsoft Certified Solutions Developer (MCSD)

Esse é um certificado com validade de dois anos, criado pela Microsoft para validar o conhecimento de profissionais que trabalham com a criação de aplicativos web em ambientes Windows.

O certificado, voltado especialmente para desenvolvedores e administradores web, abrange três grandes áreas de conhecimento. São elas:

  • Desenvolvimento em HTML5 utilizando JavaScript e CSS3;
  • Desenvolvimento de aplicativos web com ASP.NET;
  • Desenvolvimento em ambientes Windows Azure e serviços web.

Cisco Certified Internetwork Expert (CCIE)

Uma das certificações em TI mais prestigiadas no mercado, a CCIE é voltada para engenheiros de rede que buscam tornar-se peritos em soluções da Cisco. Ela é considerada uma certificação de referência, uma vez que só pode ser obtida por meio de um rigoroso teste escrito e prático.

Justamente por isso, o índice de profissionais do mercado que têm esse tipo de certificado é baixo.

Gostou do nosso post e quer receber notícias e dicas sobre tecnologia em primeira mão? Então assine já a nossa newsletter!

2 Comentários

  1. Eu tenho um sonho na vida ,é de estudar na Faculdade Impacta .

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!