faceboook

Quais fatores pesar na hora de escolher um curso novo?

Quer se especializar e aumentar suas chances na carreira, mas não sabe como escolher um curso novo? Separamos 10 fatores para levar em conta na decisão!(...)

Autor: Redação Impacta

A escolha de um curso novo para agregar valor ao seu currículo deve ser feita com cautela e muita responsabilidade. Afinal, o conhecimento que você vai absorver e a maneira como ele será usado no futuro dirão muito sobre o profissional que você deseja ser.

Entre avaliar as oportunidades na carreira, a grade curricular e a reputação da instituição de ensino, estão muitos outros fatores que você precisa considerar. Nós fizemos uma lista para te ajudar nessa escolha. 

Conheça os 10 fatores que pesam na hora de escolher um curso novo:

Oportunidades na carreira

O 1º fator que você deve pesar na hora de escolher um curso novo é a quantidade de oportunidades que ele pode proporcionar em sua carreira.

É importante que você faça uma análise completa a respeito desse curso, estudando a maneira como ele vai impactar na sua carreira quando estiver constando no seu currículo e tentando dimensionar o quanto ele vai agregar a sua vida profissional.

Mercado de trabalho

O 2º fator que pesa na hora de escolher um curso novo é a sua aceitação pelo mercado de trabalho.

  • Atualmente, os empregadores precisam de profissionais com esse curso?
  • E futuramente, ainda vão precisar?
  • Quantas pessoas têm a mesma formação e estão buscando por oportunidades?

As respostas para essas perguntas vão direcionar com mais eficiência a sua decisão. Faça uma pesquisa sobre as necessidades do mercado de trabalho e verifique se tudo o que curso oferece é requisitado pelos recrutadores. Confira aqui os melhores cursos para o mercado de trabalho em 2016!

Grade curricular

Não adianta fazer um curso novo apenas por fazer. A escolha dele depende de vários fatores, entre eles a grade curricular. Diversas instituições de ensino oferecem os mesmos cursos, porém, você deve ser capaz de identificar quais são os diferenciais em relação à grade de um e de outro.

São esses diferenciais que vão te posicionar de maneira mais destacada no mercado de trabalho e no seu crescimento profissional. Avalie, compare e faça uma escolha consciente em relação ao curso que deseja fazer.

Duração do curso

A duração é outro fator que pesa na hora de escolher um curso novo. Muitas vezes, você precisa de um curso para conseguir uma promoção de cargo, um aumento de salário ou uma bonificação.

Além disso, você pode necessitar diversos conhecimentos para conseguir atingir um mesmo objetivo, o que inviabiliza a longa duração de um único curso. Entre as opções que tiver, escolha aquele que for mais compatível com os seus objetivos.

Quais fatores pesar na hora de escolher um curso novo? Confira 10!

Requisitos para ingressar no curso

Dependendo do curso que você escolher, será necessário cumprir alguns requisitos tanto para se matricular quanto para poder aproveitar melhor as aulas.

Vamos citar um exemplo: se o curso for sobre algo muito específico relacionado ao e-commerce, como métodos para reverter as altas taxas de abandono de carrinho, será necessário que você vá cursar já familiarizado com o tema. Da mesma forma, alguns cursos exigem formações específicas e até mesmo experiência em áreas correlatas.

Metodologia de ensino

A maneira como o conteúdo do curso será ministrado é outro fator que pesa na hora de fazer a sua escolha. Se você tem dificuldade para estudar sozinho, é melhor que busque por um curso presencial.

Já se você tem facilidade em estudar só e pouco tempo para se deslocar do trabalho para o curso, pode optar por uma versão online ou com aulas ao vivo. Além disso, é bom avaliar outros pontos:

  • Como é ministrado o conteúdo?
  • Excesso de teoria e pouca prática?
  • Existe uma estrutura linear de ensino?
  • Tem material de apoio?
  • Após as aulas, você terá algum apoio ou incentivo? 

Corpo docente

Tanto a formação quanto a experiência do corpo docente responsável pelo curso são fatores que devem pesar na sua decisão. Procure por artigos escritos pelos professores, saiba mais sobre a sua carreira e verifique se a experiência deles condiz com as suas expetativas.

A formação e a experiência do professor diz muito sobre a forma com que ele vai transferir conhecimento para os seus alunos. Um professor que tem vivência ativa no mercado de trabalho de sua formação consegue ser mais dinâmico em relação a exemplos reais do cotidiano do que aquele docente que fica restrito à sala de aula.

Reputação da instituição

O 8º fator que deve pesar na hora de escolher um curso novo é a reputação da instituição de ensino.

  • Ela é reconhecida pelo Ministério da Educação?
  • Você conhece outros profissionais que fizeram cursos lá?
  • Como eles estão no mercado de trabalho atualmente?

Lembre-se de que a formação desse curso vai constar no seu currículo e isso será avaliado na hora de receber uma promoção, conquistar uma vaga nova de emprego e até mesmo durante o sua dia a dia de atuação como profissional.

Custos

Os custos que envolvem a realização de um curso novo devem ser colocados na ponta do lápis para que você saiba qual será o impacto dele no seu orçamento.

Além disso, é importante colocar todos os prós e contras relacionados aos custos em uma balança, pois o investimento que você faz hoje pode ter um retorno a curto, médio ou a longo prazo.

Faça essa avaliação em relação aos custos do curso e veja o que é melhor para a sua carreira profissional. Um passo atrás hoje, pode significar dois adiante amanhã.

Localização

Para quem opta por um curso novo presencial, a localização é um fator extremamente importante. Em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde o trânsito é cada vez mais pesado e os deslocamentos tornam-se mais demorados, a localização da instituição de ensino deve facilitar a vida dos seus alunos.

Estar próximo de um transporte público de massa, como o metrô ou o trem, conta ponto a favor durante o deslocamento. Para quem precisa ir de carro, as ofertas de estacionamento devem ser abundantes. Outros serviços próximos também ajudam, pois alguns alunos precisam se alimentar antes do curso, passar no banco ou simplesmente descansar.

Estes foram os 10 fatores que pesam na hora de escolher um curso novo. Faça uma avaliação criteriosa das ofertas de curso que tiver e escolha aquele que mais se encaixa às suas necessidades profissionais. Aproveite e entre em contato conosco para saber quais são os benefícios de fazer um curso novo!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!