faceboook

Por que pensar em UX é tão importante?

Entenda por que pensar em UX - User Experience (experiência do usuário, em português) é tão importante para oferecer uma navegação de qualidade ao (...)

Autor: Redação Impacta

UX é uma definição muito utilizada para o termo User Experience (experiência do usuário, em tradução para o português), criado por Donald Norman, quando era vice-presidente do Grupo de Tecnologia Avançada da Apple. Ele acreditava que as definições comuns de Interface de Usuário e Usabilidade acabavam limitando o entendimento da maioria dos desenvolvedores sobre o assunto, então resolveu expandir o tema.

Mas por que é tão importante para as empresas e negócios web pensar em UX?

UX designers elevam a arquitetura da informação a um nível superior, pois facilitam a navegação pelo site ou aplicativo que está sendo criado, o que naturalmente aumenta a capacidade de interação entre usuários e sistemas. Para isso, os desenvolvedores usam as suas habilidades para produzir no usuário um efeito de coesão e de maior interesse no seu público-alvo.

Falando tecnicamente, a UX é uma espécie de medição de vários componentes importantes de um sistema ou programa, mantendo sempre o projeto focado no usuário. Todo esse modelo de trabalho jamais deve ser de responsabilidade única da equipe de design, pois todas as áreas devem trabalhar de forma integrada, para que a experiência do usuário seja a melhor possível.

UX é muito importante para levar praticidade e um ambiente amigável aos usuários

UX não é apenas uma etapa

Em várias empresas ligadas à tecnologia, User Experience é algo encarado apenas como uma etapa do processo de desenvolvimento de um projeto. Mas, na prática, essa é justamente a fase na qual a equipe deve se preocupar com o layout, desenhar sitemap e wireframe, entre outras coisas.

Muitos desenvolvedores já devem ter visto por aí algumas definições e passo a passos para lidar com UX. Mas, se você quer fazer um bom trabalho, deve saber também que, quando se fala de User Experience, não dá para seguir uma receita de bolo. Afinal, cada projeto é único. Não dá para generalizar.

Obviamente que existem metodologias importantes que podem lhe ajudar imensamente e devem ser aplicadas sempre que for necessário. Normalmente, elas contam também com um checklist a ser seguido. Isso enriquece o trabalho em geral e evita erros.

E como funciona o UX na prática?

User Experience, na prática, é a estratégia de considerar como o centro de todo o desenvolvimento o usuário. Ele é o motivo de todas as decisões e escolhas relacionadas ao sistema ou programa desenvolvido, sempre. E se teve uma empresa que pensou em UX em todo o momento e ganhou crédito e solidez no mercado por isso: foi a Apple.

Criar, medir, aprender, testar. Tudo isso é importante para validar o projeto que está em desenvolvimento. Por exemplo: você vai colocar uma nova feature no ar? Então teste, meça e valide! Veja os seus resultados, aprenda com eles e faça as mudanças e ajustes necessários. Se for o caso, refaça!

UX: o desafio

O maior desafio que existe em todo esse processo é o de se manter sempre focado no usuário, o que inclui colocar toda a teoria do UX na prática, pois, por mais que exista uma boa equipe de trabalho por trás do projeto, ela não consegue fazer tudo sozinha, de forma automática.

A User Experience se constrói a partir da base que a Arquitetura de Informação proporciona ao desenvolvedor, com o objetivo de levar essa experiência mais adiante, de uma forma mais prática e criativa. Essa é a grande diferença da forma como os produtos digitais, como aplicativos e sites são projetados hoje da forma que eram feitos antigamente.

Já se convenceu em pensar em UX sempre? Compartilhe nos comentários suas dúvidas e opiniões!

e-Book gratuito ensina a usar UX para fazer seu site vender mais: baixe agora!

Baixe o e-book gratuito e veja como usar UX no momento de decisão de compra

O que você aprende com o e-Book:

  • Entenda as inúmeras vantagens que investir em uma estratégia de usabilidade e experiência do usuário podem trazer ao seu negócio.
  • Conheça as fases e passos para acertar no planejamento de uma estratégia de UX, passando pela pesquisa, design e validação.
  • Confira cinco testes e práticas – para diferentes orçamentos – que ajudam a implementar e realizar testes para garantir o sucesso da estratégia de UX no seu site.

Está esperando o que para fazer o download do seu e-Book? Baixe aqui!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!