faceboook

Como funciona a captura de movimento usada em filmes como Tartarugas Ninja 2

Entenda como funciona a captura de movimento, cada vez mais evoluída e usada em games e filmes, como o novo Tartarugas Ninja 2 - Fora das Sombra.

Autor: Bruno Saes

Como fazer para dar realismo aos movimentos de quatro tartarugas gigantes mutantes ninjas, além de um rato gigante, em cenas de ação no cinema? A solução é a técnica cada vez mais utilizada no cinema e na indústria de games: a captura de movimento, ou mocap.

O filme Tartarugas Ninja 2 – Fora das Sombra, que estreia no Brasil na próxima quinta-feira, 16/06, já ganha elogias da crítica por seus incríveis efeitos visuais – entre eles a criação visual de Leonardo, Raphael, Donatello e Michelangelo usando a técnica de captura de movimento.

Mas como funciona a captura de movimento?

O Mocap, como é chamada em referência a Motion Capture, é uma a técnica usada para gravar digitalmente movimentos humanos. No cinema e na criação de games, consiste basicamente em gravar ações e movimentos de atores com pontos de referência presos em roupas especiais e na face.

Com a atuação, os movimentos são escaneados e mapeados em computador com softwares 3D como Maya, 3D Studio Max ou Blender para animar personagens virtuais, como as famosas tartarugas e os primatas de Planeta dos Macacos.

A técnica foi usada pela primeira vez no cinema em 1999 no filme Star Wars – Episódio I, mas os conceitos básicos já eram utilizados há muito tempo no clássico Branca de Neve e os sete anões, de 1937.

Com o avanço da tecnologia, a técnica foi se aprimorando e popularizando entre as produções. As roupas e acessórios também foram se aperfeiçoando para facilitar as criações. No novo filme das Tartarugas Ninja, os atores Alan Ritchson, Pete Ploszek, Jeremy Howard e Noel Fisher vestem uma roupa especial com “cascos” demarcados, para tornar mais fácil a inserção de texturas e retoques finais dos efeitos especiais.

Veja o vídeo e veja como funciona a captura de movimentos dos personagens de Tartarugas Ninja 2 – Fora das Sombra:

 

Hoje existem basicamente três tipos de sistemas de captura de movimento: ótico, magnético e mecânico. Porém, geralmente nas grandes produções são utilizados sistemas híbridos que unem os pontos positivos dos três sistemas, permitindo também captura facial junto com os movimentos do corpo.

Quer atuar com modelagem 3D e criação de efeitos visuais?

Encontre os melhores treinamentos para atuar com 3D e efeitos especiais

A Impacta tem os melhores treinamentos para as ferramentas e técnicas mais utilizadas na criação de efeitos visuais e em modelagem 3D. Visite a página e conheça os cursos.

Você também pode falar com um de nossos consultores especializados para encontrar o melhor curso para você. Basta acessar aqui o chat online.

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!