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Como funciona a captura de movimento usada em filmes como Tartarugas Ninja 2

Como fazer para dar realismo aos movimentos de quatro tartarugas gigantes mutantes ninjas, além de um rato gigante, em cenas de ação no cinema? A solução é a técnica cada vez mais utilizada no cinema e na indústria de games: a captura de movimento, ou mocap.

O filme Tartarugas Ninja 2 - Fora das Sombra, que estreia no Brasil na próxima quinta-feira, 16/06, já ganha elogias da crítica por seus incríveis efeitos visuais - entre eles a criação visual de Leonardo, Raphael, Donatello e Michelangelo usando a técnica de captura de movimento.

Mas como funciona a captura de movimento?

O Mocap, como é chamada em referência a Motion Capture, é uma a técnica usada para gravar digitalmente movimentos humanos. No cinema e na criação de games, consiste basicamente em gravar ações e movimentos de atores com pontos de referência presos em roupas especiais e na face.

Com a atuação, os movimentos são escaneados e mapeados em computador com softwares 3D como Maya, 3D Studio Max ou Blender para animar personagens virtuais, como as famosas tartarugas e os primatas de Planeta dos Macacos.

A técnica foi usada pela primeira vez no cinema em 1999 no filme Star Wars - Episódio I, mas os conceitos básicos já eram utilizados há muito tempo no clássico Branca de Neve e os sete anões, de 1937.

Com o avanço da tecnologia, a técnica foi se aprimorando e popularizando entre as produções. As roupas e acessórios também foram se aperfeiçoando para facilitar as criações. No novo filme das Tartarugas Ninja, os atores Alan Ritchson, Pete Ploszek, Jeremy Howard e Noel Fisher vestem uma roupa especial com “cascos” demarcados, para tornar mais fácil a inserção de texturas e retoques finais dos efeitos especiais.

Veja o vídeo e veja como funciona a captura de movimentos dos personagens de Tartarugas Ninja 2 - Fora das Sombra:

 

Hoje existem basicamente três tipos de sistemas de captura de movimento: ótico, magnético e mecânico. Porém, geralmente nas grandes produções são utilizados sistemas híbridos que unem os pontos positivos dos três sistemas, permitindo também captura facial junto com os movimentos do corpo.

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